Quais são exemplos de Boas Práticas para o planejamento?
1. Envolver todo o time
Responsabilidades importantes podem falhar para uma pessoa ou um grupo de pessoas. No entanto, o time como um todo deve estar envolvido e comprometido para atingir o melhor resultado possível e ser “resiliente”, ou seja, ter habilidade para recuperar e ajustar desvios. Times, quando trabalham com alta visibilidade de objetivos, conhecimentos e informações, refinam estimativas, através de contribuições e novas perspectivas.
2. Planejar em diferentes níveis ou perspectivas
Não cometa o erro de pensar que uma nova versão de plano seja autossuficiente. Um plano de comunicação, um plano diário, semanal e mensal tem objetivos diferentes e se complementam.
3. Explicitar as incertezas
Nenhum plano é 100% correto. Garanta explicitar incertezas nas versões de planos produzidas por você. Se estimativas estão com alto nível de incerteza, explicite-as. Se prazos estão com alto grau de incerteza, explicite-os também. As incertezas fazem parte da natureza do planejamento. Um dos fatores que explica a razão de ser do planejamento é a incerteza.
4. Replanejar constantemente
Sempre identifique e valorize o benefício de uma nova versão de planejamento. Atualize as incertezas. Se uma nova versão identifica premissas falsas, atualize-as. Use a oportunidade de replanejamento para garantir que o projeto esteja direcionado para gerar o maior valor para a empresa.
5. Manter todos informados do progresso do projeto
Manter uma regularidade no encaminhamento de relatórios simples, de fácil leitura, e com indicadores de progresso é primordial para gerar comprometimento e um ritmo de gestão.
6. Reconhecer a importância do aprendizado
Em virtude de um projeto gerar novos conhecimentos sobre um produto, os planos devem ser atualizados para inserir esses novos conhecimentos, novas necessidades de clientes, novas configurações de atendimento, novas funcionalidades, novas práticas em trabalho em time, e assim por diante. Esse procedimento ajusta expectativas sobre o nosso progresso e sobre a nossa abordagem.
7. Fazer estimativas e planos baseados em fatos e dados
Sempre associe estimativa e prazos com a realidade, baseados em valores observados.