A aprendizagem significativa ocorre quando ideias expressas simbolicamente interagem de maneira essencial e relevante com o conhecimento já existente na estrutura cognitiva do sujeito que aprende, denominada “ideia-âncora”.
Se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos.
Perceber e conceber mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem.
Construir o conhecimento e formar o ser humano.
A aprendizagem significativa busca superar a transmissão mecânica do conhecimento e desenvolver técnicas para a formação do sujeito ético, reflexivo e humanizado.
Faz com que novos conhecimentos adquiram significado para o sujeito e os conhecimentos prévios ganhem novos significados ou maior estabilidade cognitiva.
A aprendizagem significativa acontece quando o sujeito atribui significados a um conhecimento a partir da interação com seus conhecimentos prévios, independente desses significados serem aceitos no contexto do sujeito.
No entanto, o fato do conhecimento prévio ser a variável fundamental para a aprendizagem significativa, não garante que seja uma variável facilitadora para a aquisição do conhecimento.
O conhecimento prévio pode também ser uma variável bloqueadora, caso seja ancorado em conhecimentos e concepções derivadas do senso comum e dogmas.
David Ausubel
A teoria da “aprendizagem significativa foi proposta por David Ausubel (1918-2008) em 1963, em “The Psychology of Meaningful Verbal Learning.
Aprendizagem Significativa
Ambiente … tornar o entorno da tarefa fisicamente, ergonomicamente, funcionalmente adequado para o sujeito.
Material … planos e indicadores de tempo real para medir mudanças.
Mediação … forma, processo, ferramentas, abstrações, compreensão, rede de conhecimento, metacognição, equilíbrio cognitivo
Tarefas … foco em tarefas do modelo de negócio, como referência e elemento unificador do conhecimento individual e coletivo
Zona de desenvolvimento proximal … identificar o que o sujeito sabe e o que pode aprender no seu entorno,
Predisposição para aprender … a conscientização de que a responsabilidade de assumir o controle do aprender e atribuir significado cabe ao sujeito.
- Teoria de rede … resolver problemas de forma coletiva.
- Trabalho em time … aprimorar o tático para alavancar o operacional.
- Ciência Cognitiva … aprender com inteligência artificial.
Material Potencialmente Significativo
A empresa precisa investir, dialogar, orientar de maneira apropriada e relevante, o novo conhecimento, com o conhecimento prévio do sujeito …
Isso significa ser capaz de dialogar, de maneira apropriada e relevante, com o conhecimento prévio do sujeito.
Plano estratégico de negócio … explicar o futuro, sustentabilidade, missão, proposta de valor.
Plano operacional do negócio … descrever estrutura física, rede de recursos, fluxo de informações, processos, atividades e tarefas.
Seleção de indicadores de tempo real … definir medidas, monitorar o ambiente externo de mudanças e efeitos nos processos, atividades e tarefas de negócio da empresa, exemplo de indicadores são: valor humano, econômico, financeiro, marketing, social, ético.
Se diz que o material de aprendizagem é potencialmente significativo, pois a atribuição de significado cabe ao sujeito… o material potencialmente significativo é aquele capaz de dialogar, de maneira apropriada e relevante, com o conhecimento prévio do estudante.
Mediação
A mediação ajuda a fazer conexões do conhecimento corrente para o conhecimento futuro planejado, de forma mais rápida, continuada, especializada de acordo com os objetivos de negócio.
Numa empresa ou numa rede de negócios de qualquer tamanho, o sujeito pode não ter conhecimentos prévios adequados ou ter dificuldades para atribuir os significados aceitos no contexto de mudanças.
A mediação trata a relação sujeito objeto em várias perspectivas:
- Forma
- Processo
- Ferramenta
- Abstração
- Compreensão
- Rede de Conhecimento
- Metacognição
- Equilíbrio Cognitivo
- Foco em tarefas
- Zona de desenvolvimento proximal
Tratar a forma … estrutura e modelos de dados, informação, conhecimento, relações e semelhanças entre as dimensões dos problemas.
Tratar o processo … algoritmo usado para acessar e reunir conceitos filosóficos e científicos e empresariais para tomar decisões e resolver problemas.
Ajustar ferramentas … cognitivas e de gestão para fazer abstrações e ganhar consciência.
Fazer abstrações … aprender a fazer operações conceituais.
Compreender … ganhar habilidade para ganhar “conhecimentos verdadeiros”, mais rápidos ou profundos de um dado contexto e descrever suas relações de causa e efeito.
Explicar … ganhar habilidade para fazer os outros compreenderem o seu ponto de vista (a sua compreensão) e ganhar autonomia para resolver problemas de um dado assunto ou domínio do conhecimento.
