Diagnóstico: diz respeito a identificação do problema e o seu estágio por meio do reconhecimento dos sintomas e análise de testes, relatórios e exames.
Prognóstico: é a manifestação do especialista quanto às possíveis consequências que o problema pode causar ao sujeito e qual a solução a ser dada.
Diagnóstico é conhecer através do conhecimento.
É o processo analítico de que se vale o especialista ao examinar uma problema ou uma situação, para chegar a uma conclusão
É também o nome dado à conclusão em si mesma.
Foca na causa do problema classificação e evidencia
Tem como sinônimos: diagnose, análise, investigação, pesquisa, reconhecimento, descrição minuciosa de uma situação ou qualificação.
A comunidade científica tem como filosofia aceitar os instrumentos de diagnóstico que foram validados pelo método científico [1, 2].
Diagnóstico e autodiagnóstico são ferramentas metacognitivas para autoregular e automonitorar o conhecimento so sujeito sobre algum objeto do conhecimento.
Entender a situação atual cognitiva e criar zonas de aprendizagem proximal
Podemos evoluir o conhecimento ao longo do tempo com o uso de vários tipos de autodiagnóstico, em camadas, de forma mais específica e detalhada para modelar a realidade no entorno e a forma qie pensamos e fazemos abstrações.
Diagnósticos podem ser usados são gatilhos construídos para acionar o pensamento construtivista.
A atitude e hábito de fazer diagnóstico leva ao autodiagnóstico e vice versa.
Diagnóstico é um tipo de pesquisa.
Diagnosticar é “conhecer o entorno” o contexto e desenvolver abstrações para resolver problemas e tomar decisões de forma mais efeitiva (eficaz e eficiente).
Autodiagnóstico é buscar “conhecer a si mesmo”, é investigar o que temos dentro de nós.
É buscar a compreensão interior sobre um objeto de conhecimento específico.
Examinar profundo sobre as próprias experiências e o que ocorre de mais íntimo em si próprio.
Para assuntos novos, importantes e/ ou urgentes o sujeito entra em contato com pessoas confiáveis, receptivas, interessadas, para ajudar a diagnosticar situação e problema.
Inclusos nesses grupos de pessoas estão os especialistas, acostumados a resolver a categoria de problemas.
O sujeito apresenta seus objetivos, necessidades, problemas, imagens de solução.
Se o assunto for importante e mais complexo, o sujeito agrega exames, resultados e informações, prévios.,
Isso inclui fatos e dados considerados relevantes para resolver o problema, que podem ser uma melhoria, obstáculo, insatisfação, desvantagens, preferência de solução, tomada de decisão ou resolução de problema.
Especialista
O especialista é uma pessoa com reputação de saber aplicar métodos científicos e não científicos para resolver problemas.
Usa métodos e ferramentas para orientar a investigação do problema.
Trabalha com diagnósticos quantitativos padronizados, baseados em estatísticas, como insumo para gerar um diagnóstico qualitativo, baseado na sua experiência e conhecimento científico do problema.
Nesse processo interativo o sujeito e especialista são tanto sujeito quanto objeto do conhecimento, um aprende com o outro.
De posse de diagnósticos quantitativos faz perguntas científicas e interage com o sujeito.
Identifica relações e gera uma diagnóstico qualitativo.
O diagnóstico qualitativo denota a sua percepção, compreensão, interpretação experiência, intuição “apurada para precisar” e explica o “problema”, suas causas raízes e sintomas.
Prescrição
É a síntese, integra diagnostico quantitativo e qualitativo como insumos para gerar um plano de ação.
A prescrição junto com os diagnósticos quantitaivo e qualitativo descreve o que deve ser feito pelo sujeito e para o sujeito.
Esse é um caminho natural e frequente em todos os domínios do conhecimento e da ciência aplicada
Habilidades para Diagnosticar e Prescrever
Desenvolver modelos mentais de diagnostico.
Criar gatilhos prévios e ganchos para serem acionados, nas situações planejadas.
Saber quais os sinais percebidos ou evidenciados.
Ser empático e interagir, mostrar interesse de procurar saber o que o outro sente, pensa, objetiv e qual a sua consciência e explicação do fato ou fenômeno.
Entender a verdade que está dentro de cada um.
Primeiro observar, entender, compreender as reçlações de causa e efeito, comparar com os modelos científicos conhecidos, fatos e dados de situação, problema, implicações
Nunca” prescrever baseado em indícios, aparências ou subjetividade
Dar primeiro atenção ao problema da pessoa.
Chegar a um diagnóstico, após escutar os sintomas” (percepção do problema pela pessoa) para aumentar o desejo de uma prescrição e atenção para a sua solução.
Assumir postura cética.
