O Mapa de Utilidade e representa estágios do ciclo de experiência de compra (colunas) do comprador e alavancas de utilidade (linhas) que podem ser avaliadas para cada estágio.
O que é?
É uma ferramenta de marketing gráfica.
Provê um modelo matricial para representar o ciclo de experiência do consumidor e alavancas de utilidade que a empresa deseja investir e comunicarr para o mercado.
Facilita a discussão em grupo, analisar melhorias e formular estratégias de processos de produtos e serviços da empresa, numa visão matricial, não linear,.
Uma das principais vantagens de modelos não lineares como o matricial, por exemplo é de aumentar a capacidade de encontrar soluções criativas e inovadoras para problemas complexos.
Ao explorar diferentes perspectivas e fazer conexões não óbvias, o pensamento não linear permite a descoberta de soluções únicas e originais.
O mapa de utilidade é um modelo matricial e não linear de simulação para desdobrar a experiência do comprador e facilitar a formulação de estratégias de marketing e venda.
Permite desdobra a proposta de valor através dos estágios do ciclo de experiência do consumidor.
As colunas da matriz reprentam seis estágios da experiência do consumidor – compra, entrega, uso, suplementos, manutenção e descarte.
Cada estágio abrange os vários tipos de experiências e serviços do modelo de negócio da empresa q
As linhas da matriz representam as “alavancas da utilidade” ou agregações de valor tais como Gestão, Economia, Atendimento, Desempenho, Segurança, para aumentar a percepção de valor da experiência.
Cada alavanca se propõe a ser um “indicador qualitativo” para descrever, monitorar e regular difereciais ou vantagens competitivas.
O mapa de utilidade permite modelar e representar matricialmente e simplificadamente a experiência do consumidor e as estratégias empresariais e de marketing (alavancas de utilidades) que a empresa irá investir para diferenciar a marca, produtos, serviços, soluções e ofertas de marketing e facilitar a discussão e gestão em rede.
Porque usar o Mapa de Utilidade?
O uso de mapas de uma forma geral agrega muito valor no ambiente empresarial.
Especificamente o mapa de utilidades tal como proposto acrescenta vantagens específicas e relevantes para a gestão estratégica e de marketing.
Desenvolvee empatia … já que analisr a interação do cliente com as ofertas, produtos, serviços e soluções.
Ganhar o hábito de investigar o comportamento do consumidor.
Funciona como ferramenta de análise, compreensão e explicação do comportamento do “comprador ideal”
Ajuda a analisar e desdobrar a “proposta de valor da empresa” através dos estágios do ciclo de experiência do consumidor com a marca.
Facilita a comparar e diferenciar a oferta frente à concorência.
Desenvolve fluência situacional ou a habilidade de conectar necessidades de mercado com soluções diferenciadas da empresa.
Como usar o Mapa de Utilidade
O mapa de utilidade é um check list gráfico para facilitar a gestão de escopo.
É especialmente endereçado para aprendizado em grupo e colaborativo.
A lista de atributos usados para defir as linhas e colunas é uma referência inicial, não é um “trilho”
O mapa para ajudar a …
Fazer um conjunto de Perguntas Investigativas … para avaliar a qualidade das experiências dos compradores nos 6 estágios.
Identificar benefícios e diferenciais importantes para o cliente … ou alavancas de utilidade, para cada estágio.
Remover obstáculos à utilidade … que geralmente representam as melhores oportunidades para criar “valor excepcional” e que se interpõem no curso da cadeia de valor e dificultam converter não clientes em clientes.
Mapear, reajustar e síntesar a “proposta de utilidade” … para um comprador específico ou classe de compradores.
O mapa da figura ajuda a responder as perguntas: quais são os principais obstáculos à compra dos clientes e não clientes? A oferta elimina esses obstáculos?
O Mapa de Utilidade é um “modelo de cadeia de valor simplificado de seis estágios” que ajuda a refletir e discutir em grupo, desenhar e entender e ajustar a cadeia de valor da empresa.
Permite imaginar a experiência de compra em todos os seus estágios.
É uma ferramenta gráfica para ajudar a resolver problemas e diferenciar soluções na cadeia de valor do cliente.
Pode ser usado no planejamento, desempenho, controle e ajustes de atividades, tarefas, produtoa, serviços, soluções e ofertas de marketing.
É uma ferramenta de alinhamento estratégico.
Ajuda a focar no cliente e investigar a perspectiva do processo de tomada de decisão de compra, tanto no plano estratégico, quanto tático e operacional.
Ajuda a comunicação, compreensão, explicação e inovação.
Facilita o discurso e interação com parceiros de negócios e clientes.
É bastante efetivo para conduzir “braimstorming”, – tempestade cerebral, para identificar e significar vantagens competotivas.
Pode ser usado de forma articulada com o modelo de negócio, plano de negócio e proposta de valor da empresa.