Veja o mapa conceitual sobre “investigação científica na empresa”, que destaca conceitos e relações chave da “interação do sujeito” com “experiência como evento auto consciente”.
A importância da “valorização do resultado” da experiência.
(realizar a experiência com desempenho e habilidade, não significa necessariamente que realmente tenhamos compreendido os fatores geradores de eficácia e eficiência, o maior salto de valor cognitivo, emocional e técnico, ou efeito eureca, vem da interação, interpretação e conscientização das relações de causa e efeito, situação e contexto.
( uma grande vantagem do uso de mapas é a visibilização gráfica da heurística, como conjunto de caminhos e várias formas de se sair e se chegar de uma situação ou conhecimento corrente e futuro … não apenas um caminho, mas vários)
Na relação sujeito e objeto / objetivo do conhecimento científico, o sujeito controla a experiência, via métodos científicos.
Além da experiência, a percepção, o conhecimento prático, as habilidades técnicas, emocionais e cognitivas são fonte de conhecimento científico.
Que existem vários tipos de experiências e formas de “observar cientificamente” a empresa e todas “não” incluem o pensamento e a imaginação, já que não podem ser medidos.
A experiência, estritamente falando, deve incluir apenas a percepção, através dos sentidos e tecnologias e “contato direto” com o ambiente externo do sujeito pensante.
A experiência produz familiaridade e conhecimento prático, técnico, emocional e cognitivo .
Investigações Científicas na Empresa
Confirma fatos, apoia teoremas ou proposições que podem ser demonstradas por meio de um processo lógico,.
Testa novas teorias, serve para analisar e expandir experiências de campo, validar produtos, serviços. soluções, ofertas, campanhas.
Com a proliferação da internet, redes sociais, inteligência artificial, a pesquisa científica virou “tempero básico para todas as refeições”.
As mídias sociais ampliam os canais de pesqisa, democratizam a divulgação científica, permitem que empresas aprendam e compartilhem suas descobertas de forma imediata e interativa.
A pesquisa científica busca explorar, observar e responder a perguntas que permitirão a construção e teste de uma hipótese previamente estabelecida.
Esse comportamento autoregulado e automonitrado por um método conhecido, testado, seguro, que filtra e preserva a qualidade das informações, aumenta a visibilidade e impacto das pesquisas de informações, maior transparência na pretação de contas para a empresa e sociedade.
Neste particular, um dos maiores benefícios das mídias sociais na comunicação científica tem sido o engajamento do público, através de interações inteligentemente controladas, via uso ferramentas de inteligência artificial e marketing digital.
Esses e outros exemplos e fatores repreentam oportunidades para ganhar vantagem competitiva e garantir sucesso nas tarefas, projetos e empresas … fazer mais eficaz e eficiente.
Oportunidades para a Investigação Científica na empresa
Planejamento Estratégico … analisar a essência da empresa, razão de existir, sustentabilidade, agregação de valor para a sociedade, modelo de negócio, modelo operacional, indicadores de desempenho, cadeia e rede de valor, segmentos, clientes ideais, parcerias, recursos, horizonte de 3 a 5 anos.
Marketing … desenvolver marca, proposta de valor, ofertas de marketing, plano de marketing, mix de marketing, estratégia de valor, segmentação, modelo relacionamento, clientes ideais, campanhas, marketing digital.
Vendas … ofertar e comercializar mercadorias, produtos e serviços para gerar receita … atrair e despertar a curiosidade e interesse pelas suas ofertas de marketing, motivar e persuadir clientes e não clientes comprar suas ofertas … motivar pessoas não só usar, mas investir mais e com mais frequência, comprar, contratar, selecionar.
A experiência científica é uma abordagem empirista fundamental e necessárias à ampliação do conhecimento humano e na empresa.
Experiência é a forma de aquisição de conhecimento baseada no desenvolvimento da percepção dos órgãos dos sentidos e não do pensamento.
A experiência científica é tentativa de validar ou refutar algo observado ou imaginado a partir das coisas externas.
A “estratégia do científico“, compreende como primeiro passo a observação de um fenômemo sob condições que o “sujeito“, experenciador científico, que pode ser eu, você, empresa, pode controlar.
