8 princípios para incorporar Bons Hábitos
- Se conscientizar da importância dos hábitos, que podem ser percebidos como costumes, práticas, rotinas, usos, manias, vícios e regras; bons hábitos são importantes porque agregam valor à saúde física e mental, aumentam a capacidade de aprendizado, resolução de problemas, criação de soluções e ao mesmo tempo, reduzem o stress da decisão.
- Incorporar novos e bons hábitos é uma habilidade fundamental para alcançar excelência; por exemplo, a procrastinação é um mau hábito e pode ser evitada desenvolvendo novos hábitos e excelência no “gerenciamento do tempo e agenda diária”; adicionalmente, pequenas mudanças, ou pequenas novas habilidades na forma de você pensar e fazer as coisas, podem causar grandes resultados. Exemplos: hábito para acordar, respirar, pensar, memorizar, organizar, ler, resolver problemas, aprender,
- Usar ferramentas cognitivas. A melhor forma de incorporar novos e bons hábitos é usar ferramentas cognitivas para facilitar ganhar conhecimento, inteligência e excelência aos poucos, via repetições espaçadas e deliberadas. As ferramentas cognitivas permitem executar melhor e com menor esforço um pensamento, a resolução de um problema, a criação de um serviço, aumentar o conhecimento e suas várias inteligências.
- Repetições Espaçadas. Um hábito novo para ser enraizado necessita de pelo menos 30 dias para ser instalado em você, via repetições espaçadas; isso pode não ser fácil no início, mas vencida essa barreira inicial ele se fixa e pode ser aprimorado com mais facilidade e prazer.
- Começar pequeno. Ter autoconsciência e autocontrole para não inserir muitas mudanças e tornar o processo enfadonho, sacrificante e ingerenciável; “é melhor ser bem sucedido com um novo hábito do que mal sucedido em vários”.
- Ajustar a sua agenda. Dar a importância devida à um novo hábito; exercite o seu “pensamento estratégico”; pare, pense e reflita; por exemplo, inicie um novo hábito programando 30 minutos de estudo e prática diário; durante a jornada poderá ter tropeço, e isso é normal; inserir o novo hábito na sua agenda diária e definir horários para acostumar o seu corpo e cérebro ao novo hábito e facilitar o seu cérebro a criar ganchos e gatilhos mentais para enraizar o hábito.
- Programar Comemorações. Quando atingir uma meta comemore; ou melhor, programe as suas comemorações; procure associar sempre um esforço a uma recompensa e vice-versa; esse mecanismo, comprovadamente educa os animais e humanos a desafios e recompensas cada vez maiores; possibilita gerar uma expiral positiva de aprendizado, motivação e realizações.
- Descansar e Refletir. Avaliar a biblioteca de hábitos na sua mente antes de incorporar novos hábitos; perguntar ao seu subconsciente, que trabalha o tempo todo, “qual o novo hábito que devo aprimorar ou acrescentar aos meus hábitos correntes?”, repita essa pergunta como um gatilho mental a cada 30 dias, para você planejar o seu próximo ciclo de desenvolvimento de habilidades.
Utilizar as suas capacidades cerebrais
Desenvolver habilidades para usar eficientemente os modos de pensar focado e difuso.
- Usar técnicas e ferramentas para usar o modo focado, concentrar a atenção e resolver problemas.
- Usar técnicas e ferramentas para acessar o modo modo difuso de pensar e examinar o problema trabalhado pelo modo focado, numa nova maneira, mais ampla, conceitual, em perspectivas diferentes.
- Desenvolver habilidades para comutar os modos de pensar focado – difuso e vice versa, aumentar a sinergia das funções cerebrais e, em virtude disso, rodar os processos cognitivos com maior eficácia e eficiência.
- Se conscientizar que “trabalhar no modo focado é como produzir tijolos e trabalhar no modo difuso é como juntar os tijolos com argamassa” (Bárbara Oakley, ‘”Aprendendo a Aprender”).
Gerenciar períodos de Concentração e Intervalos
A concentração é para o cérebro como a contração é para um músculo …
Não é possível manter a concentração por um grande período de tempo, ou melhor, não é adequado … os neurônios entram em exaustão.
