O método de gestão de processos PDCA – Planejamento, Desempenho, Controle e Ajustes – é uma ferramenta básica na administração de processos empresariais para gerenciar qualquer tarefa.
O PDCA tem como propósito gerar melhorias no nível de serviço e qualidade de bens e serviços de forma cíclica e continuada.
( entenda qualidade como atender a padrões esperados e exigidos da indústria e mercados ).
A aplicação do método PDCA provê uma visão sequencial, linear, de baixo para cima (button up).
É um método simples e intuitivo para gerenciar qualquer coisa, mudança, recurso, pessoa, processo, atividade, tarefa … tudo a ser transformado e melhorado para gerar bens e serviços, agregar valor para a sociedade, empresa e seus colaboradores.
São quatro estágios sequenciais cuja a saída de cada estágio é a entrada do próximo.
A grande vantagem do PDCA está na simplicidade do conceito.
Os planos e resultados a cada ciclo motivam e geram “disposição” que é uma variável emocional importante que alimenta o processo de aprendizagem e ganho de excelência e cria uma espiral positiva.
Uma característica diferencial da ferramenta PDCA é o seu caracter metacognitivo, para reunir outras ferramentas para planejar, desempenhar, controlar e ajustar qualquer tarefa e aumentar o desempenho cognitivo técnico e emocional.
PDCA como método educacional e prendizagem “On the Job”
O método PDCA não se limita a gestão de qualidade de processos, de onde foi originado.
Mais importante, aqui, é ser um método de educação e aprendizagem “on the job” e de gestão de mudanças na forma de pensar e resolver problemas do sujeito e equipe na empresa.
PDCA é uma ferramenta para descobrir, entender, compreender, aplicar a aprender a trabalhar e trabalhar e aprender, ao mesmo tempo, ” on the job”, repetidamente, controladamente e fazendo ajustes.
Exige reflexão e pensamento crítico, reconhecer o fluxo do trabalho de forma esmiuçada, os interfaces, as entradas e saídas, fornecedores e clientes.
A aprendizagem embutida no método PDCA busca, analisa, enumera, para entender os processos e mudanças no conhecimento e desempenho, que os indivíduoos e times dvem ter.
É como um conjunto de protocolos que devem ser seguidos e seus resultados analisado, via métodos e ferramentas científicas.
Dessa forma, é criado um vínculo direto entre aprendizado e resultado, entre e durante as 4 etapas, sendo cada uma como um elo da corrente de gestão formada pelo método.
Cada etapa é insumo para a próxima e valida insumos e resultados, continuamente.
O PDCA foca melhorias de processo e não em produto.
A melhoria de produto é função da melhoria de processo.
Os ganhos e compreensões obtidos com o oprocesso sistemático do método PDCA para um produto é aplicado aos demais produtos e para a empresa de uma forma geral.
Quando focamos em processo, ao inves de produto aumentamos a qualidade da compreensão entre as pessoas e times e garantimos a transferência desses conhecimentos entre diferentes pessoas e domínios do conhecimento.
O método PDCA é flexivel e pode ser aplicados em diferentes escopos – tarefa, atividades, processos, níveis estratégico, tático e operacional, com frequência diária, semanal, mensal …. dessa forma pode criar e controlar padrões de articulação e sinconismo na emprea.
Um dos focos do PDCA, ajustados ao longo do tempo, é identificar potenciais lacunas de conhecimento ou incertezas, ou seja. ” análise de gaps”, atividade necessária para criar uma estratégia de sucesso, aumentar a previsibilidade, precisão, reduzir riscos.
Conclusão
PDCA é uma ferramenta para sistematizar a gestão de qualquer processo.
Pode ser ajustado e aprimorado ao longo do tempo, pela aplicação continuada de teoria e prática.
Antes de tudo é uma ferramenta cognitiva …
PDCA é um método de aprendizagem empresarial que gera evolução do conhecimento, inteligência e especialização continuamente ao longo do tempo.
O PDCA é uma metaferramenta, permite aprender e criar outras ferramentas, através da gestão repetitiva e melhorada.
Qualquer método ou ferramenta para ser eficaz e eficiente precisa ser planejado, executado, controlado e ajusrtado … o PDCA permite isso.
O ciclo do PDCA é sistematizado para proporcionar melhoria contínua de processos e PESSOAS por meio de planejamento e medição de resultados.
O conceito do PDCA é simples e intuitivo.
No entanto, a gestão continuada na prática para uma ou grande número de pessoas que precisam planejar, desempenhar, controlar e ajustar – não é simples e intuitiva.
É necessário regência … habilidade de governo, responsabilidade, direcionamento, controle, hierarquia, comando.
Gestão PDCA continuada exige educação continuada.
Exige custos, disciplina, regras, obediência, saber descritivo (teoria) e saber tácito (prática).
Isso se ganha com o tempo.
Exige maturação.
Fixar conexões neurais e criar novos caminhos de forma repetitiva.
A repetição, princípio do PDCA. está na base da inteligência humana e artificial.
É através da repetição que aprendemos e conseguimos discernir o que é mais determinístico e o que é mais aleatório.
Permite modelar processos, bens e serviços.
Repetir significa planejar, desempenhar, controlar e ajustar continuamente e melhoradamente.
Para gerenciar tarefas (unidades de trabalho) e atividades (procedimentos atrelados às tarefas) é necessário repetir atividades da arte e da ciência.
É necessário incluir atividades e tarefas de gestão dentro da agenda diária e não postergá-las ou deixá-las em segundo, terceiro plano.
Exige balancear planejado e realizado, prioridades e alocação de tempo, diferentes estados mentais e recursos caros e limitados.
Gestão é fundamentalmente dependente da inteligência emocional – autoconciência, autocontrole, auto motivação, empatia e sociabilidade – individual e coletiva, com foco na tarefa.
A gestão de pessoas desenvolve o conhecimento teórico e habilidades técnicas, emocionais e cognitivas, modela e constrói a marca, ao longo de vários ciclos de PDCA, alimenta a vontade individual e coletiva de atingir objetivos, inovar, melhorar e quebrar paradigmas.