Trabalhar experiências científicas significa instrumentar o sujeito ( eu, você e empresa), para criar tecnologias e técnicas, garantir, continuamente, o propósito (intenção) de buscar o conhecimento para a produção de bens e serviços, via “método científico”, “uma ferramenta” que conduz este sujeito e suas relações sociais e empresariais à “estados mentais científicos”.
Todas as tarefas e experiências resultantes do dia a dia da empresa podem ser modeladas por experiências científicas com o uso de ferramentas científicas desenvolvidas por e para vários ramos científicos e precisam se instrumentados e adaptados por você e empresa.
Observação
A observação é componente fundamental do método científico.
É facilitada com o uso de modelos, métodos, instrumentos científicos (ferramentas), ambiente propícios ou científicos, períodos apropriados, inteligência artificial, matemática, estatística, álgebra, geometria analítica, geometria topológica, teoria e algoritmos de grafos e rede.
Na observação científica, de uma forma geral, o sujeito (eu, você, investigador) não controla o sistema observado e não pode interferir nas circunstâncias … não pode alterar o “o que”, “quem”. “porque”, “onde”, “quando”, “como” e o “quanto”.
Perguntas exploratórias e filosóficas que não têm uma resposta certa e ajudam a conscientização, atenção, compreensão da “função cognitiva observarção”
O que é observar, qual o seu propósito e função, quais são as formas?
Porque observar, o que motiva, quais são os benefícios?
Como observar cientificamente fenômenos.
Qual o papel do sujeito, plano, ferramentas. tecnologia e ambiente?
Onde observar cientificamente?
Quando observar, coletar, registrar, documentar, historiar e “científicar” a informação?
Observar é um compompente de cientificar, tornar ciente, informar, inteirar.
Vantagem da Experimentação
A grande vantagem da agregação de valor da experimentação sobre a pura observação,é que sob condições experimentais, é mais fácil analisar precisamente um fenômeno complexo em seus componentes.
É mais fácil analisar e variar as circunstâncias da ocorrência de modo que seja possível chegar a conclusões indutivas ( do específico para o geral) confiáveis a respeito da conexão entre antecedentes específicos e consequências ou condições e resultados e dessa forma tomar decisões e resolver problemas de forma mais efeitiva.
Se não houver um controle do observador da ocorência de fenômenos e circunstâncias, mesmo que teoricamente correto, ele fatalmente negligenciar alguns fatores importantes e julgará errado a função dos outros.
Experiência Científica.
As experiências científicas (incluindo as empresariais) focam nos resultados da experiência, não no processo da experiência em si.
O conhecimento prático (dito à posteriori) precisa do contato perceptivo e observação diretos, sem usar inferência, raciocínio. pensamento ou julgamento.
Já o conhecimento descritivo (dito à priori) ou indireto não faz esse contato direto, é baseado na descrição, na razão, lógica, em conceitos
O desenvolvimento humano precisa desses dois tipos de conhecimento e o balanceamento deles se faz com um outro tipo de conhecimento chamado de familiaridade – que estã na base de ambos.
Experiência, de uma forma geral, significa algum alguma forma (método reprodutível) de conhecimento prático, via contatos ou execuções repetitivas no passado (e está aí a importância e dependência da convivência e familiaridade), e não necessita de conhecimento teórico.
No entanto, conhecimento prático sem teoria é limitado, superficial e atrelado a regras, sem fundamentação teórica que carecem de certeza científica ou filosófica.
Para sabermos se um sujeito tem conhecimento prático científico e especificamente útil para uma dada tarefa, é necessário investiga a experiências e resulados dessas experiência alcançados no passado e
O conceito de experiência então, está na base da ciência e conhecimento científico e é guiado pelo método e experiência cintificos, que atrelam , modelos, ferramentas e tecnologias.
Ciência não prova hipóteses
Na filosofia da ciência, um experimento não prova que a hipótese está correta, apenas apoia, ou estabelece relações de causa/efeito entre fenômenos.
Porém, um experimento que representa um contra exemplo pode refutar uma teoria.
Esse é um ponto de atenção importante sobre conceito científico.
A experiência apenas prova as relações causais entre variáveis isoladas.