![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2022/06/saber_que_como_familiaridade_banco-1-1024x595.png)
O conceito de Saber tem várias interpretações e significados …
- Estar informado ou conhecer
- Ter conhecimento específico (descr
- Conceituar e compreender relações de causa e efeito num contexto.
- Perguntar, investigar e conduzir uma conversa.
- Pressentir via percepção e instinto.
- Prever, antever e diagnosticar fatos.
- Prática e experiência.
- Bom senso, prudência e sensatez.
- Grupo de conhecimentos específicos.
- Aplicação de um método científico.
- Cultura … comportamento social , costumes, hábitos .
- Educação … conhecimentos, habilidades e traços de caráter.
- Instrução … conhecimento sobre disciplina, habilidade, ferramenta ou método “específico”.
- Criação … desenvolver peças artísticas para desenvolver sentimentos, desejos e compra.
- Habilidade … fazer de forma eficaz e eficiente.
São muitos os propósitos, objetivos e processos cognitivos do ser humano, que podem ser acionados.
de aprendizagem diferentes, que envolvem a cognição – conjunto de funções e recursos mentais, para a aquisição de conhecimentos.
Para ganhar conhecimento, é fundamental distinguir os tipos de conhecimento, criar categorias, avaliar as qualidades de cada categoria, enumerar os tipos e subtipos.
Após fazer isso, reçacionar quais os conhecimento específicos estão atrelados a que atividades tarefas e objetivos específicos.
Ensinar como acionar diferentes tipos de conhecimento.
Formular objetivo e metas SMART de gestão e conhecimento.
Explicar como deve ser sistematizada a criação, construção e armazenamento da informação e conhecimento.
Definir fontes, meios, formatos da informação será transferida entre pessoas para pessoas, pessoas para máquinas, de máquinas para pessoas e entre máquinas.
Quais os princípios, conceitos e contextos, modelos, métodos, ferramentas serão compartilhados e usados.
Garantir à todos uma visão clara do que é necessário e suficiente em termos de conhecimento para atingir os objetivos estratégicos (de longo prazo) e de curto prazos (atividades e tarefas).
(a gestão de conhecimento de indivíduos e empresa visa “ganhar inteligência ou habilidade e capacidade para acioná-los … exige criar sistemas e mecanismos cognitivos mentais e materiais para acionar pensamentos e conhecimentos, de forma sistemática, síncrona, alinhada, com autonomia, r”on the job” … isso significa não só compreender e desenvolver a “cognição do indivíduo”(ex. eu e você), mas também a cognição de grupo de pessoas, empresas e grupos sociais.
Como Obter Conhecimento?
Ao longo da história da humanidade foram desenvolvidos muitos métodos para adquirir conhecimento via a ciência e a arte.
- Razão e lógica.
- Prova matemática.
- Método científico.
- Método de tentativa e erro.
- Aplicação de um algoritmo.
- Aprendizado via experiência.
- Por uma autoridade ou especialista.
- Ouvir depoimento de testemunhas.
- Observar o mundo em seu “estado natural”, sem realizar nenhum experimento.
- Adquirir conhecimento embutido na língua , cultura ou tradições .
- Por indagação dialógica (conversa).
- Meditação ou iluminação após um período de meditação
Tipos de Conhecimento
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2022/05/tipos_de_conhecimento-1024x581.png)
Uma classificação bastante utilizada e segmenta o conhecimento em três tipos:
- O saber por familiaridade é “saber conviver” e está na base dos outros dpois tipos de saber: “saber o que” e “saber fazer”.
- Saber o que” é o saber descritivo ou proposicional”
- O saber como é o saber fazer e interagir com o ambiente.
- Todos os 3 conhecimentos são sinérgicos
Objetivo
Explicar o que é conhecimento e como pode ser adquirido de forma mais inteligente.
Destacar a importância fundamental do processamento e qualidade de dados e informação para o conhecimento.
Destacar a diferença do conhecimento descritivo (saber o que) e tácito (saber como)
Enfatizar a importância, conceitos e procedimentos para a “aprendizagem tácita”.
Enfatizar a importância do estudo do conhecimento para você se tornar uma pessoa epistêmica!
Indicar trilhas de aprendizagem e acesso a métodos e ferramentas para desenvolver o conhecimento da sua empresa.
Saber por Familiaridade
Todo o conhecimento repousa, em última instância, no conhecimento por familiaridade.
Bertran Russel
- Saber por Familiaridade = Saber Conviver
- É o saber por ter experiência direta, observação e uso dos sentidos.
- É o conhecimento sobre uma pessoa, lugar ou coisa, tipicamente obtida através da experiência perceptiva
- É mais simples que “saber o que” (conhecimento por descrição).
- É um conhecimento independente do saber “o que” e saber “como”.
