O objetivo do mapa mental, “check list e glossário é destacar de forma sumária o que é cognição e principais conceitos na perspectiva da empresa.
Apresentar 2 ferramentas cogtitivas de gestão do conhecimento:
- Mapa Mental
- Check List com “100 conceitos de Cognição”
Duas ferramentas articuladas para a gestão PDCA do Conhecimento
Facilita a aprendizagem, conscientização do que é cognição e métodos e ferramentas mentais ou cognitivas para pensar melhor, com mais QI – inteligência e QE – emoção.
- Aprender … é o processo de adquirir novos conhecimentos ou modificar conhecimentos , comportamentos , habilidades , valores ou preferências.
- Aprender a Aprender … metacognição, consciência do processo cognitivo, aprendizagem cognitiva, capacidade do autodidata, usar ferramentas para a construção e transferência.
- Atitude … demonstrar ou expressar uma crença, propensão, tendência, comportamento, indícios, para fazer alguma coisa.
- Autoaprender … aprender a aprender, gerenciar o tempo de aprendizagem, identificar oportunidades de aprendizagem, desenvolver capacidades para superar obstáculos, usar estratégias e ferramentas cognitivas para diferentes situações.
- Aprendizagem … é um conjunto de processos cognitivos em que novas informações são adicionadas ao conhecimento do indivíduo.
- Aprendizagem Associativa … foca em conectar o novo conhecimento ao conhecimento corrente para gerar entendimento e compreensão; cria ganchos e gatilhos metais; na aprendizagem associativa uma pessoa ou animal aprende pela associação entre dois estímulos ou eventos criando significado.
- Aprendizagem Ativa … aplicar métodos e ferramentas para ativamente, deliberadamente, continuamente, em camadas, aumentar eficiência do aprendizado.
- Aprendizagem Cognitiva … uso de ferramentas cognitivas para separar e combinar funções da atenção, percepção, linguagem, memória, processamento da informação e conhecimento.
- Aprendizagem Construtivista … teoria do conhecimento baseada no “aproveitar” o que já sabemos, experiências prévias, registros na memória de longo prazo, modelos mentais empregados, crenças, métodos e ferramentas cognitivas, para ” construir“ o conhecimento.
- Aprendizagem “On the job” … aprender trabalhando e trabalhar aprendendo, com métodos e ferramentas.
- Arte – capacidade de criar e materializar “coisas”, conceitos, estética, emoções, expressar conhecimento, imaginação, habilidade técnica, beleza, poder emocional, para atrair as pessoas, dar sensação de prazer, beleza e compreensão.
- Associação – é uma “conexão mental” entre conceitos, eventos ou estados mentais fruto de experiências específicas; aumentam a capacidade de memorização e aprendizado.
- Atenção – direcionar e concentrar atividade mental, respeito, amabilidade, zelo.
- Atitude – tendência da pessoa a um julgamento predeterminado.
- Autoconsciência – descobrir a si mesmo, perceber reações, sentimentos, refletire justificar crenças, valores e gostos.
- Autocontrole – controlar a si mesmo, atenção, processo de aprendizagem, e forma flexível, deliberada e sob medida.
- Autodidatismo – educação do futuro, sem ou pouca orientação de mestres ou instituições.
- Aprendizagem On the job – inserir e instrumentalizar ferramentas de trabalho e aprendizado para serem usadas no dia a dia; para que o próprio ciclo de negócio impulsione o aprendizado e o aprendizado impulsion o processo de negócio e criar sinergia … essa estratégia permite atingir um nível de maestria controlada e ao longo do em menor tempo, já que gera muita repetição, teoria e prática .. o indivíduo e a empresa escolhem o assunto que estudará, o material de estudo, o ritmo e o tempo de estudo … isso pode e deve ser feito via ferramentas cognitivas inseridas nas rotinas de trabalho … ou seja aprender trabalhando e trabalhar aprendendo … não exige educação formal e pode ser um complemento ou uma alternativa à educação formal.
- Automotivação – Identificar várias fontes de automotivação e semelhanças de situações; inspirar, ajudar a tomar decisões, resolver problemas, descobrir novas necessidades, criar novas soluções e transformar a vida das pessoas positivamente.
- Cérebro – é o órgão localizado na cavidade craniana que apresenta uma grande quantidade de neurônios … usa “processamento paralelo”, ou seja, várias partes do cérebro conseguem trabalhar ao mesmo tempo (por exemplo, dirigir, escutar um som e conversar ao mesmo tempo) … tem dois hemisférios cerebrais e vários módulos cognitivos, especializadas em atividades específicas … todos os nossos conhecimentos, pensamentos, emoções são processados por ele, que de forma central, conduz todos os nossos comportamentos, ações e reações.
- Ciência – constrói e organiza o conhecimento tendo como base o método científico.
