O conceito de Saber tem várias interpretações e significados …
- Estar informado ou conhecer
- Ter conhecimento específico (descr
- Conceituar e compreender relações de causa e efeito num contexto.
- Perguntar, investigar e conduzir uma conversa.
- Pressentir via percepção e instinto.
- Prever, antever e diagnosticar fatos.
- Prática e experiência.
- Bom senso, prudência e sensatez.
- Grupo de conhecimentos específicos.
- Aplicação de um método científico.
- Cultura … comportamento social , costumes, hábitos .
- Educação … conhecimentos, habilidades e traços de caráter.
- Instrução … conhecimento sobre disciplina, habilidade, ferramenta ou método “específico”.
- Criação … desenvolver peças artísticas para desenvolver sentimentos, desejos e compra.
- Habilidade … fazer de forma eficaz e eficiente.
São muitos os propósitos, objetivos e processos cognitivos do ser humano, que podem ser acionados.
de aprendizagem diferentes, que envolvem a cognição – conjunto de funções e recursos mentais, para a aquisição de conhecimentos.
Para ganhar conhecimento, é fundamental distinguir os tipos de conhecimento, criar categorias, avaliar as qualidades de cada categoria, enumerar os tipos e subtipos.
Após fazer isso, reçacionar quais os conhecimento específicos estão atrelados a que atividades tarefas e objetivos específicos.
Ensinar como acionar diferentes tipos de conhecimento.
Formular objetivo e metas SMART de gestão e conhecimento.
Explicar como deve ser sistematizada a criação, construção e armazenamento da informação e conhecimento.
Definir fontes, meios, formatos da informação será transferida entre pessoas para pessoas, pessoas para máquinas, de máquinas para pessoas e entre máquinas.
Quais os princípios, conceitos e contextos, modelos, métodos, ferramentas serão compartilhados e usados.
Garantir à todos uma visão clara do que é necessário e suficiente em termos de conhecimento para atingir os objetivos estratégicos (de longo prazo) e de curto prazos (atividades e tarefas).
(a gestão de conhecimento de indivíduos e empresa visa “ganhar inteligência ou habilidade e capacidade para acioná-los … exige criar sistemas e mecanismos cognitivos mentais e materiais para acionar pensamentos e conhecimentos, de forma sistemática, síncrona, alinhada, com autonomia, r”on the job” … isso significa não só compreender e desenvolver a “cognição do indivíduo”(ex. eu e você), mas também a cognição de grupo de pessoas, empresas e grupos sociais.
Como Obter Conhecimento?
Ao longo da história da humanidade foram desenvolvidos muitos métodos para adquirir conhecimento via a ciência e a arte.
- Razão e lógica.
- Prova matemática.
- Método científico.
- Método de tentativa e erro.
- Aplicação de um algoritmo.
- Aprendizado via experiência.
- Por uma autoridade ou especialista.
- Ouvir depoimento de testemunhas.
- Observar o mundo em seu “estado natural”, sem realizar nenhum experimento.
- Adquirir conhecimento embutido na língua , cultura ou tradições .
- Por indagação dialógica (conversa).
- Meditação ou iluminação após um período de meditação
Tipos de Conhecimento
Uma classificação bastante utilizada e segmenta o conhecimento em três tipos:
- O saber por familiaridade é “saber conviver” e está na base dos outros dpois tipos de saber: “saber o que” e “saber fazer”.
- Saber o que” é o saber descritivo ou proposicional”
- O saber como é o saber fazer e interagir com o ambiente.
- Todos os 3 conhecimentos são sinérgicos
Objetivo
Explicar o que é conhecimento e como pode ser adquirido de forma mais inteligente.
Destacar a importância fundamental do processamento e qualidade de dados e informação para o conhecimento.
Destacar a diferença do conhecimento descritivo (saber o que) e tácito (saber como)
Enfatizar a importância, conceitos e procedimentos para a “aprendizagem tácita”.
Enfatizar a importância do estudo do conhecimento para você se tornar uma pessoa epistêmica!
Indicar trilhas de aprendizagem e acesso a métodos e ferramentas para desenvolver o conhecimento da sua empresa.
Saber por Familiaridade
Todo o conhecimento repousa, em última instância, no conhecimento por familiaridade.
Bertran Russel
- Saber por Familiaridade = Saber Conviver
- É o saber por ter experiência direta, observação e uso dos sentidos.
- É o conhecimento sobre uma pessoa, lugar ou coisa, tipicamente obtida através da experiência perceptiva
- É mais simples que “saber o que” (conhecimento por descrição).
- É um conhecimento independente do saber “o que” e saber “como”.
