O que é virtualização?
Todas as discussões sobre Cloud Computing tem início com a questão da virtualização. Mas o que é virtualização?
- Virtualização é um conjunto de técnicas para a geração de máquinas virtuais que podem ser acessadas remotamente por um usuário e de maneira transparente, como se fosse uma máquina real, física. Uma máquina virtual utiliza recursos de hardware de uma máquina real. Um servidor com grande capacidade de memória e armazenamento, por exemplo, pode ser dividido em várias máquinas virtuais.
- Também é possível se criar no modelo virtual equipamentos, como switches e firewalls, utilizando as técnicas de virtualização. As máquinas virtuais podem ainda se interligar por meio destes switches virtuais e utilizar os firewalls virtuais.
- Cloud Computing exige elasticidade e escalabilidade. Para que isso seja viável é necessário que o provedor de Cloud Computing tenha ganho de escala. Este ganho ocorre com a utilização de técnicas de virtualização que permitem que o provedor utilize ao máximo a sua infraestrutura.
- A virtualização otimiza o uso da infraestrutura de um provedor de Cloud Computing, oferecendo ganho de escala e uso racional dos recursos de hardwar.
- O mundo atual de TI é praticamente todo online. Desta forma, é indiferente se o servidor que estamos acessando é real ou virtual. Assim, a virtualização viabiliza, de forma transparente, o uso compartilhado de recursos computacionais.
Quais são os benefícios da Virtualização?
Embora seja verdade que um computador real seja mais rápido do que um computador simulado, a perda de eficiência devido a virtualização é de poucos percentuais e não chega a afetar o desempenho de um servidor, cujo gargalo de desempenho está no fato de passar a maioria do seu tempo em estado de espera pelo processo do cliente.
Muitos dos servidores passam a maioria do seu tempo sem fazer nada. Virtualização é uma boa oportunidade para reduzir esses tempos ociosos. Adicionalmente a esse benefício básico de eficiência, existem outros importantes benefícios:
Custo do Hardware. Existe uma grande redução. Por exemplo, 10 computadores servidores de U$$ 4000 (total de U$ 40.000), podem ser substituídos por 2 computadores servidores de U$ 10.000 (mais prover redundância) e um software de hypervisor de U$ 5.000.
Custo de Energia. Muitas empresas dizem que a virtualização chega a economias de consumo de seus servidores em até 80%. Isso é resultado do uso de menos hardware de computador. Um computador rodando 10 servidores virtuais usa aproximadamente 1/10 de energia se fossem utilizados 10 servidores em hardwares separados.
Recuperabilidade. Um dos grandes benefícios da virtualização é a rápida recuperação. Suponha uma empresa com 10 servidores, cada qual rodando em hardwares separados. Se um dos servidores falhar (por exemplo um problema na placa mãe), este servidor estará não disponível até o concerto do computador. Por outro lado, se esses 10 servidores estiverem rodando como máquinas virtuais em 2 computadores diferentes, e um deles falhar, as máquinas virtuais, que estejam rodando no computador defeituoso, poderão ser transferidas para outro computador numa fração de minutos. Obviamente, haverá uma queda de desempenho, quando 10 máquinas virtuais rodam em apenas 1 computador, mas o importante é que todos estarão rodando após um pequena interrupção ou nenhuma interrupção – com “hipervisors” avançados, o tempo de interrupção pode ser eliminado.
Recuperação de desastres. Além do benefício da recuperabilidade quando da ocorrência de falhas de hardware, um benefício ainda maior da virtualização é revelado na situação de recuperação de desastres. Suponha uma empresa com 20 servidores separados. No caso de um desastre, como um incêndio, numa instalação tradicional, o tempo para obter os 20 servidores, copiar e rodar no novo hardware, poderá ser de semanas. Em contrapartida, máquinas virtuais nada mais são que arquivos que podem ser copiados em fitas. Como resultado, numa situação de recuperação de desastre , tudo que tem que ser feito é remontar um único computador e reistalar o software hipervisor, recuperar as cópias das máquinas virtuais da fita, reiniciar as máquinas virtuais, obter o backup e rodar as aplicações em questão de dias, ao invés de semanas.