O ideal é fazer o cérebro alternar entre modo focado e difuso.
- Modo Focado – de 30 a 40 minutos
- Modo Difuso – 5 a 10 minutos
- Após fazer 3 a 5 ciclos fazer um intervalo maior de 20 minutos.
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Usar diferentes tipos de Leitura
- LEITURA DE HELICÓPTERO – é um tipo de leitura rápida do todo para preparar o aprendizado; ganhar uma visão panorâmica; uma boa pratica e folhear (livro) ou navegar (internet) o bloco de informações rapidamente, identificar autor, título, subtítulos, imagens, palavras chave, perguntas principais, conclusões; o objetivo é focar rapidamente a estrutura e principais conceitos do bloco de informações/aprendizado e com isso, disparar o modo difuso; fazer o cérebro buscar conexões com as informações que você conhece. Esse procedimento pode ser feito em vários estágios do processo de aprendizado e acionar o modo difuso de pensar.
- LEITURA ATIVA – é o tipo de leitura construtivista, onde você interage com o texto, de várias formas, sublinhar palavras chave e anotações sumárias.
- LEITURA ALTERNATIVA – é usar fontes diferentes para o mesmo bloco de aprendizado, para acrescentar diferentes perspectivas e referências.
- RESUMIR – é apresentar o conteúdo (bloco de informação) de forma sintética; apresentar de forma abreviada as questões fundamentais, identificar as palavras chaves, topicalizar para explicitar relações e hierarquias entre os conceitos, usar mapas mentais e conceituais.
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Escolha técnicas, materiais e fontes de estudo variadas para o mesmo assunto. E nos momentos de lazer, procure assuntos bem diferentes, para arejar as ideias.
Preparar a sua mente para o aprendizado.
- Avaliar estrategicamente o aprendizado que você terá pela frente.
- Buscar a ideia geral do que se irá aprender antes, para depois compreender cada componente do todo.
- Ou seja, olhar primeiro numa visão panorâmica e rápida ou visão de helicóptero ou “visão difusa”, o assunto; por exemplo no caso de um livro, identificar o autor, a introdução, folhear rapidamente a sequência de capítulos, sessões, títulos, imagens, resumos e conclusões e até perguntas, caso existam; olhar o conjunto;
- Isso preparará a sua mente para trabalhar o modo difuso imediatamente e iniciar o processo de conscientização e preparo para o aprendizado (criar ganchos mentais para pendurar seus pensamentos, conectar o novo conhecimento com o conhecimento corrente, aumentar a significância do aprendizado).
- Pensar global e agir local.
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Construir Blocos de Informação
Blocos de informação são unidades de informação que podem ter diferentes formatos e significados; são abstrações simplificadoras, como símbolos, siglas, ideias, conceitos e procedimentos para agrupar as informações para gerar conhecimento e inteligência, ajudar o seu cérebro funcionar mais eficientemente para relembrar, decidir, resolver problemas, criar, repetir e aprender.
- Depois de um bloco criado para uma ideia ou conceito, você não precisa se lembrar de todos os detalhes subjacentes, já que a ideia principal , o bloco, é suficiente.
- Podemos construir blocos de informação para aumentar a nossa eficiência cerebral para buscar, organizar, integrar e informações desenvolver habilidades e expandir conhecimentos (saber) e habilidades (fazer).
- Blocos de informação devem ser formados com o uso combinado de várias técnicas e ferramentas cognitivas para explorar as nossas múltiplas inteligências de forma mais inteligente.
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Acessar Multiplas fontes de Informações
Usar mais de uma fonte é bastante indicado para aprofundar o aprendizado.
Essa técnica agrupa informações em diferentes perspectivas e ligeiramente diferentes sobre um mesmo conceito, aumenta as suas associações e por conseguinte significados.
Os mapas mentais são ferramentas que ajudam muito a organização e o uso de múltiplas fontes, combinando múltiplos ramos e palavras chaves.
Evitar Bloqueios Mentais
Bloqueios são frequentes quando você concentra a sua atenção no modo focado e não consegue resolver o problema. nessas situações você deve deliberadamente acessar o modo difuso de pensar para “refrescar” a sua mente. Veja algumas técnicas:
- Piscar os olhos para reavaliar uma situação; permite uma micro pausa que desativa a atenção por um breve momento, revigora e renova a sua consciência e perspectiva.
