Como desenvolver uma estratégia de migração para cloud?
Muitas empresas acreditam que podem reduzir os custos de gerenciamento da infraestrutura de TI, via cloud computing. A questão não é tão simples assim. Existem muitas situações que cloud pode ser uma boa escolha e existem outras que não.
É necessário que a empresa defina um plano de migração. Veja a seguir 5 componentes que devem fazer parte do plano:
- Quando e como usar um serviço cloud público, privado ou híbrido?
- Qual a estratégia empresarial para gerenciar CAPEX e OPEX ao longo do tempo?
- Quais e como serão alcançados os níveis de serviço requeridos para cada aplicação?
- Quais as questões regulatórias que devem ser suportadas pelo provedor do datacenter e o provedor de cloud?
- Como serão controlados os dados após a mudança do datacenter para a nuvem?
Observe que não existe uma resposta padrão. A decisão dependerá do datacenter, das aplicações, do portifólio de serviços e as necessidades de mudança no negócio. Veja os exemplos …
- Se você tem a necessidade de testar uma nova aplicação de vendas de produtos on line, antes de entregar para os clientes e tem limitações de recursos internos para tal, cloud pode ser uma boa alternativa.
- Se existe a necessidade de cortar custos e despesas de capital e aplicações, por exemplo, o correio corporativo, que esteja demandando muito recurso, a solução de SaaS pode substituir com grandes vantagens e cloud provavelmente será uma boa escolha.
- Suponha que a empresa esteja desenvolvendo uma aplicação que pode transformar o seu modelo de negócio. Uma plataforma PaaS, que inclui um ambiente de desenvolvimento bem projetado, com novas ferramentas e novas interfaces que permitam conectar diferentes ambientes, isolar o ambiente de produção do ambiente de desenvolvimento e teste, pode ser um excelente caminho para alcançar isso de forma rápida.
- Suponha que uma empresa lançou uma solução SaaS para a sua aplicação de gerência de cliente, para substituir o seu sistema de CRM – custom relatioship management que estava rodando no datacenter por anos. Diante disso, a empresa agora deseja mover o datacenter para a nuvem. Como fazer isso se o main frame da empresa roda transações de pedidos que valem milhões? Após uma avaliação, você identifica que, pelo fato do sistema ser usado por poucas pessoas e que as informações precisam ser cuidadosamente controladas, cloud não é uma boa escolha.
- Outro exemplo. O CIO da sua empresa descobriu um novo software que pode resolver um sério problema, mas você não está convencido que a solução seja boa. Ao invés de comprar uma licença, a sua empresa pode decidir usá-la como um serviço. Após seis meses se ela provar ser valiosa, a aplicação poderá ser via SaaS ou na forma tradicional.
Esses exemplos mostram que que a estratégia de migração para cloud tem várias diferentes dimensões. É necessário um roteiro para avaliar o caminho de forma segura.