Quais são as dimensões que devem ser analisadas no projeto de Rede IP?
Alguns pontos importantes para o projeto de rede IP podem ser segmentados nas dimensões GEEDDS – Gerência, Economia, Escalabilidade, Disponibilidade, Desempenho e Segurança. Veja abaixo um resumo:
Gerenciamento . A gestão da rede é importante porque fornece uma maneira de monitorar a saúde da rede, para verificar as condições de operação, para isolar falhas e configurar os dispositivos para efetuar mudanças. Um pouco de pro atividade na fase de projeto pode levar a uma implementação muito mais fácil de recursos de gestão.
Economia. Um projeto de rede IP que atende a todos os requisitos da organização, mas que está 200% do orçamento, deverá ser revisto. Equilibrar requisitos de custo com os requisitos de custos seja talvez um dos aspectos mais difíceis de um projeto de rede. A essência está na palavra compromisso ou tradeoffs.
Escalabilidade. Uma rede bem concebida deve ser escalável, de modo a crescer. Introdução de novos hosts, servidores ou redes, não deve exigir uma reformulação completa da topologia da rede. A topologia escolhida deve ser capaz de acomodar a expansão devido a requisitos comerciais. Padrões Abertos. O projeto inteiro e os componentes que constroem a rede devem ser baseados em padrões abertos, o que implica em flexibilidade para interconectar diferentes dispositivos de diferentes fornecedores. Modularidade. Modularidade divide um sistema complexo em menores, mais gerenciáveis ??e torna a implantação muito mais fácil de manusear. Modularidade assegura também que uma falha numa determinada parte da rede possa ser isolada de modo que não irá afetar toda a rede. A operacionalização da rede é melhorada com a concepção modular. Por exemplo, adicionar um novo segmento de rede ou uma nova aplicação para a rede não vai exigir re-endereçamento de todos os hosts da rede. Elasticidade. Elasticidade é a capacidade da rede aumentar e diminuir de acordo com a necessidade, sem folgas ou gargalos. Isto gera economia e simplifica o planejamento de rede.
Disponibilidade / Confiabilidade. Requisitos de negócios certamente exigem um nível de disponibilidade e confiabilidade da rede. Um sistema de negociações de ações, com base em uma rede para garantir tempo de resposta de transação de três segundos, não faz sentido se a rede está inoperante em três dos sete dias da semana! O tempo médio entre falhas (MTBF) dos componentes devem ser considerados quando da concepção da rede, do mesmo modo que o tempo médio para reparo (MTTR). Adicionalmente, criar redundância lógica na rede é tão importante como a redundância física. Será tarde demais e caro se a redundância e confiabilidade de uma rede for avaliada no meio da fase de implantação.
Desempenho. Existem dois tipos de medidas de desempenho que devem ser considerados para a rede. Uma é o throughput e o outra é o tempo de resposta. Throughput é a quantidade de dados que podem ser enviados no menor tempo possível, enquanto o tempo de resposta é o tempo que um usuário deve esperar até um resultado seja retornado do sistema. Esses dois fatores precisam ser considerados ao projetar a rede. Não é aceitável projetar uma rede sem cumprir esses 2 requisitos.
Segurança. A segurança de rede de uma organização é um aspecto importante em um projeto, especialmente quando a rede faz interface com a Internet. Os riscos de segurança devem ser tratados no projeto da rede. Considerar a segurança numa fase posterior deixa a rede aberta para ataques até que todos os buracos de segurança estejam fechados. E, uma abordagem reativa ao invés de proativa é muito mais cara.
Até logo!