- Conhecimento por familiaridade é um estado mental no qual estamos conscientes de alguma coisa, via os nossos sentidos, e a partir daí inferir coisas.
- Interação de uma pessoa com um objeto.
.Se você está acostumado com alguma coisa, se você lida e se relaciona habitualmente com ela, então você pode dizer que a conhece por familiaridade
O grau de conhecimento, nessa perspectiva, é função do grau de familiaridade: quanto mais familiar, mais conhecido.
Sob a ótica da abordagem científica, a familiaridade não é um critério de conhecimento e é inimiga do esforço de conhecer.
A sensação subjetiva de conhecimento associada à familiaridade é ilusória e inibidora da curiosidade interrogante de onde brota o saber.
O familiar não tem o dom de se tornar um conhecimento conhecido só porque estamos habituados a ele.
Ao contrário, o que estamos acostumados, revela-se com frequência o mais difícil de conhecer verdadeiramente.
Nós humanos convivemos com a experiência subjetiva dos sentidos e muitas vezes julgamos conhecer ou compreender sem saber explicar.
Somo seres subjetivos
Saber “O que”
Terminologias
- Saber “O que”
- Conhecimento Explícito
- Conhecimento que pode ser articulado, codificado, armazenado e acessado, expresso em linguagem formal, compartilhado na forma de dados, fórmulas, especificações, manuais, processável, codificável, transmissível, armazenável
- Conhecimento Descritivo
- Conhecimento Proposicional
- Conhecimento Indireto
- Conhecimento à priori
O Conhecimento Explícito é o conhecimento das Verdades e não da Experiência (tácito).
É um conhecimento complementar ao conhecimento tácito.
É o conhecimento indireto, à priori, baseado na comunicação humana …. testemunhos, leitura, escrita, fala, escuta.
Benefícios do Conhecimento Explícito
Adquirir conhecimento que não depende de experiência … ex. matemática, história, filosofia.
Demanda muito menos tempo de ensino e aprendizagem do que o “saber como” (saber fazer).
Orienta à priori “qualidade e quantidade” do conhecimento … o que, quem, porque, quando, onde, como, quanto?
É o tipo de saber estudado pela epistemologia, ramo da filosofia que estuda a “comunicação humana”.
- crenças … identificar e orientar em que acreditar.
- verdades …
- justificar crenças … para transformar em conhecimento.
- regras de inferências lógicas …
- argumentos
- deduções e induções
É o “saber descritivo”, que resume ou sintetiza o mundo real.
Explica a empresa, modelo de negócio, objetivos, situações, metas, estratégias, planos, execuções, etc.
Contrasta com o “saber fazer”, como criar a empresa, modelar o negócio, formular objetivos, analisar situações, formular metas, etc.
É o método de saber mais aplicado na maioria das escolas e empresas para transferir e construir o conhecimento.
Não revela o que realmente aconteceu ou que irá acontecer, mas provê referências, situações, histórias, contextos, imagens, falas, escritos, etc.
É o conhecimento que pode se transformar em conhecimento “como fazer”, quando for necessário.
Pode ser reproduzido de várias formas.
É apreendido com ou sem experiência, mas a experiência pode ajudar muito, devido ao conhecimento tácito.
É caracterizado por conceitos, princípios e crenças justificadas.
É expandido e aprofundado pelo raciocínio, ou saber lógico, argumentativo, justificativo e inferencial (dedutivo e indutivo).
É também expansível pela repetição de experiências (saber como).
“Saber o que” não é o retrato do que aconteceu ou acontecerá, mas ajuda a quebrar paradigmas, chegar mais próximo da realidade, de forma mais eficaz e eficiente … é uma das formas de explicar o “saber como” e o “saber por familiaridade”.
Fórmula do Conhecimento Explícito:
CONHECIMENTO EXPLÍCITO = DADOS + INFORMAÇÃO + DOCUMENTOS + REGISTROS + ARQUIVOS + MÉTODOS + TEORIAS.
Saber Como ou Conhecimento Tácito ou Conhecimento Implícito
Saber como (fazer) é o conhecimento aprendido após experiência.
É também chamado de conhecimento implícito, tácito ou “a posteriori”.
Significa saber cumprir objetivos reais.
Saber fazer pode significar.
- criar.
- gerar.
- causar.
- realizar.
- desempenhar.
- produzir.
- empreender.
- praticar.
- tudo que muda a natureza ou interage com o ambiente, via os 5 sentidos.
“Saber como” é A Habilidade de fazer alguma coisa “bem feita”.
É a “inteligência específica aprendida e não genética” e ambas formam a “inteligência geral de uma pessoa”.
É um saber mais complexo do que o conhecimento descritivo.