- Conhecimento por familiaridade é um estado mental no qual estamos conscientes de alguma coisa, via os nossos sentidos, e a partir daí inferir coisas.
- Interação de uma pessoa com um objeto.
.Se você está acostumado com alguma coisa, se você lida e se relaciona habitualmente com ela, então você pode dizer que a conhece por familiaridade
O grau de conhecimento, nessa perspectiva, é função do grau de familiaridade: quanto mais familiar, mais conhecido.
Sob a ótica da abordagem científica, a familiaridade não é um critério de conhecimento e é inimiga do esforço de conhecer.
A sensação subjetiva de conhecimento associada à familiaridade é ilusória e inibidora da curiosidade interrogante de onde brota o saber.
O familiar não tem o dom de se tornar um conhecimento conhecido só porque estamos habituados a ele.
Ao contrário, o que estamos acostumados, revela-se com frequência o mais difícil de conhecer verdadeiramente.
Nós humanos convivemos com a experiência subjetiva dos sentidos e muitas vezes julgamos conhecer ou compreender sem saber explicar.
Somo seres subjetivos
Saber “O que”
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2022/06/saber_oque-1024x576.png)
Terminologias
- Saber “O que”
- Conhecimento Explícito
- Conhecimento que pode ser articulado, codificado, armazenado e acessado, expresso em linguagem formal, compartilhado na forma de dados, fórmulas, especificações, manuais, processável, codificável, transmissível, armazenável
- Conhecimento Descritivo
- Conhecimento Proposicional
- Conhecimento Indireto
- Conhecimento à priori
O Conhecimento Explícito é o conhecimento das Verdades e não da Experiência (tácito).
É um conhecimento complementar ao conhecimento tácito.
É o conhecimento indireto, à priori, baseado na comunicação humana …. testemunhos, leitura, escrita, fala, escuta.
Benefícios do Conhecimento Explícito
Adquirir conhecimento que não depende de experiência … ex. matemática, história, filosofia.
Demanda muito menos tempo de ensino e aprendizagem do que o “saber como” (saber fazer).
Orienta à priori “qualidade e quantidade” do conhecimento … o que, quem, porque, quando, onde, como, quanto?
É o tipo de saber estudado pela epistemologia, ramo da filosofia que estuda a “comunicação humana”.
- crenças … identificar e orientar em que acreditar.
- verdades …
- justificar crenças … para transformar em conhecimento.
- regras de inferências lógicas …
- argumentos
- deduções e induções
É o “saber descritivo”, que resume ou sintetiza o mundo real.
Explica a empresa, modelo de negócio, objetivos, situações, metas, estratégias, planos, execuções, etc.
Contrasta com o “saber fazer”, como criar a empresa, modelar o negócio, formular objetivos, analisar situações, formular metas, etc.
É o método de saber mais aplicado na maioria das escolas e empresas para transferir e construir o conhecimento.
Não revela o que realmente aconteceu ou que irá acontecer, mas provê referências, situações, histórias, contextos, imagens, falas, escritos, etc.
É o conhecimento que pode se transformar em conhecimento “como fazer”, quando for necessário.
Pode ser reproduzido de várias formas.
É apreendido com ou sem experiência, mas a experiência pode ajudar muito, devido ao conhecimento tácito.
É caracterizado por conceitos, princípios e crenças justificadas.
É expandido e aprofundado pelo raciocínio, ou saber lógico, argumentativo, justificativo e inferencial (dedutivo e indutivo).
É também expansível pela repetição de experiências (saber como).
“Saber o que” não é o retrato do que aconteceu ou acontecerá, mas ajuda a quebrar paradigmas, chegar mais próximo da realidade, de forma mais eficaz e eficiente … é uma das formas de explicar o “saber como” e o “saber por familiaridade”.
Fórmula do Conhecimento Explícito:
CONHECIMENTO EXPLÍCITO = DADOS + INFORMAÇÃO + DOCUMENTOS + REGISTROS + ARQUIVOS + MÉTODOS + TEORIAS.
Saber Como ou Conhecimento Tácito ou Conhecimento Implícito
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/11/iceberg_conhecimento.png)
Saber como (fazer) é o conhecimento aprendido após experiência.
É também chamado de conhecimento implícito, tácito ou “a posteriori”.
Significa saber cumprir objetivos reais.
Saber fazer pode significar.
- criar.
- gerar.
- causar.
- realizar.
- desempenhar.
- produzir.
- empreender.
- praticar.
- tudo que muda a natureza ou interage com o ambiente, via os 5 sentidos.
“Saber como” é A Habilidade de fazer alguma coisa “bem feita”.
É a “inteligência específica aprendida e não genética” e ambas formam a “inteligência geral de uma pessoa”.
É um saber mais complexo do que o conhecimento descritivo.
