A comutação de pacotes está na base da rede Internet, compartilha o meio de transmissão e permite comunicação e economia em larga escala; é a tecnologia dominante da comunicação multimídia.
A comutação de pacotes é uma forma de reduzir a necessidade de fios para conectar computadores, otimizar o uso de recursos de rede (nós e enlaces) e viabilizar a comunicação em larga escala.
É um método onde “informações bem formatadas” chamadas pacotes, podem viajar através da rede a partir de várias fontes para vários destinos, ,compartilhar linhas de comunicação, via um formato e regras de comunicação publicamente padronizadas, para estabelecer conexão, transmitir dados, desconectar e gerenciar qualidade da comunicação.
Um método diferente e tecnologicamente superior ao método de comutação de circuto anteriormente utilizada nos sitemas de telegonia, onde todos os recursos necessários para fazer uma chamada são dedicados durante todo o tempo de comunicação de forma exclusiva e não compartilhada.
Isto foi conseguido através da aplicação do conceito de comutação de pacotes, desenvolvido e implementado á partir dos anos 1960 e popularizado anos depois através da rede Internet, também conhecida como a rede das redes, pelo fato de ter capacidade de conectar redes (domínios de rede), através de um protocolo padrão IP – Internet Protocol.
Os pesquisadores descobriram que podiam quebrar qualquer informação (como documentos de texto, arquivos de música e imagem) em pequenos “pacotes”;; fazendo isso, quebrar as mensagens em pacotes, com cabeçalho de controle em “pedaços de mensagem”, permitiu um único fio (ou meio de transmissão) transportar informações de vários tipos origens e destinos.
Dois desafios apareceram: 1) como as mensagens são empacotadas e chegam ao destino certo, 2) como o destinatário junta os pacotes novamente para formar a mensagem.
Cada página que você vê na Internet é um documento que alguém escreveu, e vive em um computador em algum lugar.
Quando você navega com o Google, pesquisa de informações de páginas da web, imagens, vídeos, na essência significa um pedido de permissão para acessar algum documento que está arquivado em um computador.
Para que você possa visualizá-lo, o Google precisa enviá-lo para você.
O TCP / IP é a arquitetura de protocolos utilizada para a comunicação fim a fim na Internet para fazer exatamente isso.
A pilha de protocolos do TCP instalado na sua máquina e controlado pelo sistema operacional divide o documento (mensagem original) em pequenos pacotes e atribui a cada pacote algumas etiquetas ou controles.
Em primeiro lugar, o TCP numera os pacotes de forma que possam ser reagrupados no destino.
Em seguida, ele dá a cada pacote um “controle de erro” (chamado de checksum) que é um código usado para avaliar se os dados que chegam no destino se mantêm intactos e não alterados.
Por último, o pacote é designado com seus endereços de destino e de origem, para que ele possa ser encaminhado corretamente.
O IP define um endereço único para cada dispositivo na Internet.
Você já deve ter notado esse número.
Segue-se uma estrutura geral de quatro grupos de números chamados octetos, onde o valor de cada octeto é entre 0 e 255 (2 elevado a 8).
Saiba mais
- Modelo Operacional da Rede de Pacotes.
- Monitoramento – Corretismo, Consitência e Capacidade
- Monitoramento de Gargalos nas Redes de Computadores.
- Monitoramento do Corretismo e Consistência.
- O perfil do aministrador de redes IP.
- Arquitetura Cliente Servidor e Multicamadas.
- Endereçamento na Rede TCP/IP