A abstração é um processo cognitivo para captar de forma simplificada e significativa a essência do mundo real.
É a ação ou efeito de abstrair.
A abstração nos permite criar uma ideia geral do que é o problema e como resolvê-lo.
Nos permite pensar em termos de conceitos e ideias, expandir os sentidos, ao invés de ficar preso apenas nos objetos e, relações e características físicas ao nosso redor .
É um processo mental (abstrato) que nos instrui a remover todos os detalhes específicos e padrões que não ajudam a resolver o problema e formar a sua ideia essencial .. esconde detalhes desnecessários.
No mundo real, e na empresa, utilizamos abstrações o tempo todo.
Tudo que não sabemos como funciona em detalhes pode ser considerado uma abstração.
Na ciência da computação, por meio do processo de abstração, um programador oculta todos os dados, exceto os relevantes, sobre um objeto para reduzir a complexidade e aumentar a eficiência.
A abstração permite isolar mentalmente um elemento ou uma propriedade de um todo, para considerar individualmente, à parte, refletir sobre o modelo mental em vários mundos.
A abstração tanto o processo quanto seu resultado, é uma forma do sujeito, representar e racionalizar a realidade, perceber, comparar ambientes, tarefas, memorizar, comunicar, aprender, ensinar, especializar.
Capacidade de abstração está diretamente relacionada com inteligência, conhecimento e autoconsciência.
É uma “habilidade nuclear” a ser desenvolvida pelo sujeito e com a orientação e ajuda da empresa.
Quais são as categorias de abstração que o sujeito e empresa usam e são mais importantes?
A capacidade de abstrair está diretamente associada a inteligências lógica, matemática, linguística, espacial, fisico-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, artística e musical, naturalista, e assim por diante.
Fazer abstrações mais complexas e científicas depende de ferramentas mentais.
São as abstrações, a forma de ver o mundo simplificadamente, é que está por trás das grandes evoluções filosóficas, científicas, artísticas e empresariais.
Através da construção de vários níveis de abstrações, “via ferramentas”, é possível que façamos exames mais profundos sobre as próprias experiências e também sobre o que ocorre de mais íntimo em nós mesmos, pela avaliação dos reflexos da interação com as ferramentas … sem ferramenta isso não é possível … as ferramentas
Uso de ferramentas auxiliam tanto o ser humano fazer, quanto refletir, pode ser usada para várias intenções.
O uso de ferramentas afeta a gestão diretamente no planejamento, desempenho, controle e ajustes … é totalmente diferente fazer uma atividade com ou sem ferramentas.
O uso de ferramentas expande a capacidade humana ( sentidos e inteligência ) para transformar recursos.
Ferramenta é qualquer recurso além do sujeito que usamos para interagir com qualquer recurso.
Toda ferramenta tem um lado físico e outro abstrato.
Entender em maiores detalhes as relaçoes entre voce (sujeito) e o objeto do conhecimento – produtos, serviços, tarefas, etc da empresa, inserindo a ferramenta como elemento mediador, explícito, com um modelo, métodos atrelados.
Quanto mais elevada ou mais complexa a abstração e por conseguinte a “ferramenta que a transporta” maior será o desempenho cognitivo.
Abstração, em ciência cognitiva, pode ser definida como “modelagem conceitual de habilidades mentais” ou ” modelo de arquitetura do pensamento”.
Por que estudar e usar a Abstração?
O estudo de abstrações está na base das teorias do conhecimento e filosofia da ciência.
Abstração é uma característica básica do ser humano de fazer relações.
Abstrações geram conceitos … ou seja, são base do processo de conceituação e construção do conhecimento.
Conceituar é um processo cognitivo de alto nível que envolve “relações”.
Usamos abstrações e conceitos nas definições, formulas, equações, análise, síntese, enumeração, categorização, analogia, avaliação, julgamento, argumentação, indução, dedução, abdução, conclusão.
O estudo e aplicação de abstrações na empresa e dirigido para tarefas, que envolvem produtos e serviços.
As abstrações na empresa se apresentam como ferramentas.
Tem o propósito de especializar e desenvolver o “sujeito epistêmico” que estuda teorias do conhecimento e científicas para compreender e refletir sobre as relações e nterações dinâmicas e recíprocas com o objeto do conhecimento.
Modela o conhecimento e inteligência através de vários níveis de abstração, conectados, automonitorados e autoregulados;
Monitora e mede o conhecimento e inteligência do sujeito, sua capacidade de fazer abstrações, representar a realidade e resolver problemas … com o uso de ferramentas e reflexão sobre o uso.
Ajuda a desenvolver métodos científicos, produtos e serviços de informação e conhecimento, na relações importantes entre o sujeto e objeto.
Check List
Aplicações da Abstração
- Analise … dividir um todo abstrato (conceito) em partes mais simples, de várias formas, perspectivas, escalas e dimensões como etapa de resolução de problemas.
- Aprendizagem … adquirir conhecimento e inteligência, pensar como pensamos e integrar experiência e processo de aprendizagem.
- Contação de histórias … narrar, improvisar narrativas, interagir, comunicar, separar o todo em emoções, significados, gestos, ritmos, entonações, expressão facial, silêncios.
- Enumeração … bem ordenar, contar, determinar, quantificar elementos rever circunstâncias, sequenciar partes.
- Expansão da realidade … prover uma imagem mental, quebrar barreiras físicas e paradigmas.
- Imaginação … representar objetos segundo qualidades dadas à mente através dos sentidos, produzir imagens, ideias, concepções, visões de um indivíduo ou de um grupo.
- Intelectualização … desenvolvimento do pensamento crítico.
- Inteligência emocional … conscientização, desenvolvimento da autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade,
- Introspecção … absorver mentalmente a realidade, ajustá-la e interpretá-la, internalizar estímulos externos captados pelos sentidos, lembranças evocadas da memória, perceber si mesmo.
- Matemática … é o exemplo da pura abstração – uso de variáveis, constantes, operadores e regras, de forma ordenada e dedutiva, estuda e cria modelos de objetos abstratos, como números, figuras, equações e funções, para representar a realidade.
- Modelo de pensar … gerar idéias, conceitos, parâmetros, princípios, métodos, ferramentas, conhecimento e habilidade para representar e gerir a forma de pensar.
- Operação intelectual … é uma forma de pensar e “formular o discurso lógico” para a solução do problema, conflito ou tomada de decisão, poder dominar, resolver e sistematizar.
- Operação mental … combinar funções cognitivas, pode ser gerenciada, desenvolver habiliades cognitivas específicas, com insumos, recursos, funções, procedimentos e produtos cognitivos.
- Pensamento de nível superior … transformar conhecimento do senso comum em conhecimento de nível superior” filosófico ou científico.
- Quebra de paradigmas … expandir e modificar leis que governam o contexto, e estabelecem limites, barreiras físicas e mentais.
- Memorização … recriar experiências passadas, memórias vívidas com mudanças imaginadas.
- Solução de problemas … enumerar, analisar, sintetizar e concluir soluções de problemas.
- Metacognição … automonitorar e autoregular os processos cognitivos
- Relevância … a abstração é uma das coisas mais profundas e fundamentais do ser humano … está no núcleo do siertema cognitivo humano.
- Racionalização … justificar logicamente um comportamento.
- Teorização … especular, considerar, argumentar, fazer hipóteses, raciocinar, mediar, e assim por diante.
- Treinamento Cognitivo … treinar tarefas, descrever, imaginar, narrar e ouvir histórias e lições aprendidas.
- Visualização … formar imagens que não estão à vista; transitar e refletir em várias perspectivas.
Saiba mais … Check List
Abstração está na núcleo do sistema cognitivo humano, permite o cérebro abstrair a realidade para selecionar, resolver, interpretar memorizar, simbolizar, aprender.
Exemplos de Abstrações
Matemática … é uma ciência puramente abstrata; usa variáveis, constantes, operadores e regras para fazer abstrações de forma ordenada, equações, funções, etc.
Contrato de serviço … um documento com foco na essência do negócio e papel social, sem entrar em detalhes dos processos, recursos e produtos envolvidos.
Programas de computador … conjunto de intruções ou abstrações que o computador entende e realiza operações lógicas.
Comunicação … uso das palavras e sentenças para escrever e ler.
Interfaces … na programação orientadas a objetos para a simplificação de centenas de linhas de programação.
Informação … o processamento e formatação de dados como nomes, números, imagens, símbolos, palavras, desenhos, fórmulas, mapas, para informar e reduzir incertezas.
Etc.
Como fazer Abstrações?
- Formular objetivo do conhecimento para liderar e alinhar o processo de abstração.
- Criar conceitos associados aos objetivos para especificar, mensurar, posicionar, temporalizar.
- Olhar o objeto do conhecimento em várias perspectivas para identificar situação corrente e possíveis.
- Definir escopo conjunto de conceitos que representam a realidade e foco do objetivo do conhecimento.
- Analisar conceitos e suas relações com conceitos vizinhos.
- Identificar e explicitar caminhos lógicos.
- Sintetizar conceitos num conceito novo.
- Buscar o essencial e esconder conceitos e relações desnecessários.
- Não focar em representar a realidade como ela é exatamente.
- Focar na forma simples para facilitar a conceituação e demais operações mentais.
- Introspecpectar a realidade , absorvê-la e interpretá-la, tentar perceber a intimidade da própria experiência
- Pensar racional, para interpretar e compreeender a experiência além de fazer e acessar um nível de compreensão e abstração superior.
- Aprender teorias, métodos, ferramentas que permitam modelar, simular e reproduzir sentimentos e pensamentos.
- Justificar valor para proposições, pensamentos, métodos, ferramentas, tarefas, produtos, serviços e soluções.
- Imaginar movimentos que não existem e poderiam existir.
- Visualizar e analisar situações estratégicas.
- Encurtar uma ideia por não considerar todos os aspectos.
- Idealizar e criar uma ideia geral de um problema a ser resolvido.
- Identificar e filtrar atributos associados a objetos.
- Criar mecanismos para autoregular e automonitorar pensamenos e tarefas (metacognição).
( são muitas formas e essa ista está longe de ser exautiva).
Saiba mais … Check List
Problemas resolvidos em um nível abstrato não têm garantia de serem soluções reais para o problema original, mas se a abstração for realizada de maneira significativa, eles têm uma grande probabilidade de aplicabilidade.
Gerar um símbolo na mente associado a realidade.
Não se concentrar no complexo, ou não levar em consideração várias coisas ao mesmo tempo, e sim separar, selecionar e se concentrar em algo específico; montar o “quebra cabeça”; exige seletividade.
Selecionar linguagem para pensar de forma abstrata e flexível, não presa ao concreto, mas dependente dele ou relacionada a ele.
Abstração é uma das coisas mais profundas e fundamentais estudadas pelo ser humano, que cria regras e conceitos que redefinem a própria forma de pensar.
Existem várias formas de fazer abtrações mais conscientes, com maior nível de utilidade e qualidade, que possam facilitar a aprendizagem de tarefas de forma acelerada e continuada.
Na empresa, isso é feito pelo processo de gestão individual e coletiva.
Técnicas e ferramentas de abstração devem ser estimuladas e desenvolvidas pela gestão da empresa para induzir e facilitar o processo de abstração e vários tipos de pensamentos adequados e efeicientes.
Isso passa necessariamente em saber fazer operações conceituais, gerar planos de referência, intruções e ferramentas de gestão de tarefas.
O processo de gestão e conceituação modelam as abstrações e ajudam a direcionar os pensamentos e compirtamento das pessoas na execução das tarefas.
Teste seu Conhecimento
- O que é abstração?
- Quais são os tipos de abstração
- Porque a abstração é “tão” importante?
- Quais os conceitos chave relacionados a abstração?
- Quando aplicar a abstração na empresa?
- Como pode ser desenvolvida, estimulada, controlada, acionada, via método científico?