Aproveitar a oportunidade da atenção do sujeito, desenvolvida e conquistada pelo processo de diagnóstico para que ele valorize a impotância da prescrição.
Conscientizar que diagnosticar é saber procurar a natureza e causa de um problema, possíveis implicações e imagens de solução.
Se conscientizar que o processo de tomada de decisão e resolução de problemas em geral pode ser segmentado em cinco estágios, informar, conscientizar, avaliar alternativas, decidir e avaliar a decisão.
Observar que diagnosticar é conscientizar e está no primeiro estágio do processo de decisão e mexe com o emocional,… é uma etapa fundamentalmente emocional que “introspecta” um problema e “pode causar dor emocional”, que deve ser repsitada e cuidada com atenção para ganhar confiança e conexão com o sujeito.
Do ponto de vista dae hierarquia de conhecimento, significa “ir além de entender, compreender investigar variáveis circunstanciais, causas e fatores que explicam o contexto.
Quando fazemos um diagnóstico mapeamo um contexto para compreendê-lo.
Pensar em diagnóstico nos remete imediatamente a um plano tático-estratégico acima do plano operacional.
Diagnosticar é momento de reflexão, planejamento e meta cognição.
É parar o que está fazendo, analisar a situação atual ao redor do problema e estabelecer metas e estratégias para dar os próximos passos apoidas numa visão de contexto.
Diagnosticar é focado na pessoa, nos problemas, causas, gravidade, urgência, emoções, sentimentos, imagens de solução do problema, atrelados ao contexto.
Diagnósticos sem propósito, objetivos e contexto são inócuos.
Diagnósticos têm componetes qualitativos e quantitativos.
Cada coponente qialitativo do diagnóstico tem sua contraparte quantitativa.
Exemplo de diagnóstico quantitativo: “exame de sangue”.
Exemplo de diagnóstico qualitativo: “uma consulta médica”.
Exemplo de diagnóstico quantitativo: relatório de desempenho.
Prescrever
Avaliar Diagnóstico
- Avaliar a qualidade do diagnóstico … origem, estrutura, clareza, evidências físicas, validade.
- Avaliar a consistência circunstancial … o que, quem, porque, quando, onde, como, quanto (5W2H), que o diagnóstico foi feito.
- Fatores fundamentais … apontados no diagnóstico e associados a desvios.
- Gravidade dos desvios … faixa de tolerância e relevância de fatores.
- Tradeoff … relações de “causa e efeito” entre fatores do diagnóstico.
- Causa raiz … a causa das causas, que gera a hierarquia de problema
Prescrever … baseados nos passos anteriores
- Avaliar alternativas de soluções viáveis (o que) para solucionar a causa raiz.
- Avaliar a melhor solução
- Avaliar objetivo da solução (porque).
- Avaliar quem usará a solução prescrita.
- Cuidados ou preparativos para aplicar a solução.
Exemplos de Diagnósticos na Empresas
Objetivo do Diagnóstico > Ferramenta
- Filosofia Empresarial >
- Modelo de Negócio > Modelo CANVAS.
- Gestão de Negócio > Método PDCA.
- Planejamento > Mapas de Planejamento, PDCA.
- Objetivos e Metas > Análise SMART, 5W2H.
- Situação competitiva > Análise de SWOT, Matriz de Valor.
- Eficácia da Estratégia > Matriz de Valor, Mapa de Valor, Mix 7P, Plano de Referência.
- Plano de Referência > Modelagem de Plano.
- Avaliação de Desempenho > Equação de Desempenho R = V x T = N x % x $
- Nível de Relacionamento ou Engajamento > Funil de Marketing.
- Nível de conscientização de Necessidades > Investigação SPIS.
- Imagem de Solução de um problema > Imagem de Solução.
- Desempenho da Oferta > Matriz de Valor.
- Inteligência Emocional > Mapa de Habilidades Emocionais.
- Habilidades Técnicas > Mapa de Habilidades Técnicas.
- Inteligência Competitiva > Engrenagens da IC.
- Valor Percebido > Fórmula de Valor
Diagnosticar e Prescrever em Vendas
Prescrever em vendas é recomendar uma solução, após um diagnostico.
- É muito comum observar falta de habilidade em diagnosticar ou conscientizar antes de prescrever uma solução.
- Prescrever antes de diagnosticar em vendas causa muitos problemas que poderiam ser evitados.
- Apresentar uma solução antes do comprador perceber claramente o problema é “colocar a carroça antes dos bois”.
- Muitos vendedores cometem esse erro ou por falta de conhecimento da gravidade dos efeitos desse problema ou por falta de auto controle e paciência para fazer o potencial comprador “ver com seus próprios olhos”.
- Para prescrever com eficácia e eficiência