
Trade-off é uma expressão em inglês que significa ‘compensação”, em que há conflito de escolha entre uma, duas ou várias alternativas, caracterizado quando a ação que visa à resolução de um problema, acarreta outro problemas, obrigando que haja um escolha.
- Um trade-off significa uma DECISÃO SITUACIONAL, que envolve uma COMPENSAÇÃO, ou seja, diminuir ou perder valor num aspecto em troca de ganho de valor em outro aspecto.
- O Tradeoff ou compensação é “inevitável” no processo de tomada de decisão informada.
- A compensação ocorre quando abrimos mão de algum bem ou serviço distinto para obter outro bem ou serviço distinto.
- Essa é uma característica de todos os sistemas reais sujeitos a limitação de recursos.
- Ou seja, as compensações derivam de limitações de recursos da natureza, pessoas, tempo, conhecimento, inteligência, capacidade, esforço, orçamento.
- O conceito de tradeoff está relacionado com o conceito de custo de oportunidade para a tomada de decisão.
- Estratégias geralmente incorporam trade-offs e quanto mais complexas, mais variáveis e tradeoffs são envolvidos.
- O método “Ceteris Paribus” é usado para analisar a influência de um fator (variável) sobre outra, num sistema de tradeoff … ajuda a estabelecer premissas e fazer previsões, em situações onde existem interdependências entre as variáveis envolvidas.
Tradeoff e Análise de Meios e Fins.
Tradeoff é um tipo de “análise de meios e fins”, que envolve uma luta contínua de escolhas difíceis, ao invés da execução de um método científico universal.
- No ambiente de negócios e empresarial, precisamos gerenciar, formular e resolver problemas em tempo real.
- Planejar, Desempenhar, Controlar e Ajustar continuamente.
- Isso significa questionar, “compensar” ou “balancear” várias alternativas de recursos.
- Usar várias estratégias ou meios para se chegar aos fins.
- Aceitar dificuldades no curto prazo para ganhar escala no longo prazo.
- Ganhar aos poucos ao invés de uma vez.
Os tradeoffs expressam mudanças e relações de causa e efeito, escolha de alternativas e tomada de decisão, onde um lado ganha e outro cede.
- Na empresa, convivemos com vários tradeoffs diariamente para definir escopos, domínios do conhecimento, esforços, investimentos, vantagens competitivas.
- Tudo muda e deve ser rebalanceado e a análise de tradeoffs trta disso de forma científica.
- O foco é direcionado para escolher os melhores métodos de acordo com o contexto, situação, caminhos e objetivos acessíveis ou mais fáceis de serem construídos.
A análise de Tradeoff, análise de meios e fins e heurística estão fortemente conetados:
Por que a Análise de Tradeoff?
Propósito, Características e Aplicações.
- Análise … o método divide o todo em variáveis controláveis e identifica comportamentos e padrões estatísticos entre essas variáveis, para prever o valor mais provável de uma variável em função de outras variáveis do contexto e seguir determinadas “relações de contorno”.
- Análise de Contorno … se refere à forma como diferentes elementos se interligam ou se comparam em relação aos seus limites, borda ou gargalos do sistema, para garantir a validade da solução na área de interesse … em psicologia pode delimitar
- Análise Causal … analisar relações e categorias de causa e efeito entre elementos, variáveis, eventos ou conjuntos de dados.
- Análise de Contexto … identificar relações, escopo, paradigmas, ambiente, sujeito, objeto e ferramentas.
- Análise de Situação
- Tomada Decisão … escolher uma dentre várias alternativas de ação ou caminhos, tendo como base um conjunto finito de variáveis de controle.
- Gestão de Mudança … identificar alteração, modificação ou transformação de algo ou alguém no contexto.
- Heurística … a análise de técnica ou método que permite resolver problemas ou tomar decisões de forma mais rápida e eficiente, mesmo que não garanta a solução mais ótima, utilizando atalhos mentais ou regras práticas.
- Previsão … prever e planejar o futuro no curto prazo.
- estimar uma tendência ou variável em função de outra variável.
- Proatividade … identificar sinais de mudanças no nascedouro, planejar e antecipar ações para garantir metas.
- Relação …
- Dimensionar recursos … calcular capacidades, níveis de serviços
- Garantir Níveis de Serviço.
- Aumentar a precisão no atingimento das metas de produção em sistemas e redes
O estudo de tradeoffs é como desatar um novelo está inserido no domínio da heurística ou de solução de problemas, baseadas na situação, circunstância e contexto,
Num sistema de tradeoff as relações e condições de contorno são premissas e restrições impostas nas bordas ou limites de qualquer sistema real, identificam regiões limítrofes do uso do sistema, como serão tratadas as condições de excessão, para definir e garantir que a solução seja válida para a área de interesse.
Tradeoff e Custo de Oportunidade.
A teoria do trade off envolve diretamente o conceito de custo de oportunidade para a tomada de decisão … ou seja o que eu deixo de ganhar ou concorre com essa minha escolha?
- A análise de tradeoff aumenta a sua inteligência sobre um sistema de variáveis e seus relacionamentos.
- Explora o conceito de custo de oportunidade e ajuda o processo de decisão da venda e da compra … ou em qualquer área.
- Permite avaliar o custo de oportunidade ou custo da escolha de alguma coisa em detrimento de outra ou o custo da renúncia que uma determinada escolha tem em relação a todas as demais.
- Do ponto de vista de negócio, ao analisar a “lucratividade potencial” de um investimento ou solução, comparamos as alternativas disponíveis no mercado … para fazer isso, calculamos as taxas de retorno esperado para as diversas soluções e escolhemos aquela que, segundo as premissas, dará o melhor retorno possível.
