O Plano de Negócio pode ser conceituado e representado graficamente através do mapa conceitual da figura, que provê visão de contexto, de propósito, características e aplicações dos planos de negócios.
- É usado para aprovar início ou expansão de projeto.
- É projetado para obter recursos financeiros e atrair investidores.
- É um “documento de referência” para todo o ciclo do projeto.
- Fa análises e projeções econômicas e financeiras.
- Descreve como o empreendimento ou projeto, irá gerar receita, custo, lucro, retorno do investimento e outros parâmetros financeiros.
- Está normalmente relacionado com plano estratégico e planos de operações, marketing, produtos e serviços.
- É uma projeção da situação futura em várias perspectivas relevantes – social, financeira, econômica, contábil, marketing, venda ou tecnologia.
- Provê uma visão de cima para baixo para interessados, investidores, partícipes, decisores.
Check List.
Componentes do Plano de Negócio.
Na sequência, componentes chave:
- Sumário Executivo … documento de marketing e venda para vender o plano do projeto para tomadores de decisão, aprovarem e investirem no empreendimento, acompanha planos ou projetos complexos, para explicar e aumentar a percepçaõ de valor da proposta e facilitar a tomada de decisão. É um misto de ciência e arte.
- Descrição do Negócio … descrever a proposta de valor, clientes ideais, como o negócio proposto funciona, destacar principais componentes e relações, geração e desenvolvimento de receitas e custos, parceiros envolvidos e vantagens competitivas agregadas, recursos chave, estratégias, gestão de relacionamentos.
- Análise de Situação … contrapor forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
- Analisar Ambiente externo … 1) selecionar e monitorar ITRs – indicadores de tempo real do mercado, 2) contexto, circunstâncias e situações, 3) competidores e substitutos, 4) pesquisas e tendências de mercados, consumidores e produtos, 5) lista de oportunidades e ameaças, 6) movimentos estratégicos, 7) estratégias de marketing, 8) sistemas de comunicação , 9) tendências de novos produtos e funcionalidades.
- Avaliar o Ambiente interno … 1) fazer comparações com ambiente externo, 2) Avaliar forças, 3) avaliar fraquezas, 4) como são identificadas e controladas, 5) Indicadores Chave (KPI), 6) medidas e monitoramentos. 7) regras e normas 8) modelagem e modelos, 9) métodos e ferramentas, 10) técnicas e práticas, 11) histórico de resultados, 12) precisão das previsões.
- Articulação com Planos Empresariais … o plano de negócio está atrelado a uma “rede de planos empresariais”, tais como estratégico, financeiro, marketing, vendas, produção, operação, TI …precisa retratar iessas relações.
- Análise de Viabilidade Econômica … analisar valor, benefícios, custos, riscos, rentabilidade (grau de sucesso), eficiência econômica, desempenho do investimento ou ativo, capacidade de gerar lucro, considera o valor do dinheiro no tempo, efeitos de juros e inflação sobre os recursos aplicados e o lucro estimado, tem um escopo maior e orienta a análise de viabilidade financeira,, horizontal e comparativo, avaliando como o projeto se compara a outras oportunidades com risco igual ou menor.
- Análise de Viabilidade Financeira … analisar a estabilidade e capacidade de lucro para um dado cenário econômico, diagnosticar o estado corrente e prognósticar o estado futuro finaceiro, baseado em critérios e indicadores financeiros, KPIs , ITRs e outras partes relevantes citadas no plano de negócio e outros “planos empresariais adjacentes” da empresa.
- Planos Operacionais … os planos de negócio estão relacionados a planos operacionais que desdobram o plano estratégico no médio e curto prazos, ,os planos operacionais são detalhados para prover uma visão clara de como equipe, departamento ou empresa, contribuirão para alcançar objetivos, estratégicos, de negócios e operacionais do dia-a-dia, necessárias para administrar e operar o negócio.
- Plano de Marketing … o plano de marketing está atrelado a um plano de negócio e a recíproca nem sempre é verdadeiraque influi e considera: 1) estratégia geral de marketing, 2) “mix de marketing” e ofertas de produto, preço, promoção, praça, processos, pessoas e evidências físicas.
- Plano Estratégico … O plnano de negócio orienta objetivos e estratégias de longo prazo que orientam todos outros planos, declara missão, valores e visão, características da marca, proposta de valor, modelo de negócio, modelo operacional, indicadores de mercado ou indicadores de tempo real (ITRs). indicadores de desempenho interno ((KPI)is, sustentabilidade missão, valores e visão.
- Anexos … links e acesso a resultados de pesquisas, imagens, gráficos, estatísticas, fontes de dados e informações.
Avaliação Econômica e Financeira.
A avaliação econômica e financeira busca medir equilíbrio financeiro, rentabilidade de capital, crescimento, redução de risco, agregação de valor criada pela gestão do negócio.
- É aplicada em várias situações de projetos e envolve sempre perpectivas e indicadores financeiros, econômicos, marketing e administração. … é uma peça fundamental do plano de negócio.
- As avaliações econômicoa e financeiras formam o núcleo do plano de negócio.
- A econômica compara valor do projeto no contexto de mercado, em termos de receita, custo, lucro, rentabilidade.
- A financeira estuda a viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro do projeto especíco, se os capitais investidos são remunerados e reembolsados, se receitas superam despesas de investimento e de funcionamento.
- Usam indicadores e razões entre indicadores financeiros para medir fazer comparações entre eficácia e eficiência.
- Existem várias técnicas de avaliações e muitas aplicações.
- Surgem da necessidade de monitorar e analisar continuamente o ambiente externo e int
- Existem vários indicadores e ferramentas usadas,
Resultados esperados …
- Transparência … aumentar a confiança de credores e investidores.
- Praticidade … avaliar aplicação, usabilidade, conveniência de projetos.
- Atratividade … previsões de crescimento, relacionamentos, sinergias entre nichos.
- Eficiência Econômica … otimização de recursos, ganhos de produção, produtividade, retorno do investimento, receita, lucratividade, margem, capital de giro, reduções de custos, mitigação de riscos e desperdícios,
- Aceitação ou Lançamento de Produto … análise e previsões de demanda, cargas de trabalho, ofertas, níveis de serviço e preços.
- Financiamentos … seleção de fontes de finaciamento para o projeto, fluxos de entradas e saídas de dinheiro na empresa para a cobetura do projeto.
- Gestão de Risco … identificar e mitigar riscos de ativos, financeiros e operacionais.
- Agregar Valor …. maximizar a percepção de valor dos ativos.
Conclusão.
O plano de negócio é um documento fundamental para propor um projeto e analisar a sua viabilidade econômica e finaceira.
Plano de negócio e avaliações financeiras englobam métodos de diagnóstico da situação financeira corrente e prognóstico de situação futura.
Existem várias técnicas de avaliações e muitas aplicações.
Os planos de negócio e as avaliações financeiras são ferramentas para informar, reduzir incerteza, aumentar a confiança para tomar decisões,.
Projetam, comunicam e emitem informações e relatórios para investidores, gerentes e interessados, times, patrocinadores e gerentes de projetos.