Quais são os serviços de rede mais frequentes demandados por uma filial de pequeno e médio porte?
De uma forma geral, são os seguintes:
Serviços – WAN, LAN e VOZ
- Serviços WAN – Linhas dedicadas, IP VPN MPLS ou Linhas Fast Ethernet
- Serviços LAN – Conectividade Fast Ethernet e Power over Ethernet (PoE)
- Serviços de Voz – Serviços de Telefonia, Unified Communication, Gateway de Voz, Resource Reservation Protocol (RSVP), conectividade analógica à Rede de Telefonia, serviços de emergência, Fax, Codecs, …
Network – Escalabilidade, Desempenho e Disponibilidade
- Endereçamento IP e Roteamento – NAT, OSPF, EIRGP, RIPv2, DHCP, Multicast
- QoS – AutoQoS, shaping de tráfego egresso, CoS (classes de serviço), Diffserv,…
- Disponibilidade/Recuperação/Disaster Recovery – Acesso Backup e Roteadores/Switches c/ modularidade e sobressalentes
Segurança
- Segurança de perímetro e AAA – Autenticação, Autorização e Accounty com RADIUS e TACACS+
- Segurança de conexão – Criptografia, Chaves, IPSec, 802.1Q (VLANs), …
- Proteção, Detecção e Redução de Ameaças – IPS, Firewall, 802.1x, detecção e redução de Worm e DoS, ACLs (Access Control List), …
Gerência – Simple Network Management Protocol (SNMP), Syslog para auditagem e análise, monitoramento de fluxo, …
Observação: Esses “serviços de rede” devem ser avaliados sempre, independentemente da filosofia de provimento de serviços TIC da Empresa, que pode ser de forma própria, ou via outsourcing de serviços de datacenter de terceiros, ou via cloud computing ou uma combinação dessas opções.