Linguagem é uma função cognitiva para a comunicação expressiva quando falamos/ escrevemos ou comunicação receptiva quando lemos / ouvimos.
Ferramenta para transmitir informações … significar, emocionar, sentir, transparecer, ganhar e aprofundar conhecimentos específicos.
Gatilho para acionar pensamentos … levar a estados mentais desejados, tanto para quem emite, quanto para quem recebe.
Indicador qualitativo epistêmico … avaliar mudanças do conhecimento da pessoa/empresa, seja por familiaridade, conhecimento descritivo e conhecimento prático.
Preditivo de comportamentos e intensões … identificar sinais ou evidências de coportamentos adequados ou não adequados.
As itensões não podem ser medidas … mas a linguagem e a forma de comunicação dá pistas, deixa pegadas, sinaliza e pode evidenciar verdadeiras intensões, para pessoas habilitadas e interessadas em entender melhor o comportamento humano.
Poder de Compreensão … atraves de uma boa linguagem, aumentamos poder de autocompreensão – interpreta a si mesma … o que nem sempre corresponde à realidade.
Entusiasmar ou desanimar … a boa linguagem e comunicação pode entusiasmar (… passo que a má comunicação pode destruir relacionamentos).
A forma de se comunicar e usar a linguagem serve para avaliar interesses e copromissos reais das pessoas.
Existem vários tipos de linguagens:
Linguagem do senso comum … ambígua, carece de especificidade, muito genérica, pouco específica, não apropriada para o ambiente de negócios.
Linguagem Empresarial … tem características SMART – eSpecífica, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
Linguagem Filosófica …
Linguagem de Marketing … encorajar as pessoas a comprar bens e serviços.
Linguagem de Vendas … palavras, frases, conceitos usados para conscientizar, informar, avaliar alternativas, decidir comprar e avaliar a decisão.
Linguagem Contábil …
compreender necessidade, problemas, situações, as pelos representantes de vendas para persuadir as pessoas a comprar produtos ou serviços . Existem alguns tipos diferentes de linguagem de vendas, por exemplo: A proposta de valor: uma promessa do que seu produto ou serviço fará pelo cliente.
Por que a Linguagem é importante na Empresa?
Ferramentar … a linguagem e a comunicação
Comunicar … a linguagem é a mensagem em conteúdo e forma entre humanos e máquinas; é um processo de comunicação entre interlocutores; exuxistem várias formas – oral, escrita, digital, corporal.
Liderar … a linguagem e a comunicação é uma ferramenta da liderançaconvencer as “pessoas” a atingir objetivos – colaboradores, investidores, parceiros e clientes.
Explicar … explicar coisas, relações de causa e efeito para ajudar as pessoas a desenvolver inteligência técnica, emocional e cognitiva, com autonomia.
Memorizar … usar linguagem mnemônica para deliberadamente lembrar nos momentos oportunos.
Lembrar … trazer da memória de longo prazo para a de curto prazo.
Ler de forma ativa … com qualidade e alta velocidade de compreensão. [1], [2]
Escrever de forma ativa … para facilitar a leitura ativa, memorização, compreensão,
Debater … fazer discursos persuasivos.
Contar histórias … sobre clientes específicos e suas ofertas, de forma científica e competente, na hora certa e para as pessoas certas.
Diferenciar
- Definir a “fala e identidade da empresa” que deverá ser usada por todos.
- Construir uma linguagem formal, simples e de alto desempenho.
- Comunicar a proposta de valor e diferencia as pessoas e empresas no mercado e de seus concorrentes.
- Explicar e ajuda a fazer associações entre necessidades, desejos, imagens de solução e as soluções da empresa.
- Influenciar novos pensamentos, crenças, valores, emoções, lógica e comportamentos.
Quem usa a linguagem
… comunicadores
Como desenvolver a linguagem e a comunicação na empresa …
Para desenvolver a linguagem empresarial a empresa deve explicar quais as ferramentas que devem ser usadas e quais os resultados esperados em termos de comunicação.
A empresa deve planejar a linguagem expressiva para falar, escrever e receptiva para ler e ouvir, mais do que focar no conteúdo em si, ela deve entender quais são os métodos e ferramentas para gerar a boa comunicação … o melhor conteúdo será aquele mais aderente ou sinérgico com o método (fontes e canais de informação) e objetivos de comunicação da marca.
Definir princípios, métodos e ferramentas específicas para ler, ouvir, falar ou escrever.
permite múltiplas formas de transferir informações via textos, imagens, mapas, recursos visuais, histórias, música, dança, movimentos e gestos … a melhoria da linguagem receptiva, ler e ouvir, pode ser alcançadas com:
Escritos
Palestras curtas e altamente estruturadas.
Discussão em grupo curta, com pausas frequentes.
Repetição de instruções orais ou escritas.
A leitura ativa é uma ferramenta que aumenta a capacidade e compreensão da leitura porque usa de forma repetitiva e espaçada a leitura e escrita, de vária formas e em camadas, onde um ciclo de leitura é insumo para outros ciclos.
Ampliar as formas de linguagem comunicação como falar, escrever, ouvir, ler, aumenta a nossa capacidade de conexão e comunicação com o mundo, com negócios, família e com as pessoas que circundam a sua vida.
Ferramentas para desenvolver a linguagem empresarial
Pirâmides … descrever estruturas construtivistas
Mapas mentais …
Mapas conceituais … comunicação escrita como escrita ativa, resumo, síntese
Leitura ativa … técnicas para acelerar a compreensão de leitura
Escrita empresarial … técnicas para modelar a escrita empresarial para atingir objetivos de comunicação.
Check lists … sequência de itens
5w2h … método para explicar resumir e sintetizar a leitura ou escrita nas variáveis circunstanciais
Objetivos Smart … formular objetivos
Contar histórias …
Roteiros e Scripts de venda
Comunicação comunicação visual, como fotos, vídeos
Pirâmides … estrutura construtivista, mapas mentais, mapas conceituais, comunicação escrita como escrita ativa, resumo, síntese
Existem várias ferramentas para desenvolver a linguagem e comunicação tais como: