Check List
Descrição Detalhada da Tarefa … descrição de todos componentes ou atributos da tarefa.
Planejamento
- Nome … identificação, origem, categoria, posicionamento, função.
- Público Alvo: gerente, técnicos, parceiros, usuários, executantes.
- Propósito … escopo, atributos de valor, foco, singularidades, mensagem de valor.
- Objetivo e Metas … descrição textual qualitativa SMART dos resultados da tarefa.
- Estado da Tarefa … planejamento, introdução, crescimento, maturação ou desativação.
- Planos de Referência … mudanças, metas, ajustes táticos e operacionais, sobrecarga, ociosidade.
- Produtos … produtos, serviços, soluções, ofertas, ativos, envolvidos.
- Indicadores Operacionais – estratégico, tático, operacional.
Desempenho da Tarefa
- Guia Rápido … resumo, síntese, mapa, grafo, formato, modelo, representação, simulação da tarefa.
- Frequência … distribuição da Quantidade e TMA da tarefa no plano intradiário, diário, semanal, mensal, trimestral, anual.
- Habilidade Cognitiva … estados mentais da tarefa, pontos de atenção, percepção, memória episódica, visual, linguagem e comunicação, aprendizagem, leitura ativa, escrita ativa, experiência.
- Habilidade Técnica … experiência, práticas científicas, modelagem, gestão, gestão PDCA – planejamento, desempenho, controle e ajustes.
- Indicadores Técnicos … carga de trabalho, frequência da tarefa, tempo da tarefa.
- Habilidade Emocional … autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e comunicação.
- Indicadores operacionais
- Capacidade … Carga de Trabalho = Frequência x TMA .
- Mapa da Tarefa no Negócio … indicação dos componentes do negócio envolvidos na tarefa.
- Modelo Operacional… finanças, marketing, venda, desenvolvimento, logística, pessoas, processo, tecnologia e informação,
- Mapa do Modelo Operacional … indicação gráfica da tarefa no mapa operacional.
- Atividade … “grupo de tarefas” envolvido na gestão da tarefa, rotinas, preparos, organização.
- Diagrama de Fluxo de Dados … fluxos de entrada, fluxos de saída, atividades, repositórios ou sistemas de informação, ativos da empresa.
- Lições Aprendidas … princípios, práticas, técnicas, aforismos, pontos de atenção.
- FAQ – Frequent Asked Questions … perguntas principais sobre a tarefa – o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto usar a tarefa (5W2H)
- Monitoramento e Controle … frequência, padrões, desvios, tradeoffs, tendência, sazonalidade.
- Indicadores Operacionais da Tarefa … indicadores estratégico, tático e operacional; técnico, cognitivo e emocional.
- Nível de Serviço da Tarefa X/Y … cálculo: Quantidade de Tarefas com Sucesso (X) / TMA (Y)
- Taxa de Sucesso da Tarefa X/N (% ) … cálculo: Quantidade de Tarefas realizadas com sucesso (X) / Quantidade Total de Tarefas (N)
- Tempo Médio de Atentimento … cálculo: TMA = média ou expectância dos tempo médio de uma tarefa com sucesso (X).
- Relatório da Tarefa – nome, objetivo, público alvo, estatísticas, alinhamento estratégico, tático, operacional.
- Histórico da Tarefa … mudanças, passado, amostras, períodos, indicadores, previsões, resultados, padrões, precisão, acurácia.
Propósito … servir de metaferramenta para modelar um padrão de gestão de mudança de tarefas na empresa.
Objetivo … descrever uma tarefa de forma estruturada, compreensível, completa, memorável e sintética : 1) o que, 2) quem, 3) por que, 4) onde, 5) quando, 6) como e 7) quanto.
Visão de cima para baixo, foco nos planos estratégico e tático
Visão não linear multifacetada do contexto e paradigmas (regras) do ambiente da tarefa e que envolve outras trarefas.
Servir de ferramenta do tipo guia rápído para planejar, controlar e ajustar tarefas.
Servir de referência para Gerenciar ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal daTarefa na Empresa.
Facilitar o desenvolvimento de uma rede virtual privativa para a gestão da tarefa.
Organizar dados, informações e conhecimentos da tarefa.
Desenvolver o “modelo de inteligência competitiva” da tarefa.
São apresentados 30 indicadores potenciais (linhas), cada qual com 5 sub indicadores.
São 150 indicadores ou uma matriz de 30 linhas x 5 colunas de indicadores operacionais.´´pppp
Observe que cada indicador operacional da tarefa listado é uma perspectiva de gestão de mudança.
São diferentes formas agregativas de compreender as várias facetas da tarefa.
São usadas e têm relevâncias diferentes ao longo do ciclo de vida da tarefa.
O check list possibilita uma visão top down da tarefa e vê-la de forma ampla de cima para baixo não de forma sequencial, mas de forma multidimensional.