O método de gestão de processos PDCA – Planejamento, Desempenho, Controle e Ajustes – é uma ferramenta básica na administração de processos empresariais para gerenciar qualquer tarefa.
O PDCA tem como propósito gerar melhorias no nível de serviço e qualidade de bens e serviços de forma cíclica e continuada.
( entenda qualidade como atender a padrões esperados e exigidos da indústria e mercados ).
A aplicação do método PDCA provê uma visão sequencial, linear, de baixo para cima (button up).
É um método simples e intuitivo para gerenciar qualquer coisa, mudança, recurso, pessoa, processo, atividade, tarefa … tudo a ser transformado e melhorado para gerar bens e serviços, agregar valor para a sociedade, empresa e seus colaboradores.
São quatro estágios sequenciais cuja a saída de cada estágio é a entrada do próximo.
A grande vantagem do PDCA está na simplicidade do conceito.
Os planos e resultados a cada ciclo motivam e geram “disposição” que é uma variável emocional importante que alimenta o processo de aprendizagem e ganho de excelência e cria uma espiral positiva.
Uma característica diferencial da ferramenta PDCA é que ela é uma ferramenta metacognitiva para planejar, desempenhar, controlar e ajustar, modelos, métodos e ferramentas técnico-emocional-cognitivas.
PDCA e Aprendizagem “On the Job” …
Aprendizagem …
O ciclo PDCA não se limita apenas a gestão de qualidade de processos.
É um método de educação e aprendizagem “on the job”.
Mudança e Resultado …
A aprendizagem embutida no método PDCA busca entender os processos e mudanças no conhecimento e desempenho.
Está comprometida com os resultados, nas 4 etapas.
Cada etapa é insumo para a próxima e valida insumos e resultados, continuamente.
Foco em Melhorias de Processo … O PDCA foca no processo e não no produto; o produto é função do processo.
Flexibilidade … o método PDCA pode ser aplicados em diferentes escopos – tarefa, atividades, processos, níveis estratégico, tático e operacional, com frequência diária, semanal, mensal.
Análise de Gaps … um dos focos do PDCA é identificar potenciais lacunas de conhecimento ou incertezas, ou seja ” análise de gaps”, atividade necessária para criar uma estratégia de sucesso, aumentar a previsibilidade, precisão, reduzir riscos.
Conclusão
PDCA é um método de aprendizagem empresarial que gera evolução do conhecimento, inteligência e especialização continuamente ao longo do tempo.
O PDCA é uma metaferramenta, permite aprender e criar outras ferramentas através da gestão repetitiva e melhorada.
Qualquer método ou ferramenta para ser eficaz e eficiente precisa ser planejado, executado, controlado e ajusrtado … o PDCA permite isso.
O ciclo do PDCA é uma metodologia que proporciona melhoria contínua de processos e PESSOAS por meio de planejamento e medição de resultados
O conceito do PDCA é simples e intuitivo.
A gestão continuada – planejar, desempenhar, controlar e ajustar – não é simples e intuitiva.
Gestão PDCA continuada exige disciplina, regras, obediência, saber descritivo (teoria) e saber tácito (prática).
Isso se ganha com o tempo.
Exige maturação.
Fixar conexões neurais e criar novos caminhos de forma repetitiva.
A repetição, princípio do PDCA. está na base da inteligência humana e artificial.
É através da repetição que aprendemos e conseguimos discernir o que é mais determinístico e o que é mais aleatório.
Permite modelar processos, bens e serviços.
Repetir significa planejar, desempenhar, controlar e ajustar continuamente e melhoradamente.
Para gerenciar tarefas (unidades de trabalho) e atividades (procedimentos atrelados às tarefas) é necessário repetir atividades da arte e da ciência.
É necessário incluir atividades e tarefas de gestão dentro da agenda diária e não postergá-las ou deixá-las em segundo, terceiro plano.
Exige balancear planejado e realizado, prioridades e alocação de tempo, diferentes estados mentais e recursos caros e limitados.
Gestão é fundamentalmente dependente da inteligência emocional – autoconciência, autocontrole, auto motivação, empatia e sociabilidade – individual e coletiva, com foco na tarefa.
A gestão de pessoas desenvolve o conhecimento teórico e habilidades técnicas, emocionais e cognitivas, modela e constrói a marca, ao longo de vários ciclos de PDCA, alimenta a vontade individual e coletiva de atingir objetivos, inovar, melhorar e quebrar paradigmas.