Tradeoffs NÃO são simples de serem analisados por um leigo; constituem uma boa oportunidade de demonstrar inteligência competitiva e vantagens competitivas.
Observações sobre Tradeoffs
Estratégias geralmente incorporam trade-offs; quanto mais complexas, mais variáveis e tradeoffs são envolvidos.
- A proposição de valor de uma empresa é fruto de análise de tradeoffs, já que são escolhidos os atributos de valor da sua proposição em detrimento de outros … não atendemos a todas as necessidades de todos os clientes!
- Analisar tradeoffs significa compreender e aceitar um conjunto de atributos de valor, vantagens e limites.
- Uma posição estratégica não é sustentável a menos que haja tradeoffs com outras posições.
- O produto que melhor atende a um conjunto de necessidades tem um desempenho ruim para atender outros conjuntos de necessidades
- As atividades que melhor entrega um tipo de valor não pode entregar outro igualmente bem.
- “O sinal de uma boa estratégia é que ela deixa alguns clientes insatisfeitos.” (Michael Porter)
Método Ceteris Paribus … e previsões envolvendo Tradeoffs
O método “Ceteris Paribus” é uma expressão do latim que significa “mantidas inalteradas todas as outras coisas”.
- É usado para analisar a influência de um fator (variável) sobre outro.
- Estabelecer premissas, fazer previsões, sem que as demais variáveis da equação de desempenho sofram alterações, em situações onde existem interdependências entre as variáveis envolvidas.
- Por exemplo, considere a lei da oferta e procura.
- “Um aumento de preço do produto causa uma redução na procura, “ceteris paribus” (se todas as outras variáveis permanecerem constantes), já que se houver variação na renda do consumidor, ou seja, não mantida a condição “ceteris paribus”, não se poderá afirmar esse comportamento da procura.
- Por exemplo na equação de desempenho (R = V x T = N x $ x %), existem várias condições de compromissos (tradeoffs) que podem ser exploradas;.
- O aumento na velocidade da venda V causa um aumento nos resultados R, ceteris paribus (se mantido o mesmo tempo de serviço T).
- O mesmo pode ser dito para as outras variáveis aleatórias, N, $ e %.
- Adicionalmente, qualque uma seis “variáveis aleatórias” podem ser aproximadamente calculadas usando o mesmo raciocínio.

- Todos os tradeoffs representam e exploram situações de tomada de decisão.
- Análise de tradeoffs estuda a condicionalidade entre variáveis de um sistema e seus resultados.
- A gestão é facilitada e cientificada pela “análise de tradeoffs”.
- Um tradeoff sempre está associado a uma rede de tradeoffs.
- Tradeoffs explicitam gargalos e relações de custo benefício .
- Tradeoff ajudam adelimitar escopos e paradigmas de sistemas naturais e empresariais..
- Envolve fundamentação teórica, medidas, indicadores.
- O processo de tomada de decisão racional pode ser modelado via tradeoffs específicos do domínio de negócio .
- Cada indivíduo, time, gestor, parceiro e cliente compartilham tradeoffs em rede (de forma reticulada).
- A harmonia, articulação, sincroinismo, eficiência e economia na execução de tarefas na empresa, envolve análise de tradeoffs.
- A análise de tradeoffs significa aumentar a previsibilidad, permite tornar mais determinística e consistente a tomadas de decisão frente à aleatoriedade do ambiente de negócios.
- Tradeoff são sempre baseado no histórico de dados, previsões de curto, médio e longo prazos.
- Um tradeoff por envolver relações de compensação entre variáveis controláveis ou atributos de valor leva a outro tradeoff e forma uma rede de tradeoffs que pode representar o modelo de decisão da empresa a ser seguido e acionado de forma específica e consciente nas várias situações de tomada de decisão.
- Ajuda a formar uma mapa ou rede dinãmica de fluxos de decisão e trabalho que todos compartilham.
- O estudo dos principais tradeoffs facilitar determinar os melhores meios estratégias, recursos, pessoas, etc, para se atingir os fins.
- Dessa forma, cada time e indivíduo, devem aprendeer a aprender e ganhar autonomia nos principais tradeoffs do seu domínio, ou ambiente de tarefa.
- Tradeoffs apontam para pontos de atenção e discussão do ambiente de tarefa.
- Observe que a análise de tradeoffs é uma análise multicausal, inerente em sistemas mais complexos ou científicos, que possibilitam que o sujeito conecte teoria com a com a prática, valiar se estão adequada ou condizente entre si.
- Por isso tudo, a análise de tradeoff é uma ferramenta metacognitiva.
Desa forma, a análise de tradeoffs permite aprender a aprender e resolver problemas de forma teórica e prática, pensar à “priori” e “à posteriori”, em várias perspectivas e desenvolver o pensamento crítico sobre um fenômeno, processo, atividade ou tarefa.
- A análise de tradeoff aumenta a fluência e compreensão do processo de gestão e tomada de decisão.
- Os tradeoffs explicitam os principais pontos de atenção, gargalos de um sistema ou variáveis essenciais para a tomada de decisão.

Teste seu conhecimento sobre tradeoffs.
- O que é tradeoff?
- O que análise de tradeoff?
- Qual a relação de tradeoff com o processo de tomada de decisão?
- Cite 3 exemplos de tradeoffs mais frequentes no seu dia a dia.
- Qual a importância e benefícios da análise de tradeoff no seu dia a dia?
- O que é custo de oportunidade e sua relação com análise de tradeoffs?
- Estratégia envolve tradeoff. Porque?