Trabalhar em rede … trabalhar em time, resolver problemas de forma coletiva, alinhada, sincronizada, articulada e autogerida.
Desenvolver a metacognição … desenvolver a capacidade de autoregulação e automonitoramento., aprender a aprender.
Equilíbrar o conhecimento … aprender a perceber desequilíbrios cognitivos e emocionais equilibrar e aumentar o seu desempenho cognitivo, emocional e técnico.
Focar nas tarefas … orientar as abstrações e conhecimentos para tarefas para que possam ser melhor qualificados e quantificados em termos de benefícios e valor para o negócio da empresa.
Criar zonas de desenvolvimento proximal … criar caminhos de aprendizagem de acordo com mo perfil do sujeito e objetivos empresariais; diagnosticar gaps e caminhos à partir daí, e planejar estágios de aprendizado do sujeito, com a orientação para tarefas.
Gerenciar a rede de conhecimento … entender e conectar em rede sociais pessoas, ferramentas e tarefas e seus relacionamentos.
Predisposição para Aprender
A intensão e predisposição para aprender é uma qualidade imprescindível do sujeito.
Não é uma simples questão de motivação ou identificação com o material potencialmente significante,
A predisposição para aprender está conectada com a existência de mareriais potencialmente significativos.
Expressa a vontade de relacionar-se com novos conhecimentos.
É mais do que uma simples questão de motivação ou identificação com o material e mediação.
É uma questão de ética.
Significa buscar o conhecimento.
Entender os códigos morais e de conduta.
Trabalhar as intensões de forma alinhada com os planos.
Por um lado, essa condição reforça a necessidade da predisposição para aprender, que, como esclarece Marco Antônio Moreira em sua obra, não é uma simples questão de motivação ou identificação com o componente, mas uma predisposição para relacionar-se com novos conhecimentos atribuindo significados. Por outro lado, essa condição convida o docente a acolher as ideias prévias dos estudantes, ainda que sejam insatisfatórias, para, a partir delas, construir situações de aprendizagem capazes de promover a atribuição de significados aos temas tratados.
Seleção de Profissionais
A empresa precisa saber aprender a selecionar pessoas.
Saber acolher suas idéias, mesmo que sejam insatisfatórias, para a partir delas construir o conhecimento coletivo.
Ambientes de Aprendizagem
Construir o entorno com foco na tarefa e visão periférica.
Organizar ambientes (físico e digital) adequados às situações de tarefas e aprendizagem, alinhados ao modelo de negócio.
Dispor informações e recursos em rede para facilitar a gestão – planejamento, desempenho, controle e ajustes.
Administrar e regular o fluxo informacional e de conhecimento, interesses de tráfego, maiores concentrações, distribuições, gargalos, caminhos mínimos e máximos ao longo da redes de recursos que suportam a cadeia de valor do negócio da empresa.
Tornar acessíveis técnicas e ferramentas para serem usadas e atribuir significados e valores às tarefas.
Resolver problemas em rede social com compromissos mútuos, claros e não ambíguos.
Dispor de mapas de aprendizagem on the job, que possam ser usados em tempo real e depois avaliados e refletidos no planejamento controle e ajustes da tarefa.
Preparar o ambiente pode ser resumido como a habilidade de saber facilitar “ambientalmente” fazer e compreender a tarefa e “desamarrá-la” em termos de controle da atenção, pensamento, interpretação, memorização, linguagem, comunicação e aprendizagem.
Diferenciais da Aprendizagem Significativa
É pelo desenvolvimento de significados que a aprendizagem significativa se diferencia da aprendizagem mecânica … ou tradicional à priori ou a posteriori.
O conhecimento vem da interação.
O conhecimento prévio interage com o novo conhecimento, modificando e enriquecendo a estrutura cognitiva prévia, que permite a atribuição de novos significados ao conhecimento.
Não significa que a aprendizagem significativa e a aprendizagem mecânica sejam formas de aprender antagônicas, são contínuas e entrelaçadas … a primeira repousa em níveis inferiores de cognição.
O ponto principal é que a aprendizagem significativa é mais duradoura, já que um conceito se apoia no outro formando uma rede.
Já a aprendizagem mecânica baseada primordialmente na repetição, carece de acumulação, conexões e ancoragem, dura menos, o conhecimento construído nessa situação fica circunscrito a situações particularmente conhecidas, isto é, ficam atreladas no plano ou nível de transmissão do conteúdo sob um formato específico pré-formatado de pouca “universalidade” ou capacidade de ser reproduzido em múltiplos ambientes e situações.
Na aprendizagem significativa, o conteúdo precisa ser mastigado e a forma de fazer isso é via a forma baseada nas relações entre as coisas.
“A forma é a melhor forma de mediar o conteúdo”