Envolve muito mais recursos cognitivos da pessoa.
- tipos de memórias.
- conexões neurais.
- informações,
- sistema nervoso
- sistema muscular
O fazer envolve diretamente as funções cognitivas de uma pessoa
- Atenção … controlar a atenção ativa (disposição), atenção seletiva, atenção concentrada, atenção alternada e multitarefa simultaneidade).
- Percepção … usar os 5 sentidos, interpretar e “transduzir” as “informações sensoriais” em “informações memoráveis”.
- Memória … gravar e relembrar informações.
- Pensamento … raciocinar de forma lógica.
- Comunicação … usar a leitura, escrita, fala, escuta e linguagem corporal.
- Aprendizagem … ganhar conhecimento e aplicar na prática.
São muito mais difíceis de explicar, qualificar e quantificar, onde a ciência ainda tem muito que estudar a sua natureza, causas e efeitos.
As habilidades do “como fazer” são bem mais difíceis de serem aprendidas, percebidas, interpretadas e explicadas pelas pessoas que as têm.
Saber fazer é subjetivo e transferir “conhecimento tácito” é um “misto de arte e ciência”, envolve balancear “conhecimento consciente” e “conhecimento inconsciente” (intransferível).
Experiência
O saber tácito está diretamente relacionado com a experiência, que pertence a uma “categoria de conhecimento superior”, que engloba conhecimento tácito e familiaridade.
A experiência reúne eventos conscientes que explicitam a existência interna da pessoa) e a existência externa do ambiente, pelas suas relações de causa e efeito.
A experiência é uma fonte original de informações primárias pela interação com o ambiente.
São percepções e interpretações das informações sensoriais, que ficam gravadas na nossa mente via critérios subjetivos.
São bastante memoráveis, contêm muitas e muitas conexões neurais, com algumas inesquecíveis.
A experiência registra o presente, com a influência do passado e com o objetivo futuro.
É influenciada pelo sujeito e suas subjetividades, devido a sua natureza humana.
A Experiência é intransferível e o conhecimento tácito já pode ser transferível com a ajuda do pensamento descritivo e familiarização.
Experiência, Pensar e Imaginar.
Qual a diferença em termos cognitivos?
Experiência contrasta com pensar ou imaginar.
Experiência é fazer algo e depende dos 5 sentidos.
Pensar é um processo cognitivo consciente, que pode acontecer independente dos 5 sentidos.
Imaginar é uma categoria de pensar, mais elaborada ou de “nível superior”, significa:
- conceituar, criar objetos e simulações mentais sem usar os sentidos. ex. um movimento, uma imagem de solução, um sistema, etc.
- recriar experiência passadas, reviver. relembrar.
- criar coisas que ainda não existem, ou criar novas utilidades para as coisas.
Especificamente falando, só a “consciência sensorial” conta como experiência e identifica a diferença entre experienciar do pensar e imaginar.
Conhecimento Explícito x Conhecimento Tácito
Conhecimento Explícito.
Se alguém pede para você explicar um processo ou um fluxo de trabalho isto pode ser feito rapidamente, por ser um conhecimento explícito
x
Conhecimento Tácito
Se lhe perguntarem como fazer algo como dirigir um carro, fica difícil explicar “inteiramente” como você faz isso.
O gerente de contas que conhece cada cliente pelo nome e pode resolver uma situação desafiadora em minutos usa o conhecimento tácito.
O engenheiro que trabalha com uma máquina durante anos e entende suas idiossincrasias únicas usa conhecimento tácito.Características do Conhecimento Tácito
O Conhecimento Tácito está associado ao saber fazer, competir, criar, resolver problemas reais, tomar decisões,
desempenhar, diferenciar e ter sucesso …
- Experiência … o conhecimento tácito é construído com a experiência e pode ser transformado em vantagem competitiva frente aos concorrentes.
- Inteligência Competitiva … o conhecimento tácito representa um reservatório de recursos intangíveis onde a sua empresa pode ganhar vantagem competitiva já que esse conhecimento é muito difícil de imitar, de transferir, de construir e demanda tempo, bem maior que o conhecimento descritivo.
- Criatividade e Resolução de Problemas … pessoas criativas e motivadas são os requisitos para desenvolver o conhecimento tácito e o sucesso de uma empresa.
- Tomada de Decisão e Qualidade de Serviços. O conhecimento tácito tem alguns poderes únicos, tais como, aumentar a qualidade do trabalho das pessoas, facilitar a tomada de decisão, melhorar a precisão do desempenho, diferenciar a empresa.
- Sucesso … independentemente de como a empresa e um indivíduo desenvolve o seu conhecimento, quem é curioso e busca conhecimento tácito é altamente propício ao sucesso.
