A figura ilustra o funil de marketing usado para articular campanhas do marketing.
São 3 tipos básicos de campanhas do marketing digital (AQUISIÇÃO, MONETIZAÇÃO e ENGAJAMENTO),
Cada campanha deriva de uma análise situacional e planejamento estratégico, para avaliar o que o mercado quer e como atendê-lo …
Definição do Cliente Ideal da Campanha de Marketing
A definição do Avatar é o foco da campanha de maketing e afeta à todos os outros componentes de sua campanha de marketing.
Exemplo de perguntas para definir o avatar …
- AVATAR – Quais são as especificidades do público alvo em relação a objetivos, valores, função, demografia, fontes de informação, problemas e objeções?
- MARKETING de CONTEÚDO – quais os tipos de conteúdos digitais como artigos de blog, vídeos, podcasts, ferramentas cognitivas, seminários web, dentre outras, que precisam ser criadas para atrair e converter o seu avatar?
- PESQUISAS DE MARKETING – quais soluções e palavras chave que o seu avatar usará nos motores de busca (Google e outros)?
- MÍDIAS SOCIAIS – quais são as mídias sociais que o seu avatar usa e quais são os tópicos que ele discute ou tem mais interesse?
- E-MAIL MARKETING – Quais avatar devem receber e-mail marketing?
- PLATAFORMAS DIGITAIS – Quais as plataformas de marketing você deve investir e como alcançar a sua audiência?
- NECESSIDADES, PROBLEMAS e DESEJOS – Quais os problemas que o seu avatar tenta ou quer resolver?
- DESCRIÇÃO DA OFERTA – Como você deve descrever a sua oferta para despertar o desejo de compra do seu avatar?
5 Objetivos das Campanhas do Marketing Digital
- AUMENTAR O CONHECIMENTO DA MARCA. Aumentar o conhecimento sobre necessidades e as soluções que a sua empresa pode dar – fazer os clientes refletirem sobre o estado antes e depois das suas soluções e a agregação de valor advindas. (AQUISIÇÃO).
- ADQUIRIR NOVOS POTENCIAIS COMPRADORES e CLIENTES. Esse é o objetivo primário da maioria dos negócios. (AQUISIÇÃO).
- MONETIZAR CLIENTES. Vender mais produtos e serviços. Usar táticas de upsell e cross-sell para os melhores potenciais clientes e clientes. (MONETIZAÇÃO).
- FACILITAR O USO DA OFERTA. Ajudar novos potenciais compradores e novos clientes no uso da oferta adquirida; fazer conhecer quem você é e como obter sucesso com os serviços e produtos adquiridos; criar conteúdo para educar como devem usar os produtos e serviços; como devem proceder em caso de dúvidas ou necessidade de ajuda. (MONETIZAÇÃO)
- DESENVOLVER COMUNIDADE. Para advogar e promover a marca; usar mídias sociais para incentivar os clientes falarem bem dos seus produtos. Criar newsletter para criar satisfação e fidelidade. (ENGAJAMENTO)
5 Características das Campanhas de Marketing
Campanhas de marketing têm, de uma forma geral, as seguintes características.
- VÁRIOS OBJETIVOS. São baseadas em um conjunto de objetivos articulados, não um único;
- VÁRIOS COMPONENTES. São compostas de vários componentes, tais como conteúdo digital, páginas web, ferramentas como e-mails, formulários para troca de informações de contato e compra; visibilidade de tráfego; monitoramento para avaliar qual o desempenho da campanha.
- JORNADA DO CLIENTE. São projetadas para atrair e ajudar o cliente a trilhar a sua jornada gradualmente.
- CHAMADAS PARA AÇÃO. Têm comandos e instruções para provocar respostas imediatas na audiência, tais como compre agora, clique aqui, veja esse vídeo, telefone para nós, e assim por diante; remover a inércia do potencial comprador para fazer a ação que você quer que ele faça.
- DURAÇÃO. As campanhas podem ser de curta ou longa duração.
Funcionamento das Campanhas de Marketing
As campanhas são processos, compostos de várias etapas simples …
- O potencial cliente primeiramente encontra um anúncio, como um banner.
- O click no anúncio transfere o potencial comprador para uma página do site que explica os benefícios de fazer negócios com a empresa e lista de seus produtos.
- A escolha de um produto leva o potencial comprador para uma outra página que descreve características e benefícios do produto.
- Se o potencial comprador se interessar pelo produto ele pode transferir o produto para um carrinho de compras.
- Se quiser um outro produto, poderá voltar à página do passo 2.
- Se quiser finalizar a compra é transferido para outra página que resume o pedido, com lista dos produtos selecionados, preços , total da compra, forma de pagamento e solicitação de confirmação da compra.
- Após confirmação um recibo de compra e informações sobre procedimentos de aquisição e uso é encaminhado para o cliente.
Qual o tipo de campanha que devo usar neste momento?
A resposta a esta pergunta pode ser desdobrada em 3 perguntas:
- Se o objetivo for aumentar a quantidade de potenciais clientes e clientes, então fazer campanha de AQUISIÇÃO.
- Se o objetivos for aumentar o ticket de venda dos já clientes, então fazer campanha de MONETIZAÇÃO.
- Se o objetivo for aumentar a interação com a marca, então fazer campanha de ENGAJAMENTO.