A estrutura piramidal é secular.
Muito usada no egito e até hoje.
Talvez perto de você exista uma edificação piramidal, um utensílio e certamente existe alguma dentro da sua mente representando uma lembrança.
A pirâmide uma estrutura que tem várias características importantes para suportar construções físicas e cognitivas e apresenta uma descrição gráfica clara sobre os vários aspéctos ou qualidades importantes de estruturas e hierarquias de dados, empresa, produtos, ofertas, tais como:
- Autoridade …
- Continuidade
- Controle
- Durabilidade
- Elegância
- Flexibilidade
- Funções
- Hierarquia
- Simplicidade
- Robustez
- Usabilidade
- Verficabilidade
O check list pode ser usado para avaliar e comparar estrututuras
Nos ensina sobre fundamentos para o desenvolvimento de estruturas.
É um check list estruturado e gráfico de 12 princípios estruturais que facilita a escolhae adoção de estruturas e seus modelos que representarão a realidade e servirão de parãmtros para dimensionamento e desempenho.
Características de uma boa estrutura
Características da boa estrutura podem ser elaboradas e expandidas para serem aplicadas às arquiteturas das empresas e sistemas de aprendizagem …
Durabilidade
- Resistir de forma robusta
- Resiliente para pequenas mudanças no sistema de negócios, informações, aplicações e tecnologia.
Usabilidade
- Fácil de implementar.
- Útil e funcional para as pessoas que a utilizam.
- Quando implementada resulta em resultados práticos.
Simplicidade
- Focar em propósitos e objetivos específicos.
- Definir a quantidade mínima de níveis e componentes.
- Gerar menos custos diretos e indiretos … desperdícios e esforços.
- Prover facilidade de comunicação … clareza de cada componente e função.
- Rapidez para chegar da base ao topo da estrutura e vice-versa.
Flexibilidade e Continuidade
- Durar e apresentar mecanismos que garantam sua sustentabilidade.
- Ser capaz de incorporar mudanças.
Hierarquia, Autoridade e Funções
- Existir diferentes níveis e componentes subordinados.
- Definir objetivos, funções, atividades para cada nível e componente.
- Explicitar relacionamentos chave para serem preservados.
- Definir autoridade de cima para baixo.
- Níveis reduzidos de conflito e ineficiências.
Autoridade
- Responsabilizar o nível superior pelo controle e avaliação da execução do nível imediatamente anterior.
- Cada pessoa (componente da estrutura) tem responsabilidade “não só” sobre o seu trabalho, mas também, manter a “ordem geral”, identificar e comunicar desvios, que impactam o todo.
- Delegar autoridade de forma clara, sistemática e limitada para a tomada de decisão.
Verificabilidade
- Medir sistematicamente se a arquitetura está funcionando como planejado, sem efeitos colaterais.
- Entregar e refletir a proposta de valor prometida na missão, valor e visão da empresa.
- Modelar as medidas para verificar os objetivos de negócio (e metas).
Elegância
A arquitetura deve ter boa forma e funções.