A análise é um dos componentes fundamentais da gestão de processos e recursos.
Veja uma lista de principais tipos de análise usados na empresa:
- Análise de Problema – identificar as variáveis e relações de compromisso que resolvem um problema ou tomada de decisão.
- Análise de Mercado – pesquisar e identificar os segmentos mais lucrativos para a sua empresa.
- Análise de Clientes Ideais – identificar os clientes ideais dos seguimentos mais lucrativos para focar as atividades de marketing e vendas.
- Análise de Mix de Produto – definir a melhor mistura 7P – Produto, Preço, Praça, Promoção. Pessoas, Processos e Evidências Físicas.
- Análise de Negócio – analisar a estratégia e viabilidade econômica e financeira do negócio.
- Análise de Modelo de Negócios – analisar os componentes e relacionamentos essenciais para representar e simular o negócio
- Análise Estratégica – analisar o sucesso e a sustentabilidade do negócio no longo prazo.
- Análise de Proposta de Valor – formular estratégias de marketing e vendas para informar por que comprar com você, ao invés de seus concorrentes.
- Análise Qualitativa x Quantitativa – argumentos e conclusões + formulas matemáticas e estatísticas.
- Análise de Dados – transformar dados em informação para suportar a tomada de decisão e fazer previsões.
- Análise de Informações – transformar informações em conhecimento.
- Análise de Tradeoff – identificar padrões de relações de compromisso entre variáveis / indicadores de um sistema ou processo e fazer previsões.
- Análise de SWOT – avaliar competitividade, forças, fraquezas, ameaças, oportunidades e propor estratégias viáveis.
- Análise de Valor – racionalizar ou formular o valor de uma solução em termos de Benefícios, Custos e Riscos.
- Análise do ROI – analisar o valor de uma solução em termos do indicador finananceiro ROI.
- Análise de Risco – propor estratégias de mitigação de riscos baseadas na probabilidade de um evento acontecer e seus efeitos.
- Análise de Desempenho – avaliar os fatores de desempenho de um processo, tradeoffs, previsões e balanceamento para atingir metas.
- Análise SPIS – investigar e criar uma Imagem de Solução para uma Situação, Problema e suas Implicações
- Análise Estatística – representar um grupo de dados via um conjunto de métricas estatísticas – media, desvio, distribuição, e outros.
- Análise Financeira – compreender, simular e comparar estratégias financeiras.