Metacognição é a capacidade do ser humano de monitorar e auto-regular os processos cognitivos e desenvolver métodos e ferramentas para aumentar o desempenho do sistema.
O mapa relaciona os conceitos de ciência cognitiva, psicologia cognitiva, funções cognitivas e metacognição.
É uma função cognitiva de alto nível desenvolvida através de mediação, técnicas, métodos e ferramentas para modelar o sistema cognitivo e suas funções cognitivas.
O que significa desenvolver a metacognição do sujeito?
Desenvolver auto consciência … de estados mentais (pensamentos, emoções, sentimentos e ações) em diferentes perspectivas e quebrar viéses.
Compreender o cérebro … observar, investigar como funciona e processa as informações para poder usá-lo melhor.
Estruturar e formatar pensamentos, percepções … para facilitar o processamento de informações.
Perceber o ” self” … a essência indivídual da existência.
Ampliar a consciência … e controle de eventos subjetivos, que traçam a personalidade do indivíduo.
Observar os processos cognitivos … ao mesmo tempo que acontece; transitar entre “criador e criatura”.
Refletir conscientemente … sobre os próprios processos cognitivos e metacognitivos.
Observar mudanças de conduta … identificar causas e efeitos. desvios e aproximações, desafios e gaps.
Rastrear indicadores … qualitativos e quantitativos em diferentes paradigmas e domínios cognitivos.
Metacognição e Foco em Tarefa
É necessário especificar o domínio da metacognição para que ela possa ser sistematizada, estudada e aprimorada.
Focar a aplicação da metacognição no conjunto de atividades e ferramentas incorporados na tarefa, para gerenciar escopo, facilitar o trabalho científico, pensamento, percepção, comportamento, integração, aplicação e ajustes ancorados no método científico que suporta a tarefa.
A metacognição é uma atividade meio para elaborar automonitorar e auto regular outras atividades.