Na empresa existem vários tipos de planos terconectados para diferentes propósitos: criar a empresa, projetar o futuro, planejar o dia a dia, atrair o mercado alvo, suportar as operações da empresa, planejar contatos e assim por diante.
- PLANOS DE NEGÓCIO para avaliar a viabilidade de negócios e obter financiamento de bancos e investidores.
- PLANOS ESTRATÉGICOS desenvolvidos pelos líderes da empresa; envolvem missão, visão, valores, objetivos e estratégias de longo prazo; são referências para os demais planos empresariais.
- PLANOS OPERACIONAIS são de curto prazo, tipicamente de até 1 ano, são alinhados e desdobrados dos planos estratégicos; estão relacionados aos departamentos ou áreas da empresa.
- PLANOS DE MARKETING descrevem as estratégias do mix de marketing 7Ps – produto, preço, promoção, praça, processos, pessoas e evidências – para atingir as metas de negócio no mercado alvo.
- PLANOS DE VENDA são desdobramentos do plano de marketing e focam em transformar cliente potenciais em clientes.
- PLANO de CONTATO para aumentar o desempenho da execução de contatos.
- PLANOS FINANCEIROS, PLANOS de TI, são outros exemplos.
Tipos de Planos Empresariais
Benefícios dos Planos Empresariais
Um plano projeta e prepara você, equipe e empresa para o futuro; cria foco, une as pessoas ecom mesmos propóssitos e objetivos comuns, facilita a liderança, trabalho cooperado, administração, economia de tempo e recursos …
Planos permitem responder perguntas do tipo:
- Essa empresa, negócio, produto … é viável?
- Quando e como poderei atingir esse objetivo?
- Como entregar esse projeto no prazo?
- Quais são os problemas prováveis?
- Quais os KPIs (indicadores de desempenho) usaremos para suportar os SLAs?
- Quais são os principais tradeoffs envolvidos?
- O que deve ser feito para atender as metas empresariais e SLAs exigidos em contrato?
- Quais são as etapas mais críticas que podem dar errado?
- O que posso fazer para reduzir os riscos?
- Que variáveis ou situações podem ter maior impacto nos resultados?
- O que é mais prioritáriuo agora?
- e assim por diante …
Hierarquia dos Planos Empresariais
Planos Estratégico, Tático e Operacional
Administrar uma empresa e atividades diárias, exige dedicação e habilidades para alinhar os planos estratégico, tático e operacional, que rodam em ciclos diferentes, mas de forma harmônica e articulada.
Planos Estratégicos. No topo da empresas são formulados os objetivos, estratégias e planos de longo prazo (3 a 5 anos), que definem como a empresa se posicionará no mercado em termos de missão, visão e valores.
Planos Táticos. Na média gestão os planos táticos focam no horizonte de curto prazo para períodos menores que 1 ano; detalham os objetivos estratégicos em objetivos menores e acionáveis; contêm qualquer coisa necessária para atingir os objetivos estratégicos da organização, como orçamento, recursos, estratégias imediatas de terceirização, financiamento, marketing, produção, varejo, etc.
Planos Operacionais. O plano operacional alinha o plano tático com o dia a dia da empresa e traça políticas, regras e procedimentos para atender as metas táticas: fazer contatos, abordar problemas, tomar decisões em campo, contratar funcionários, rescindir contratos; regulamentos específicos do funcionamento da organização, regras de etiqueta para relacionamento com clientes, procedimentos descrevendo o passo a passo para realizar um objetivo específico.
Qualidade do Plano
Um bom plano é CLARO, QUANTIFICADO, FOCADO, REALISTA e ACORDADO.
- Claro – declaração inequívoca de “exatamente” o que deve ser feito.
- Quantificado – o resultado previsto de cada atividade deve ser quantificado, para que seu desempenho possa ser monitorado.
- Focado – seleciona as questões principais – vide regra 80:20 (Pareto) – “20% do esforço gera 80% dos resultados”.
- Realista – o desafio é percebido como alcançável.
- Acordado – ou ecológico; o objetivo interessa à todos.