- Ciência Cognitiva é o estudo da mente, processos, natureza, funções da cognição (inteligência e comportamento), com foco em como os sistemas nervosos representam, processam e transformam informações; percepção , memória , atenção , raciocínio e emoção ; envolve várias áreas como a lingüística, psicologia , inteligência artificial , filosofia , neurociência e antropologia .
- Cognição – é “a ação mental ou processo de aquisição de conhecimento e entendimento através do pensamento, experiência e sentidos”.
- Comportamento – motivaçõs e reações da pessoa com o ambiente … quanto mais compreendemos nosso cérebro, funcionamento, mais compreendemos nossos comportamentos, potencializamos nossos resultados.
- Comunicação. Desenvolver habilidades de comunicação, como ouvir, escrever, falar, conversar, fazer apresentações, e assim por diante.
- Conhecimento – é informação tratada e interpretada.
- Conexões Neurais – os neurônios se ligam, um ao outro, por meio de tentáculos, os axônios … essas ligações, dá-se o nome de sinapses ou conexões neurais.
- Conhecimento Explícito – conhecimento adquirido
- Conhecimento Tácito –
- Dados – são símbolos, podem existir de várias formas e não têm nenhum significado por si só.
- Descoberta é o ato de identificar algo novo, ou algo anteriormente não reconhecido como significativo; é a observação de novos fenômenos, novas ações ou novos eventos e fornece um novo raciocínio para explicar o conhecimento coletado por essas observações com conhecimentos previamente adquiridos do pensamento abstrato e das experiências cotidianas.
- Empatia. Capacidade para ouvir, entender e sentir os sentimentos e emoções, alegrias e dores das pessoas.
- Especialista.
- Feedback é uma das estratégias mais eficazes na melhoria do desempenho da aprendizagem, junto com questionamento orientado para os indicadores de desempenho, a auto avaliação e devem serem feitos para facilitar para o aluno e vice versa.
- Feedforward são informações sobre a diferença entre o nível real e o nível desejado de desempenho, que levam à ação corretiva e eliminar a diferença; funciona como um elo entre o ensino e a aprendizagem; é através dele que os facilitadores e alunos comunicam as informações da avaliação; o feedback deve ser uma informação “just-in-time” (no tempo certo), “just-for-me” (só para mim), fornecido quando e onde for mais adequado.
- Ferramentas Cognitivas – são conceitos, artefatos, blocos de informação e toda a sorte de ferramentas para aumentar a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem; têm 4 funções básicas: buscar, apresentar, organizar e integrar informações.
- Funil de Aprendizagem – ferramenta para
- Ganchos Mentais …
- Gatilhos Mentais …
- Imaginação – sinônimo de criatividade, criar a partir da combinação de ideias; Imaginar coisas que não viriam à mente normalmente; criar cenários e perspectivas próprias.
- Informação. São dados tratados, tem significado e suporta decisões
- Instrumentação – adaptar a ferramenta para o ambiente de tarefa; é composta de 2 passos: 1) moldar ou adaptar a ferramenta ao ambiente de trabalho e 2) desenvolvimento e cultivo de práticas pessoais e coletivas necessárias para usar produtivamente a ferramenta.
- Inteligência – é a capacidade de resolver novos problemas ou conflitos, usar o conhecimento corrente; criar e se adaptar a novas situações … as pessoas têm vários tipos de inteligências ou inteligências múltiplas.
- Inteligência Corporal / Cinestésica – usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos.
- Inteligência Emocional são habilidade Interpessoais e Intrapessoais, como autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
- Inteligência Visual ou Espacial – para se orientar no espaço, ler uma planta, um mapa.
- Inteligência Interpessoal – entender as intenções e os desejos dos outros e de se relacionar bem em sociedade.
- Inteligência Intrapessoal – conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar objetivos.
- Inteligência Linguística – habilidade para transmitir e receber informação, ler, escrever, falar, comunicar, gestualizar,
- Inteligência Lógico-matemático – resolver problemas; realizar operações numéricas e fazer deduções; resolver problemas.
- Inteligência Musical para fazer música, tocar, cantar e escutar.
- Inteligências Múltiplas. Teoria que sustenta que temos vários tipos de inteligências … que podem e devem ser desenvolvidos para gerar maior capacidade e desempenho cognitivo e tomar melhores decisões e escolhas na vida.
- Leitura Ativa –
- Mapa conceitual – é um diagrama que ilustra relações sugeridas entre conceitos; é uma ferramenta gráfica usada para organizar e estruturar o conhecimento , ou uma maneira de desenvolver o pensamento lógico e habilidades, revelar conexões e ajudar a ver como as ideias e conceitos individuais formam um todo maior.
- Mapa Mental – é um diagrama que simula a estrutura lógica do nosso modo de pensar; assemelha-se a um neurônio ou uma árvore vista de cima.
- Memorização. É a capacidade de ampliar a capacidade de construir e reter informações na sua memória, pelo fato de ampliar a quantidade de informações e conexões neurais.