Envolve muito mais recursos cognitivos da pessoa.
- tipos de memórias.
- conexões neurais.
- informações,
- sistema nervoso
- sistema muscular
O fazer envolve diretamente as funções cognitivas de uma pessoa
- Atenção … controlar a atenção ativa (disposição), atenção seletiva, atenção concentrada, atenção alternada e multitarefa simultaneidade).
- Percepção … usar os 5 sentidos, interpretar e “transduzir” as “informações sensoriais” em “informações memoráveis”.
- Memória … gravar e relembrar informações.
- Pensamento … raciocinar de forma lógica.
- Comunicação … usar a leitura, escrita, fala, escuta e linguagem corporal.
- Aprendizagem … ganhar conhecimento e aplicar na prática.
São muito mais difíceis de explicar, qualificar e quantificar, onde a ciência ainda tem muito que estudar a sua natureza, causas e efeitos.
As habilidades do “como fazer” são bem mais difíceis de serem aprendidas, percebidas, interpretadas e explicadas pelas pessoas que as têm.
Saber fazer é subjetivo e transferir “conhecimento tácito” é um “misto de arte e ciência”, envolve balancear “conhecimento consciente” e “conhecimento inconsciente” (intransferível).
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/11/botao_observacao.png)
Experiência
O saber tácito está diretamente relacionado com a experiência, que pertence a uma “categoria de conhecimento superior”, que engloba conhecimento tácito e familiaridade.
A experiência reúne eventos conscientes que explicitam a existência interna da pessoa) e a existência externa do ambiente, pelas suas relações de causa e efeito.
A experiência é uma fonte original de informações primárias pela interação com o ambiente.
São percepções e interpretações das informações sensoriais, que ficam gravadas na nossa mente via critérios subjetivos.
São bastante memoráveis, contêm muitas e muitas conexões neurais, com algumas inesquecíveis.
A experiência registra o presente, com a influência do passado e com o objetivo futuro.
É influenciada pelo sujeito e suas subjetividades, devido a sua natureza humana.
A Experiência é intransferível e o conhecimento tácito já pode ser transferível com a ajuda do pensamento descritivo e familiarização.
Experiência, Pensar e Imaginar.
Qual a diferença em termos cognitivos?
Experiência contrasta com pensar ou imaginar.
Experiência é fazer algo e depende dos 5 sentidos.
Pensar é um processo cognitivo consciente, que pode acontecer independente dos 5 sentidos.
Imaginar é uma categoria de pensar, mais elaborada ou de “nível superior”, significa:
- conceituar, criar objetos e simulações mentais sem usar os sentidos. ex. um movimento, uma imagem de solução, um sistema, etc.
- recriar experiência passadas, reviver. relembrar.
- criar coisas que ainda não existem, ou criar novas utilidades para as coisas.
Especificamente falando, só a “consciência sensorial” conta como experiência e identifica a diferença entre experienciar do pensar e imaginar.
Conhecimento Explícito x Conhecimento Tácito
Conhecimento Explícito.
Se alguém pede para você explicar um processo ou um fluxo de trabalho isto pode ser feito rapidamente, por ser um conhecimento explícito
x
Conhecimento Tácito
Se lhe perguntarem como fazer algo como dirigir um carro, fica difícil explicar “inteiramente” como você faz isso.
O gerente de contas que conhece cada cliente pelo nome e pode resolver uma situação desafiadora em minutos usa o conhecimento tácito.
O engenheiro que trabalha com uma máquina durante anos e entende suas idiossincrasias únicas usa conhecimento tácito.Características do Conhecimento Tácito
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/11/conhecimento_tacito.png)
O Conhecimento Tácito está associado ao saber fazer, competir, criar, resolver problemas reais, tomar decisões,
desempenhar, diferenciar e ter sucesso …
- Experiência … o conhecimento tácito é construído com a experiência e pode ser transformado em vantagem competitiva frente aos concorrentes.
- Inteligência Competitiva … o conhecimento tácito representa um reservatório de recursos intangíveis onde a sua empresa pode ganhar vantagem competitiva já que esse conhecimento é muito difícil de imitar, de transferir, de construir e demanda tempo, bem maior que o conhecimento descritivo.
- Criatividade e Resolução de Problemas … pessoas criativas e motivadas são os requisitos para desenvolver o conhecimento tácito e o sucesso de uma empresa.
- Tomada de Decisão e Qualidade de Serviços. O conhecimento tácito tem alguns poderes únicos, tais como, aumentar a qualidade do trabalho das pessoas, facilitar a tomada de decisão, melhorar a precisão do desempenho, diferenciar a empresa.
- Sucesso … independentemente de como a empresa e um indivíduo desenvolve o seu conhecimento, quem é curioso e busca conhecimento tácito é altamente propício ao sucesso.
