Proatividade significa monitorar os processos mentais e materiais, identificar desvios e agir antes dos resultados … é uma habilidade … e como tal, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.
Sinônimos de Proatividade … iniciativa, diligência, presteza, prontidão, eficiência, eficácia, empreendimento, empresa, ação, agilidade, dinamismo, eficácia eficiência, infalibilidade, utilidade, produtividade.
Para você ser proativo é necessário se antecipar às situações e garantir o futuro planejado … “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.
Você precisa ganhar conhecimento continuado sobre os processos de negócio, suas etapas, a sequência de atividades e resultados esperados.
Tentar em todas as situações adquirir conhecimento e inteligência para “ganhar a recompensa” de antecipar-se aos fatos.
Só é proativo quem gerencia processos de negócios antes dos resultados.
É necessário saber estabelecer objetivos, monitorar os indicadores de controle do processo e elaborar planos para contrabalançar os potenciais desvios dos indicadores de controle.
Influir conscientemente nos processos e pessoas, de forma empática, comunicativa e colaborativa, para que os resultados fiquem dentro do esperado.
Pessoas proativas usam métodos de gestão de processos de negócio , tal como o PDCA para aumentar a eficácia e eficiência a cada ciclo de planejamento.
Quando somos proativos adquirimos mais conhecimento, focamos nos processos, analisamos as suas etapas, atividades, comportamentos das pessoas, antes dos resultados; isso significa avaliar um conjunto bem maior de informações e realizar mais interações com o ambiente, do que simplesmente avaliar resultados. No entanto, isso exige mais “preparo físico e mental”, inteligência emocional e inteligência competitiva.
Como ser Proativo?
PROATIVIDADE | DESCRIÇÃO |
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O que é? | Proatividade é a capacidade de se antecipar aos resultados para atingir metas. |
Quem participa? | Toda a cadeia e rede empresarial; área de planejamento para projetar o futuro e gerar planos interativos e cíclicos, execução para desempenhar o plano e coletar informação, controle para monitorar o desempenho, ajustes para balancear atividades, tarefas, qualidade e quantidade. |
Como ser proativo? | |
Porque ser proativo? | Para atingir metas, cumprir planos, entregar no prazo, aumentar a confiança, satisfação, qualidade do serviço prestado, reduzir as situações e efeitos negativos da flutuação de carga de trabalho, aumentar a probabilidade de atingir metas, garantir SLAs; aumentar a rentabilidade, produtividade e margem; ganhar vantagem competitiva. |
Quando ser proativo? | Sempre, via monitoramento contínuo de indicadores de tempo real. |
Onde ser proativo | Ambiente de Tarefas; no time; na interação com clientes e parceiros. |
Como ser proativo? | Fundamentar Teoricamente a si e equipes no entorno. Gerar planos PDCA cíclicos para formalmente orientar pessoas e estratégias proativa para atender objetivos. Usar planos de referência para serem acionados para situações estratégicas mais frequentes e emergentes. Aplicar gestão PDCA sistemática para acompanhar o planejamento de planos, execução, controle e ajustes. A cada ciclo avaliar o desempenho e projetar o próximo e gerar novo plano. Monitorar a demanda (carga de trabalho) – taxas média de chegada de serviço λ e taxas de tempo de serviço. Montar rede de informação e comunicação para suportar a gestão do conhecimento, conectando pessoas, tarefas e ferramentas. Monitorar “mudanças” via seleção e acompanhamento de indicadores. Fazer previsões de curto prazo incluindo desvios. Redefinir metas e planos a cada ciclo de PDCA Monitorar a aplicação e aderência ao plano. desvios, padrões de carga de trabalho, taxa de chegada de serviços (demanda) e taxas de tempo de serviços (oferta); sistematizar medidas; criar históricos de dados e campanhas; usar ferramentas estatísticas para normalizar amostras e garantir qualidade de dados e modelar, simular cenários de forecastings (previsões) e efeitos no dimensionamento de recursos; criar biblioteca de modelos e históricos de forescastings, curto médio e longo prazos (funil de forecasting), para serem reaproveitados em futuros planos de ação; criar “melhorias proativas”. Emir relatórios cíclicos de gestão PDCA. |
Quanto ser proativo | Medir a proatividade via indicadores como Precisão, Nível de Serviço, SLA, Disponibilidade, Ociosidade. |
- O desenvolvimento do comportamento proativo é fruto do processo de planejamento … só é proativo quem planeja e monitora o processo, checa resultados e faz a ajustes … PDCA …
- Quer ser proativo? R: Aprenda a gerenciar processos.
