Sobre o cálculo do ROI …
Calcular o ROI é mais fácil do que muitos imaginam.
Quando mudamos a nossa postura e separamos o processo do produto e procuramos compreender o processo do cliente e suas necessidaes, damos oportunidade a nós mesmos e ao potencial comprador “ver” o ROI = Valor = Benefícios da solução/Custo da solução.
Observe a fórmula … ela é uma metaferramenta.
Deve ser usada para selecionar o que é mais importante para uma dada situação.
Facilitar os principais tradeoffs da análise de retorno do invetimento (ou análise de rentabilidade do negócio).
Ou seja, usar a fórmula para objetivamente e qualitativamente indicar o foco e singularidade da solução.
Se esse trabalho for bem feito plo vnddedor o comprador terá facilidade de quantificar e perceber claramente o valor da solução.
É aumento de receita? que tipo de aumento específico?
É redução de custos? que tipo de custos?
Benefícios podem ser estrutrados (ou modelados) como a soma de: 1) aumentos de receita + 2) redução de custos + 3) satisfação.
Custos, por sua vez, são todas as despesas de todos os fornecedores para a solução específica funcionar; quanrto mais específica melhor.
Conclusão
A fórmula é um check list rápido e mnemônico que pode ser usado para selecionar o que é mais importante para uma solução, especfica.
Representar a fórmula visualmente agrega mais valor ainda.
Observe que pode ser transformada por você numa excelente ferramenta para planejar abordagens de venda, usar em tempo real, on the job, na interação com potenciais compradores e clientes.
Permite dar uma visualização rápida e geral sobre o que a solução afeta, de forma específica e objetiva.
Junta todos os benefícios e custos numa única fórmula que facilita a análise, síntese e compreensão da agregação de valor da sua solução.
Adeque a ferramenta para seu uso em termos de conteúdo e forma.
Procure novas formas para facilitar as funções cognitivas – memorização, pensamento, percepção, atenção, linguagem e interpretação do conteúdo.
Altere as cores
Use imagens para sintetizar, metacognitizar” a compreensão criando fórmulas e imagens para representar a realidade de forma multidimensional, com mapas, grafos, conceitos, figuras geométricas