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/11/check_list_botao.png)
Check List – Métodos para Desenvolver o Conhecimento Tácito
O conhecimento tácito pode ser desenvolvido pela combinação de boas práticas
Interação Face a Face.
Segundo pesquisas, a maneira mais eficaz de propagar o conhecimento tácito é via a interação social face-a-face.
Isso torna-se desafiador diante do mundo virtual.
Conversação.
Transmitir o conhecimento tácito através de conversas é uma maneira brilhante de lidar com obstáculos e dificuldades no compartilhamento de conhecimento.
“Conceitos práticos” podem ser facilmente explicados desta maneira.
Compartilhar experiência.
É impossível substituir a experiência de uma pessoa ou empresa, mas existem outras soluções.
Você pode reduzir significativamente o tempo de aprendizagem do criando oportunidades e atalhos para compartilhar esse conhecimento.
Aprendemos através da experiência dos outros.
Histórias que contamos uns aos outros são conhecimento tácito.
Abordagens, roteiros e scripts, idem.
Reter conhecimento.
Aprender mais rápido é necessário, mas não é suficiente.
A principal vantagem é resgatar mais rápido o que foi aprendido.
Neste sentido, técnicas de retenção e transferência de conhecimento são fatores chave para o sucesso.
O uso de ferramentas cognitivas são “ferramentas tácitas”, já que criam uma “ponte” entre o método e o fazer.
O uso de ferramentas cognitivas gera blocos de informação padronizados, com lições aprendidas, que facilitam reter e transferir o conhecimento.
- Check lists.
- Roteiros
- Scripts.
- Procedimentos,.
- Mapas mentais.
- Mapas conceituais são exemplos de “ferramentas tácitas” que ajudam a registrar e transferir o conhecimento tácito.
Permite orientar a adequação do sujeito com o objeto ou realidade.
Contratar e manter talentos.
Contratar pessoas inteligentes atrai outras pessoas inteligentes, conversas inteligentes, comportamentos inteligentes … é como “matéria atrai matéria”.
Para manter talentos é necessário um ambiente propício
- interação face a face.
- conversação.
- retenção de conhecimento.
- compartilhamento de experiências.
- lições Aprendidas.
- trabalho em equipe.
Trabalhar em equipe.
Resolver problemas em equipe.
Conversar sobre as atividades.
Discutir eficiência e resultados.
Construir confiança.
Envolver as pessoas intensamente no contexto.
Obter uma “experiência compartilhada” na memória de cada um e da empresa, que possa ser transferida através de relacionamentos
A transferência acontece quando os membros da equipe interagem com os outros, geralmente realizando tarefas semelhantes em processos repetitivos.
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/11/palavra_chave.png)
Palavras chaves. dados, informação, conhecimento, conhecimento explícito, conhecimento tácito, conhecimento científico, era do conhecimento.
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/12/bt_dicas.png)
Resumo sobre Dados, Informação e Conhecimento
O conhecimento é a faculdade humana resultante da informação tratada e interpretada.
DADOS > INFORMAÇÃO > CONHECIMENTO EXPLÍCITO > CONHECIMENTO TÁCITO > INTELIGÊNCIA > SABEDORIA
Podemos classificar o conhecimento em conhecimento explícito e tácito.
O conhecimento explícito está associado a dados, informação, documentos, registros, arquivos … pode ser facilmente comunicado e compartilhado.
O conhecimento tácito é obtido através da interação entre indivíduos … é aprendido por observação, imitação e demanda tempo.
O conhecimento permite ganhar vantagem competitiva … é difícil de ser imitado ou transferido para concorrentes.
Mesmo que VOCÊ possua uma infinidade de informações isso não significa que possa fazer julgamento ou fazer inferências … para tal deve-se ter conhecimento.
O contexto que se impõe hoje é o da sociedade da informação e do conhecimento, que está apoiada em tecnologias de informação e comunicação numa estrutura em rede.
Esta contextualização traz consigo a nova forma de administrar os negócios, cujos principais ativos são a informação e o conhecimento, que acessados, compartilhados e trabalhados, geram o conhecimento novo, a inovação e inteligência competitiva.
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/11/teste_seu_conhecimento.png)
Teste seu conhecimento sobre Conhecimento.
- Relembre o conteúdo lido via palavras chave.
- Qual a importância do aprendizado sobre conhecimento para você?
- O que é conhecimento?
- Quais são as demandas e impactos da era do conhecimento?
- Quais são as características do conhecimento?
- Quais as diferenças entre informação e conhecimento?
- O que é conhecimento explicito?
- O que é conhecimento tácito?
- Qual a diferença entre conhecimento explícito e tácito? Dê exemplos.
- Como desenvolver o conhecimento tácito nas empresas?
- O que significa conhecimento científico?