- Como gerenciar processos? R: Use a ferramenta PDCA
- com estágios e envolve uma variedade de habilidades e comportamentos, que devem ser desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo do tempo … proatividade tem alta relação com corretismo e consistência.
- pró-atividade, iniciativa, diligência, presteza, prontidão, eficiência, eficácia, empreendimento, empresa, ação, agilidade, dinamismo.
Saiba mais. Aprendizagem Construtivista.
Check List – Como desenvolver a Proatividade
Proatividade ou comportamento proativo refere-se ao comportamento auto-iniciado que se esforça para resolver um problema antes que ele ocorra. Envolve agir antes de uma situação futura prevista em vez de reagir a situação corrente.
Gestão do comportamento proativo na empresa é garantida e aperfeiçoada, via planos de ação de refência elaborados para serem acionados as situações e atividades chave da empresa;
O objetivo é orientar a empresa como atuar de forma antecipativa e planejada, via planos de referência com a seguinte estrutura
- Propósito
- Objetivo do plano de referência para cada situação prevista.
- Situação de negócio … ociosidade, sobrecarga,
- Metas … divisão do obje
- Estratégia – ckeck list de ações e recursos para atingir as metas
- Controle – KPI – Indicadores de Controle Chave
- Ajustes – especificidades do contexto e situação.
treinar equipes, modelar novas situações, fazer simulaçoes e aprimoramentos no corretismo, consistência e capacidade
Refere-se a perceber, mapear e assumir o controle das situações, fazer mudanças precoces, em vez se ajustar a situações depois que aconteçam.
A reatividade , como um padrão de comportamento empresarial, é um modo habitual de liderança e comportamento, em vez de tomar a iniciativa de resolver ou afatar problemas futuros.
Isso pode ser uma expressão efetiva de aversão ao risco empresarial, uma forma de desempoderamento na tomada de decisção e resolução de problemas
O desenvolvimento do comportamento proativo é definido desenvolvido no processo cíclico de gestão PDCA – Planejamento, Desempenho, Controle a Ajustes, através do planejamento e geração de planos de referência para todas as situações mais frequentes e emergentes do ciclo de produção, para se antecipar a situações de ociosidade e sobrecarga de carga de trabalho.
A cada ciclo corrente é analisado o desempenho do ciclo passado, aplicação dos planos de refrência
Para o indivíduo, time, empresa serem proativos
o … só é proativo quem planeja e monitora o processo com estágios e envolve uma variedade de habilidades e comportamentos, que devem ser desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo do tempo … proatividade tem alta relação com corretismo e consistência.
eu nível de proatividade que você terá sobre uma situação é função de várias habilidades técnicas e emocionais …
- Estabelecer objetivos.
- Conhecer o processo, etapas, atividades e procedimentos.
- Selecionar indicadores
- Habilidades
- Analisar tradeoffs
- Monitorar os indicadores de controle do processo.
- Montar um histórico de fatos, indicadores, resultados
- Elaborar planos para contrabalançar potenciais desvios para cada indicador de controle.
- Conhecer e Analisar as causas e efeitos dos desvios
- “influir conscientemente” nos processos e pessoas, para que os resultados fiquem dentro do esperado.
- Conhecer 20% das situações que correspondem a 80% dos resultados.
- Monitorar os indicadores de controle do processo.
- Identificar desvios
- Analisar as causas dos desvios
- Prever os resultados incluindo desvios