Fatos externos sobre ambiente são tendências tecnológicas, políticas, sociais, econômicas … história e reputação … os mercados que a empresa atua … concorrência … desempenho das ofertas
Fatores e Perguntas para identificar Oportunidads e Ameaças
- Mercado – quais mudanças no mercado em termos de novos clientes, necessidades, problemas, desejos, valores afetam o negócio (ou empresa)?
- Ofertas – existe escassez de ofertas, mudanças na forma de ofertar os produtos, serviços e soluções?
- Concorrência – quais os concorrentes, soluções similares ou substitutos no mercado?
- Tecnologia – alguma mudança nos métodos e técnicas para identificar ou resolver problemas que o mercado está investindo?
- Economia – o panorama econômico é de crescimento, declínio ou estagnação? Qual o poder de compra corrente?
- Pessoas / Demografia – alguma mudança no perfil do mercado alvo em termos de idade, raça, sexo, cultura e comportamento?
- Meio ambiente – existem condições ambientais favoráveis à venda de um determinado produto? Existem mudanças na localização, instalações e recursos das empresas no mercado e clientes que podem afetar os negócios das partes envolvidas?
- Legislação – as leis e regulamentações vigentes e emergentes criam obstáculos ou são alavancas para o negócio?
- Outros – quais são outros aspectos a serem considerados?
Como Priorizar as Oportunidades?
Uma vez identificadas, o próximo passo é priorizar oportunidades é avaliar a ATRATIVIDADE e PROBABILIDADE de SUCESSO.
VALOR da OPORTUNIDADE = ATRATIVIDADE x PROBABILIDADE de SUCESSO –
- ATRATIVIDADE mede o potencial de lucro por investir na oportunidade … um indicador muito utilizado para esse fim é o ROI (Retorno do Investimento), que permite comparar diferentes tipos de oportunidades.
- PROBABILIDADE de SUCESSO mede a sua capacidade de atender as necessidades dos clientes e além disso, superar a concorrência.
- Você deve PRIORIZAR OPORTUNIDADES que maximizem o produto ATRATIVIDADE x PROBABILIDADE de SUCESSO … tanto a atratividade quanto a probabilidade de sucesso devem ser avaliadas em conjunto.
- Observe que oportunidades atrativas (alto retorno) com baixa probabilidade de sucesso (difícil) podem ser desprezada diante de oportunidades menos atrativas (baixo retorno), mas com maiores probabilidade de sucesso, e vice versa; trata-se de um sistema de tradeoff.
- Exemplos de oportunidades são: fornecer algo escasso, ter a (melhor) solução para o problema,
Avaliar Oportunidades aumenta a eficácia da estratégia, já que busca priorizar e escolher as melhores oportunidades que darão o maior retorno para um dado investimento.
Como priorizar Ameaças?
Um boa prática para classificar e priorizar ameaças é avaliar a GRAVIDADE e a PROBABILIDADE de OCORRÊNCIA
IMPORTÂNCIA da AMEAÇA = GRAVIDADE x PROBABILIDADE de OCORRÊNCIA
- AMEAÇA é a capacidade de um evento externo afetar desfavoravelmente as vantagens competitivas, vendas, receitas e lucros da sua empresa ou negócio.
- A ameaça pode ser classificada leo nível de IMPORTÂNCIA, de acordo com a GRAVIDADE e PROBABILIDADE de OCORÊNCIA.
- GRAVIDADE significa capacidade de afetar os resultados de negócios esperados.
- PROBABILIDADE de OCORRÊNCIA – é a relação entre casos ocorridos dentre os casos possíveis.
- Observe que uma ameaça grave com baixa probabilidade de ocorrência pode ser desprezada frente a uma ameaça menos grave com maior probabilidade de ocorrência e vice versa; trata-se de um sistema de tradeoff.
Avaliar ameaças é importante para identificar as vulnerabilidades (fraquezas) e riscos que possam afetar o alcance dos objetivos de negócios.
Qual o resultado da análise do ambiente externo?
Após identificar e analisar oportunidades e ameaças você poderá classificar 4 tipos de situações de ambiente externo … PROMISSORA, ESPECULATIVA, MADURA ou PROBLEMÁTICA
- Situação Promissora (ideal) – muitas oportunidades e poucas ameaças.
- Situação Especulativa – muitas oportunidades e ameaças.
- Situação Madura – poucas oportunidades e poucas ameaças.
- Situação Problemática – poucas oportunidades e muitas ameaças.