Avatar ou Cliente ideal ou Melhor Potencial Comprador
Avatar – o cliente ideal

Veja na sequência principais habilidades demandadas pelas principais funções empresariais.

Empresários

  1. Modelo de negócio
  2. PDCA e gestão de negócio.
  3. Planejamento empresarial
  4. Objetivos Empresariais
  5. Análise de SWOT
  6. Estratégia Empresarial
  7. Proposição de Valor
  8. Plano de Negócio.
  9. Plano Estratégico
  10. Plano Operacional
  11. Plano Financeiro
  12. Plano de Marketing
  13. Plano de Venda

Gerentes de RH

  1. Recrutar, selecionar, treinar profissionais.
  2. Atrair profissionais talentosos.
  3. Reduzir a rotatividade de profissionais.
  4. Elaborar planos, gerenciar programas avaliar desempenho de programas de treinamento.
  5. Aumentar a produtividade e o engajamento dos profissionais da empresa.
  6. Atender o orçamento da área, reduzir custos sem comprometer a qualidade.
  7. Contratar fornecedores.
  8. Alinhar conhecimentos, habilidades e comportamentos dos profissionais aos objetivos e comportamentos desejados da empresa.

Gerentes de Equipes de Venda

  • Definir metas e formas de atingi-la.
  • Garantir a realização de métodos de venda eficazes.
  • Gerenciar o atingimento das metas de vendas.
  • Contratar vendedores.
  • Capacitar vendedores no método de vendas da empresa.
  • Definir recompensas do sistema de vendas.
  • Potencializar o resultado da equipe com tecnologias de vendas.
  • Desenvolver a cultura de marketing e venda na empresa.
  • Fazer reuniões de controle de vendas.

Vendedores e Representantes de Venda

  1. Construir relacionamentos.
  2. Selecionar clientes potenciais.
  3. Prospectar oportunidades de venda.
  4. Planejar e avaliar o sucesso do contato.
  5. Desenvolver a Fluência Situacional.
  6. Desenvolver abordagens e scripts.
  7. Avaliar o valor da oferta e concorrência
  8. Fazer contatos de venda
  9. Investigar necessidades, desejos e demandas.
  10. Criar Imagens de Solução e aumentar o desejo de compra.
  11. Qualificar oportunidades de venda
  12. Balancear a venda – priorizar e alocar tempo.
  13. Saber se comunicar – oral, escrita, corporal.
  14. Contar histórias – atenção, emoção, sentimento, interesse, desejo e ação
  15. Pesquisar informações sobre clientes, tendências de mercado.
  16. Conhecer a Oferta, posicionamento no mercado e problemas que ela resolve.
  17. Formular soluções sob-medida.
  18. Prevenir e tratar objeções e reclamações.
  19. Fechar a venda no momento certo.
  20. Negociar para resolver impasses e fechar a venda.

Gerentes de Serviços

  1. Criar e desenvolver ofertas – produtos, serviços e soluções – que gerem ótima experiência para o usuário.
  2. Desenvolver o Mix 7P e proposição de valor das ofertas (produtos, serviços e soluções )
  3. Liderar e inspirar pessoas a acreditarem na sua visão.
  4. Priorizar as modificações mais importantes para as ofertas
  5. Estar constantemente aprendendo sobre o negócio em que está envolvido.
  6. Capacitar a empresa para criar as melhores soluções para os problemas priorizados.
  7. Saber de comunicar de forma verbal e escrita.
  8. Desenvolver relacionamento com toda a empresa e transitar entre diferentes universos.
  9. Fazer benchmarking para buscar as melhores práticas do mercado e ganhar vantagem competitiva.
  10. Educar os clientes para obterem melhores experiências, sucesso e adoção das  funcionalidades desenvolvidas.

Gerentes de Canais de Venda

  1. Conhecer particularidades de cada canal e como eles funcionam.
  2. Desenvolver estratégias para seus canais de vendas
  3. Criar e monitorar indicadores de desempenho.
  4. Investigar as necessidades, desejos e demandas dos canais de venda.
  5. Facilitar tanto a divulgação da marca, produtos e serviços, quanto os contatos dos clientes com o negócio e suas ofertas.
  6. Conhecer produtos/serviços e realizar compras ou
  7. Combinar os vário canais de divulgação e vendas, tais como pontos de venda, venda direta , telemarketing e canais de venda online, para obter o melhor “mix de canais”

Gerentes de TI

  1. Mapear, automatizar e recursos TIC com processos de negócios.
  2. Gerenciar os recursos de TI
  3. Governança de TI.
  4. Tomar decisões chave de governança de TI
  5. Conhecer os principais frameworks de TI
  6. Instalar, configurar, expandir, proteger e reparar os sistemas de informação e comunicação.

Palavra Chaves

Palavras chaves funções empresariais: avatar, empresários, gerente de RH, gerente de venda, vendedor, gerente de serviço, gerente de canal, gerente de TI,

Conclusão e Pontos de Atenção
  • Empresários – modelo de negócio, planejamento estratégico, planejamento empresarial, marketing, venda, comportamento do consumidor, gestão financeira.
  • Gerente de RH – recrutamento, treinamento, atrair talentos, produtividade, engajamento, orçamento, fornecedores, qualidade, custos.
  • Gerentes de equipes – metas, métodos, monitoramento, balanceamento, contratação, recompensas, tecnologias de venda, cultura de vendas, coaching. reuniões de controle.
  • Vendedores – plano de contato, preparação, simulação da venda; marketing, marketing digital, rapport, prospecção, investigação, qualificação, administração do tempo, comunicação, contação de histórias, pesquisas, plano de contato, preparação, simulação da venda, tratar objeções, fechar a venda, negociar, balancear.