- Olhar para longe no horizonte e olhar para perto; comutar essas perspectivas.
- Fechar os olhos para evitar distrações e se concentrar numa resposta.
- Desviar o olhar e atenção para outro ponto e desviar a atenção do problema, por alguns instantes, para estimular o modo difuso trabalhar o problema.
Resolução de Problemas
Resolver problemas faz: 1) você entender o conceito e 2) aplicar o conceito como uma ferramenta.
- É um método recomendado sempre, antes de ver as soluções. E só recorrer a solução do problema se ficar “bloqueado”.
- Resolver problemas é outro método eficaz de “enraizar” blocos na sua mente e torná-lo mais iluminado, visível para quando precisar dele.
Mapas Mentais
O mapas mentais descrevem um bloco de informação via uma estrutura radial centrada num conceito principal conectado à outros conceitos via ramos, palavras chaves, desenhos, cores e imagem.
- Apresentam uma estrutura aberta muito mais eficiente para o tratamento do nosso cérebro, onde os ramos podem ir crescendo para a extremidade do papel, de forma multidimensional.
- Facilta a inserção e comparação de múltiplas fontes de informação e a análise de suas semelhanças e diferenças.
- As revisões e repetições espaçadas são muito facilitadas pelo uso dos mapas mentais.
Repetição Espaçada
- A formação de blocos tem como princípio selecionar as ideias principais, exige seleção (tomada de decisão) e conscientização, que são processos cognitivos de enraizamento de blocos de conhecimento.
- No processo de formação de blocos de informação a recordação deve ser espaçada;
- Não se pode deixar passar muito tempo para recordar, caso contrário a informação será apagada da memória de longo prazo e você terá que recomeçar do zero.
Releitura x Relembrar
A releitura é um método adequado para fazer exercícios de “ repetição espaçada” quando se passou um tempo significativo após a leitura de um bloco de informação.
- Recordar é uma das ferramentas mais eficientes para o aprendizado; é muito mais eficaz do que reler; demanda muito mais concentração da atenção.
- A simples leitura pode dar a ilusão de competência.
- O melhor tipo de autoteste é recordar, “fechar o livro” e tentar se lembrar do que leu; quando recordamos exigimos concentração do cérebro
- Praticar problemas e conceitos em uma variedade de situações ajuda a construir blocos enraizados e com riqueza conceitual;
Sublinhar e Destacar Textos
Destacar ou sublinhar textos são práticas que exigem cuidado, pode provocar a ilusão de que o material sublinhado ou destacado está no seu cérebro, quando na realidade não está; pode ser uma perda de tempo.
- A formação de blocos tem como princípio selecionar as ideias principais, exige seleção (tomada de decisão) e conscientização, que são processos cognitivos de enraizamento de blocos de conhecimento.
- No processo de formação de blocos de informação a recordação deve ser espaçada; não se pode deixar passar muito tempo para recordar; caso contrário a informação será apagada da memória de longo prazo e você terá que recomeçar do zero.
Sumarizar
Intercalar o aprendizado
Intercalar significa treinar fazendo uma mistura de diferentes tipos de problemas que exigem estratégias diferentes.
- Continuar o estudo quando você já entendeu bem o material é chamado de sobreaprendizagem; você precisa cuidar para não exagerar na repetição da sobreaprendizagem para não desperdiçar o seu tempo.
- Na realidade, dominar um novo assunto significa aprender a selecionar a técnica adequada para a resolução de um tipo de problema, ou praticar a solução de problemas que exigem técnicas diferentes; ou seja você precisa acostumar o seu cérebro a usar outras técnicas além de uma ferramenta específica de resolução de problemas.
-Usar
Fazer Associações
- Pegar um elemento novo que você está aprendendo e associar com alguma coisa que você já conhece.
- Essa é a base do funcionamento da memória.
- Não existe memorização, e por conseguinte, aprendizado, sem associação.
- A associação é a base dos principais métodos de memorização.
- Associações são criadas com ganchos e gatilhos.
- Ganchos são artefatos mentais para memorizar blocos de informação.
