A IC – Inteligência Competitiva – é uma abordagem de gestão – voltada para desenvolver a competitividade na empresa.
Foca no modelo de negócio e conhecimento periférico.
- Quais são os problemas que resolvemos?
- Qual matriz de atributos de valor dos problemas?
- Qual problemas para resolver o problema?
- Quais são os problemas que a solução gera?
- Quais são os novos problemas que resolvemos?
- Quais os paradigmas envolvidos e como quebrá-los?
- Como inovar em termos de valor?
- Como inovar em termos de valor intrínsico?
- Como inovar em termos de percepção de valor (valor extrínsico)?
- Como baixar os custos e ao mensmo tempo aumentar o desempenho?
- Como aumentar a qualidadade e quantidade de ofertas ao mesmo tempo?
- Como transformar ameaças em oporunidades, fraquezas em forças?
- Como ser pragmático e ético?
- Análise de contexto e suas várias formas?
No ambiente de negócio existem dois “conceitos duais” fundamentais para a tomada de decisão: Valor Intrínsico ((perspectiva da venda) x Valor Extrínsico (perspectiva da compra)
Conceito de Valor Intrínseco
O Valor Intrínseco de um bem, produto ou solução (objeto ou ação) é o valor independentemente dos benefícios que dela possam ser obtidos.
No ambiente de negócio, quando vendemos algo para alguém o valor pago é o valor intrí
Opõe-se portanto ao conceito de valor instrumental (ou valor extrínseco) que é aquele que algo possui não por si próprio mas por aquilo que permite obter. Por exemplo, o amor, o bem-estar, a saúde ou a felicidade possuem valor por si próprios, isto é, possuem valor intrínseco. Pelo contrário, o dinheiro ou os bens materiais não possuem valor intrínseco mas permitem obter coisas com valor intrínseco, ou seja, possuem valor instrumental. Existem situações ainda que podem ser entendidas como possuindo valor intrínseco ou como valor instrumental – são os casos, por exemplo, da cultura ou do conhecimento que têm um valor intrínseco associado com a experiência subjetiva intelectual, emocional e espiritual de cada indivíduo; mas que simultaneamente possuem um valor instrumental relacionado pelos efeitos gerados pela cultura quando esta é utilizada como instrumento de política social – por exemplo os efeitos gerados na melhoria de indicadores de saúde, educação ou criminalidade.
Valor Extrínsico
O Valor Instrumental de uma coisa (ação, objeto, oferta produto, serviço, solução) é aquele valor que se obtém a partir dessa mesma coisa, podendo, por isso, ser também designado por valor extrínseco.
Em outras palavras é o valor que um produto gera para quem compra.
Se eu compro um produto por R$ 1, gero R$ 1000, o valor extrínsico é 1000 vezes o valor intrínsico.
Assim, uma coisa tem valor instrumental quando constitui um meio para atingir um fim que tenha determinado valor.
Precisamos ser exímios criadores de valor extrínsico!
Distingue-se, portanto, do valor intrínseco que é o valor que a coisa tem por si própria.
Exemplos de algo com valor intrínseco são o amor, a saúde, o conhecimento ou o bem-estar.
Exemplos valores instrumental são: dinheiro, produtos, serviços, soluções, ofertas, etc.
O cálculo do retorno do investimento e justificativas de valor de soluções é fundamentalmente dependente da relação valor explícito (perspectiva da compra) e implícito (perspectiva da venda).
Muitas vezes uma mesma coisa pode ter um valor instrumental e simultaneamente um valor intrínseco. Por exemplo, a cultura tem um valor intrínseco associado com a experiência subjetiva intelectual, emocional e espiritual de cada indivíduo; simultaneamente tem um valor instrumental relacionado pelos efeitos gerados pela cultura quando esta é utilizada como instrumento de política social – por exemplo os efeitos gerados na melhoria de indicadores de saúde, educação ou criminalidade.
A inteligência competitiva ( IC ) é conjunto de práticas voltadas para projetar o futuro, produzir conhecimento sobre o ambiente competitivo e melhorar o desempenho da empresa.
Envolve a coleta e análise sistemática de informações internas e externas, de várias fontes.
Busca entender, aprender, o mais rápido possível, o ambiente externo e concorrentes principais, para aumentar a competitividade.
Significa definir, reunir, analisar e distribuir inteligência sobre produtos, clientes, concorrentes e qualquer aspecto do ambiente, necessário para apoiar a tomada de decisões estratégicas e táticas da empresa.
Resultados esperados da IC
Veja alguns resultados esperados do uso da IC::
- Ganhar Vantagem Competitiva.
- Pesquisar desenvolvimentos e eventos destinados a gerar vantagem competitiva.
- Mapear a concorrência, foco, diferenciais e proposta de valor.
- Monitorar o ambiente de negócios externo.
- Coletar de informações para a tomada de decisão.
- Identificar precocemente riscos e oportunidades no mercado antes que se tornem evidentes (“análise de sinais antecipados”).
- Analisar concorrência, clientes, distribuidores, tecnologias e dados macroeconômicos.
- Comparar a empresa com outras (“benchmarking competitivo”).
- Salvaguardar a empresa contra ameaças e mudanças de mercado.
- Compreender novas oportunidades e tendências.
- Identificar riscos e oportunidades em seus mercados.
- Testar seus planos contra a resposta do mercado.
- Analisar e comparar KPI – indicadores chave de desempenho.
- Desenvolver inteligência estratégia – competitividade no longo prazo; projetar o posicionamento futuro e fazer mudanças rápidas antes, dos concorrentes.
- Inteligência Tática – avaliar a competitividade no curto prazo; por exemplo, aproveitar oportunidades forças e oportunidades para aumentar diferenciação, desempenho, receita e participação de mercado; pesquisar informações para ofertas e campanhas marketing e vendas.
- Pesquisa Primária – fazer pesquisa qualitativa junto a clientes, fornecedores, especialistas, e assimpor diante; buscar informações que estejam além da Internet.
Matriz de Valor e Proposta de Valor
A Matriz de Valor é uma ferramenta gráfica de gestão de marketing e vendas que tem como objetivo: 1) diagnósticar o desempenho de ofertas na perspectiva do mercado, 2) analisar e formular estratégias para diferenciar a oferta frente a concorrência, 3) investigar e influenciar a percepção de valor de um potencial comprador específico; 4) comunicar, explicar, promover a oferta e a estratégia de valor de forma específica, rápida e com alta significância e compreensão, 5) descrever o foco de atributos de valor e diferenciais.
A matriz de valor gera uma imagem que vale mais do que mil palavras.