- Mente – conjunto de processos e capacidades cognitivos alojados no cérebro … responsável por processar sentimentos, emoções, atitudes e ações.
- Meta Cognição – consciência e ao automonitoramento do ato cognitivo ou aprendizagem sobre o processo da aprendizagem
- Método – uma forma inteligente e eficiente de fazer um processo.
- Método Científico – fundamentado na observação cuidadosa, ceticismo rigoroso, formulação de hipóteses, indução, medição, teste de hipóteses, refinamento (ou eliminação) de hipóteses e formulação de teorias.
- Módulos Cognitivos. O cérebro tem diferentes módulos cognitivos ou inteligências, tais como: linguístico, lógico-matemático, musical, espacial para se orientar no espaço, psicocinética, intrapessoal e interpessoal para se relacionar com outras pessoas.
- Módulos Cognitivos. O cérebro tem diferentes módulos cognitivos ou inteligências, tais como:
- Neurociência – é o estudo científico do sistema nervoso … é um ramo da biologia para entender as propriedades dos neurônios, como eles se transformam, recebem, memorizam, selecionam, elaboram, arquivam e processam todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensoriais.
- Neurociência Cognitiva – estuda a biologia da cognição, com foco nas conexões neurais do cérebro envolvidas nos processos mentais; como as atividades cognitivas são afetadas ou controladas por circuitos neurais no cérebro.
- Neurociência x Psicologia – relação estreita e complementar; neurociência estuda o funcionamento do cérebro sob a ótica do sistema nervoso e suas estruturas, a psicologia análise a mente, como processamos as informações e nos comportamos.
- Neurônios – são as células no cérebro responsáveis por reter conhecimento via conexões (sinapses) com outros neurônios para formar redes neurais; podem se esgotar depois de 30 a 40 minutos de uso intenso; precisam de tempo para serem recompostos; o esgotamento pode ser percebido pela dificuldade de concentrar a atenção e redução do desempenho de muitos outros processos cognitivos.
- Observação -é a aquisição ativa de informações de uma fonte primária; envolve sentidos; pode envolver a percepção e o registro de dados via instrumentos científicos . O termo também pode se referir a quaisquer dados coletados durante a atividade científica. As observações podem ser qualitativas , ou seja, apenas a ausência ou presença de uma propriedade é observada ou quantitativa se um valor numérico for anexado ao fenômeno observado por contagem ou medição .
- Pensamento – abrange um “fluxo de idéias e associações orientadas a objetivos que podem levar a uma conclusão da realidade” … suporta muitos processos cognitivos … permite que os humanos entendam, interpretem, representem ou modelem o mundo que experimentam e façam previsões
- Pensamento difuso –
- Pensamento focado –
- Percepção – é a organização, identificação e interpretação das informações sensoriais , a fim de representar e entender as informações apresentadas, ou o ambiente.
- Pergunta
- Perguntas Socrátiva
- Plasticidade cerebral
- Prática Deliberada
- Processos Cognitivos
- Processos Cognitivos – são conjunto de funções cognitivas para gerar cognição; exemplos: atenção, observação, percepção, interpretação, organização, categorização, memorização, generalização, linguagem, pensamento.
- Processos Cognitivos Básicos
- Processos Cognitivos Executivos
- Processos Cognitivos de ordem superior
- Psicologia – analisa o comportamento e a mente ao mesmo tempo … visa compreender indivíduos e grupos, estabelecer princípios gerais e pesquisar casos específicos.
- Psicologia Cognitiva estuda a ligação entre cognição e comportamento.
- Psicologia analisa o comportamento e a mente ao mesmo tempo … visa compreender indivíduos e grupos, estabelecer princípios gerais e pesquisar casos específicos.
- Questionar
- Raciocício – pensar lógico.
- Reflexão – pensamento.
- Relembrar
- Repetição Espaçada –
- Significação – tem o mesmo significado de associação..
- Sistema nervoso – coordena as ações e informações sensoriais dos animais; tem duas partes principais, o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico(PNS); o SNC é constituído pelo cérebro e medula espinhal; o SNP consiste principalmente de nervos , que são feixes fechados de fibras ou axônios longos, que conectam o SNC a todas as outras partes do corpo.
- Sistema nervoso coordena as ações e informações sensoriais dos animais; tem duas partes principais, o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico(PNS); o SNC é constituído pelo cérebro e medula espinhal; o SNP consiste principalmente de nervos , que são feixes fechados de fibras ou axônios longos, que conectam o SNC a todas as outras partes do corpo.
- Sono –
- Sociabilidade.
- Vocabulário. Melhorar o vocabulário, dominar idiomas, formar sentenças mais rápido e com maior qualidade, não ficar preso por falta de palavra, aumentar a fluência e compreensão da leitura, escrita e comunicação.
–
–