Check List – Métodos para Desenvolver o Conhecimento Tácito
O conhecimento tácito pode ser desenvolvido pela combinação de boas práticas
Interação Face a Face.
Segundo pesquisas, a maneira mais eficaz de propagar o conhecimento tácito é via a interação social face-a-face.
Isso torna-se desafiador diante do mundo virtual.
Conversação.
Transmitir o conhecimento tácito através de conversas é uma maneira brilhante de lidar com obstáculos e dificuldades no compartilhamento de conhecimento.
“Conceitos práticos” podem ser facilmente explicados desta maneira.
Compartilhar experiência.
É impossível substituir a experiência de uma pessoa ou empresa, mas existem outras soluções.
Você pode reduzir significativamente o tempo de aprendizagem do criando oportunidades e atalhos para compartilhar esse conhecimento.
Aprendemos através da experiência dos outros.
Histórias que contamos uns aos outros são conhecimento tácito.
Abordagens, roteiros e scripts, idem.
Reter conhecimento.
Aprender mais rápido é necessário, mas não é suficiente.
A principal vantagem é resgatar mais rápido o que foi aprendido.
Neste sentido, técnicas de retenção e transferência de conhecimento são fatores chave para o sucesso.
O uso de ferramentas cognitivas são “ferramentas tácitas”, já que criam uma “ponte” entre o método e o fazer.
O uso de ferramentas cognitivas gera blocos de informação padronizados, com lições aprendidas, que facilitam reter e transferir o conhecimento.
- Check lists.
- Roteiros
- Scripts.
- Procedimentos,.
- Mapas mentais.
- Mapas conceituais são exemplos de “ferramentas tácitas” que ajudam a registrar e transferir o conhecimento tácito.
Permite orientar a adequação do sujeito com o objeto ou realidade.
Contratar e manter talentos.
Contratar pessoas inteligentes atrai outras pessoas inteligentes, conversas inteligentes, comportamentos inteligentes … é como “matéria atrai matéria”.
Para manter talentos é necessário um ambiente propício
- interação face a face.
- conversação.
- retenção de conhecimento.
- compartilhamento de experiências.
- lições Aprendidas.
- trabalho em equipe.
Trabalhar em equipe.
Resolver problemas em equipe.
Conversar sobre as atividades.
Discutir eficiência e resultados.
Construir confiança.
Envolver as pessoas intensamente no contexto.
Obter uma “experiência compartilhada” na memória de cada um e da empresa, que possa ser transferida através de relacionamentos
A transferência acontece quando os membros da equipe interagem com os outros, geralmente realizando tarefas semelhantes em processos repetitivos.
Palavras chaves. dados, informação, conhecimento, conhecimento explícito, conhecimento tácito, conhecimento científico, era do conhecimento.
Resumo sobre Dados, Informação e Conhecimento
O conhecimento é a faculdade humana resultante da informação tratada e interpretada.
DADOS > INFORMAÇÃO > CONHECIMENTO EXPLÍCITO > CONHECIMENTO TÁCITO > INTELIGÊNCIA > SABEDORIA
Podemos classificar o conhecimento em conhecimento explícito e tácito.
O conhecimento explícito está associado a dados, informação, documentos, registros, arquivos … pode ser facilmente comunicado e compartilhado.
O conhecimento tácito é obtido através da interação entre indivíduos … é aprendido por observação, imitação e demanda tempo.
O conhecimento permite ganhar vantagem competitiva … é difícil de ser imitado ou transferido para concorrentes.
Mesmo que VOCÊ possua uma infinidade de informações isso não significa que possa fazer julgamento ou fazer inferências … para tal deve-se ter conhecimento.
O contexto que se impõe hoje é o da sociedade da informação e do conhecimento, que está apoiada em tecnologias de informação e comunicação numa estrutura em rede.
Esta contextualização traz consigo a nova forma de administrar os negócios, cujos principais ativos são a informação e o conhecimento, que acessados, compartilhados e trabalhados, geram o conhecimento novo, a inovação e inteligência competitiva.
Teste seu conhecimento sobre Conhecimento.
- Relembre o conteúdo lido via palavras chave.
- Qual a importância do aprendizado sobre conhecimento para você?
- O que é conhecimento?
- Quais são as demandas e impactos da era do conhecimento?
- Quais são as características do conhecimento?
- Quais as diferenças entre informação e conhecimento?
- O que é conhecimento explicito?
- O que é conhecimento tácito?
- Qual a diferença entre conhecimento explícito e tácito? Dê exemplos.
- Como desenvolver o conhecimento tácito nas empresas?
- O que significa conhecimento científico?