- Para criar ganchos você deve aumentar a quantidade de informações que entram na memória para conectar a informação nova com as informações antigas.
- Embora a criação de ganchos demanda mais memória e processos cognitivos para fixarmos na memória, eles geram grande econonia de tempo para recuperar as informação na memória de longo prazo;
- Os ganchos mentais facilitam as revisões e as tornam bem mais rápidas, já que será mais rápido lembrar das coisas porque você criou a associação – uma espécie de trilha para acessas as informações;
- O tempo gasto pensando nas associações (ganchos) inicialmente é disparadamente compensado compensado ao longo dos ciclos de aprendizado; o tempo para processar o bloco de informação diminui significativamente.
Tirar uma soneca para acessar o modo difuso de pensar
Thomas Edison famoso por sua criatividade, aproveitava o modo difuso; usava a seguinte técnica: relaxava para tirar uma soneca, sentado com um rolamento de metal na mão; ao dormir o rolamento caia da sua mão numa frigideira ou chapa de metal que ele deixava no chão e o acordava com o barulho; ao acordar, ele aproveitava o estado difuso do despertar da soneca e anotava os fragmentos de pensamento que vinham na sua mente no modo difuso.
- Dormir é uma boa forma de fazer seu cérebro pensar livremente sobre um problema que você quer resolver ou trabalhando de forma criativa; usa o modo difuso de pensar e ajuda você a atingir um nível de compreensão mais elevado.
- O sono talvez seja o fator mais eficaz e importante para fazer o modo difuso enfrentar um problema difícil, de forma descontraída; o modo difuso funciona como uma parada para restabelecer conexões e energias.
- Dormir pensando no assunto é uma boa prática; o cérebro precisa de tempo para resolver a tensão entre os modos focado e difuso que ocorre quando você está aprendendo novos conceitos e técnicas.
- Bloqueio é agarrar-se a uma primeira ideia inicial e bloquear outras conexões com outras ideias ou formas de resolver o problema; isso é muito comum e reduz o nosso desempenho mental.
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Técnica Pomodoro para evitar a procrastinação
O que é a procrastinação?
- A procrastinação é geralmente um problema para muitas pessoas porque ela deixa algo para depois e como resultado acaba restando pouco tempo para focar no problema resolvê-lo de forma adequada.
- Nós deixamos para depois as coisas que nos causam desconforto.
- A procrastinação é um hábito que influencia muitas áreas importantes da sua vida; é como um vício, que proporciona uma sensação de bem-estar da realidade; pode até se tornar um motivo de desculpa par maus resultados..
- Mesmo se não parecer urgente é muito importante manter a procrastinação sob controle.
Como evitar a Procrastinação
Uma técnica simples e efetiva, de gerenciar o tempo e conscientizá-lo da necessidade de permutar o modo focado para o difuso e vice versa, é conhecida como técnica Pomodoro, que orienta os seguintes passos:
- Programar o seu cronômetro para um período de 25 minutos.
- Direcionar a sua atenção para o processo, fazer a tarefa (ou aprendizado), ao invés de se preocupar em terminar a tarefa (ou aprendizado).
- Após os 25 minutos, dar uma pausa na tarefa e se dar como recompensa 5 minutos para fazer qualquer atividade prazerosa.
- Se conscientizar que a etapa de 5 minutos é tão importante quanto a etapa de 25 minutos.
- Repitir esse processo durante o seu dia.
- Avaliar no final do dia quantos ciclos de aprendizado você conseguiu, quais as tarefas você conseguiu realizar e refletir sobre a tarefa que foi mais importante.
Quais os benefícios do gerenciamento do tempo dos modos de pensamento focado e difuso?
Quando fazemos pausas, o modo difuso está trabalhando em segundo plano; você continua aprendendo enquanto descansa.
A melhor forma de evitar a procrastinação e reduzir o seu tempo para aprender é criar o hábito de administrar seu tempo de tarefas e aprendizado.
A técnica Pomodoro não rouba ou desperdiça o seu tempo, pelo contrário, faz você administrá-lo de forma mais efetiva e ajuda você a atingir os resultados esperados, pelo contínuo exercício da gestão de seus processos.
Maior esforço inicial para menor esforço total