Check List.
10 Princípios para Formular Objetivos Empresariais e de Negócios
- Objetivos empresariais são formulados para orientar a empresa a se adaptar às mudanças, inovar e obter vantagens competitivas frente aos seus concorrentes.
- Objetivos estratégicos são gerados anualmente pela empresa, para determinar onde se quer chegar no horizonte de longo prazo, de 1 a 5 anos.
- Objetivos operacionais são objetivos de curto prazo que se combinam para garantir o cumprimento dos objetivos estratégicos; são formulados pelo departamentos e gerentes de nível médio num horizonte de seis a doze meses.
- Objetivos financeiros são metas financeiras atreladas aos objetivos estratégicos e operacionais … por exemplo, receita, custo, margem, ROI, etc.
- Objetivos de marketing buscam qualificar e quantificar as necessidades e tamanhos do mercado, definir personas, tipos de relacionamentos, desempenho de venda … e atender aos objetivos estratégicos e financeiros da empresa.
- Objetivos com foco no cliente são objetivos de marketing que focam em necessidades e personalização … por exemplo, melhor valor, alta confiabilidade, bundle de serviços, soluções sob medida, etc.
- Objetivos de processos direcionam investimentos para inovação, intimidade com o cliente e excelência operacional.
- Objetivos de inovação buscam novas combinações de valores, introdução de novos serviços, novos métodos de produção, abertura de novos mercados, conquista de novas fontes de abastecimento.
- Objetivos de intimidade com o cliente implicam em investimento em tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes, de forma mais rápida, eficiente e personalizada.
- Objetivos de excelência operacional focam na diferenciação do processo, procedimentos, gestão, eficiência, desempenho, segurança e comportamentos.
A formulação de objetivos envolve fundamentalmente opinião das pessoas, entrevistas investigativas, sem descartar dados quantitativos, como estatísticas.
A qualidade e quantidade sempre andam juntas e se complementam … uma não vive sem a outra.
A qualidade é a forma (representada pelo objetivo) e a quantidade é o conteúdo (representada pela meta).
A pesquisa científica qualitativa para elaboração de objetivos na empresa envolve pesquisa de documentos, anotações, relatórios, histórico de dados … tem carater fundamental ou essencial.
O objetivos estão atrelados ou são dependentes e interconectados aos propósitos e das metas e a análise da situação atual (SWOT) analise o propósito, objetivo, metas, e sugere estratégias.
O objetivo, de natureza qualitativa, é expresso por um texto e não por uma quantidade.
( entenda que a natureza qualitativa significa que “não” pode ser medida “diretamente”, mas é compreendido por meio de palavras).
O objetivo qualitativo e pesquisas qualitativas consideram que o “significado de um fenômeno” e mais importante que a sua quantificação.
- Objetivos estratégicos são qualitativos.
- Objetivos táticos são qualitativos e quantitativos.
- Objetivos operacionais são quantitativos.