Selecionar e trabalhar “problemas prático-científicos é insumo “básico” da gestão da mudança, que é o processo para preparar as pessoas para adotar mudanças, de forma a atingir novos objetivos para atender a missão, valores e visão.
Problema é tudo que merece solução.
Problema prático é aquele que se relaciona com ação, força, causa e efeito, comportamento, ocorrências, movimentos.
Problema prático-científico é aquele solucionado através de métodos e ferramentas científicos, experienciados, testados e aprovados pela empresa, entidades, escolas acadêmicas e de negócios.
Cabe a cada empresa e indivíduo selecionar e desenvolver o seu conjunto de problemas chave, que são diferentes e dinâmicos.
Pergunte para você mesmo …
- Quais são os principais problemas da empresa?
- Como estão relacionados?
- Quais os 5 ou 10 problemas principais que você selecionaria?
- Acrescentaria outros classes de problemas?
Veja na sequência check list que destaca áreas de investigação científica da gestão de empresas e negócios.

Check List e Diagnóstico.
Seleção de 20 Problemas Práticos e Científicos na Empresa.
- Aprendizado “on the job” … sistematizar aprender e trabalhar no local de trabalho, uso sistematizado baseado em ferramentas científicas e autonomia controlada.
- Autonomia Controlada … treinar, disponibilizar ferramentas, normas e regras para orientar tarefas específicas de forma científica, com máximo de consciência e mínimo de supervisão, descentralizar tomadas de decisão.
- Canais … selecionar e desenvolver canais de logística, informação, comunicação, marketing e venda.
- Cliente Ideal … selecionar os clientes mais rentáveis para as estratégias e ações de marketing e vendas.
- Conhecimento … gerenciar, armazenar, compartilhar e utilizar o conhecimento da empresa.
- Comportamento … declarar intenções, aplicar regras da ética, comunicação, conduta e etiquetas, em todas as atividades e tarefas.
- Ferramenta … executar tarefas com aplicação de métodos científicos.
- Gestão de Tarefa … sistematizar as atividades e ciclos de gestão – planejamento, desempenho, monitoramento, controle e ajustes de tarefas.
- Indicadores de Desempenho Chave (K.P.I) … projetar e avaliar sucesso de tarefas, projetos, pessoas, equipes, mudanças da empresa.
- Indicadores de Tempo Real … selecionar e monitorar movimentos do mercado para direcionar os KPIs da empresa.
- Marca … definir e desenvolver identidade, foco e singularidade de atributos, mensagem de valor, imagem para atrair, vender e fidelizar.
- Mix de Ofertas de Marketing ... definir composto 7P – produto, preço, promoção, praça, pessoa, processo, e evidências físicas, das ofertas de marketing.
- Modelagem … desenvolver, aplicar, balancear e refinar modelo de negócio (lógico) e operacional (físico), atrelados a objetivos e planos.
- Equipar … fornecer para as pessoas os recursos necessários para executar com corretismo, consistência e capacidade as tarefas e pessoas.
- Parcerias … selecionar os melhores profissionais e empresas para agregar e justificar valor específicos e mensuráveis.
- Planos empresariais … garantir a articulação em rede do dos planos estratégico, tático e operacional, sem lacunas e com sinergia.
- Proposta de Valor … definir conjunto de atributos e declarações para identificar e diferenciar a marca (identidade, signo, símbolo) e ofertas de marketing (mix de produto, serviço ou solução).
- atividades para atingir metas.garantir corretismo, consistência, capacidade e melhorias constantes., aplicar na prática a teoria.
- Rede … desenvolver o conhecimento e inteligência em rede, usar tecnologias de rede social e colaborativa, para suportar a formação da cadeia de valor interna e externa da empresa.
- Regras e Normas …
- Resolver problemas … formular o problema para facilitar a solução, obstáculos, necessidades, melhorias, desejos.
- Sincronizar … alinhar e articular ciclos de planejamento, operações, tarefas e projetos.
- Sistematizar Tarefa … definir e detalhar: 1) O que, 2) Porque, 3) Quem, 4) Onde, 5) Quando, 6) Como e 7) Quanto.
- Decisões racionais … orientar o processo de decisão
- Elaborar planos de referência e de ação (instância do plano de referência).
- Desempenhar uma tarefa (plano, controle e ajuste).
- Desempenhar uma atividades (plano, controle e ajuste).
- Sistematizar atividades e tarefas.
- Criar zonas de desenvolvimento de arendizagem proximal no entormn da taref
Esre check list serve para vários propósitos.

Saiba Mais
- Gestão.
- Indicadores de Controle e Desempenho.
- Mudança.
- Necessidades.
- Objetivos e Metas.
- Pensamento.
- Pesquisa.
- Pessoa.
- Rede.
- Solução de Problemas.