Perguntas Filosóficas podem ser classificadas em 5 categorias:
- Perguntas Avaliativas … Identificar problemas filosóficos relacionados a valores, crenças e preferências.
- Perguntas Conceituais … representar e construir conceitos, conjuntos, modelos, esquemas, pensamentos, contextos, circunstâncias ideias, objetos, relações, ferramentas.
- Perguntas Metafísicas … refletir e explicar a razão de existir de áreas e processos de negócios.
- Perguntas Fenomenológicas … criar esquemas sobre julgamentos, percepções e emoções.
- Perguntas Epistemológicas … identificar problemas filosóficos sobre a natureza e fundamentação do conhecimento, crenças, verdades, evidências e justificativas do ser humano.
Veja cada uma das categorias de perguntas em mais detalhes …
1. Perguntas Avaliativas … para que servem?
São usadas para identificar problemas filosóficos relacionados a valores, crenças e preferências … retorno do conhecimento, o que fazer ou não fazer, qual a justificativa das crenças, valores e preferências, o que fazer em situações relevantes, “o que e por que” saber mais …
Servem para:
- Justificar valor e preferências.
- Definir o que é certo e o que é errado.
- Decidir o que deve ou não deve ser feito.
- Avaliar retorno de investimento.
São exemplos de Perguntas Avaliativas.
- O que é valor?
- Qual a justificativa de valores e preferências?
- O que é certo ou errado?
- Como avaliar o retorno do conhecimento?
- O que devemos ou não fazer?
- Como agir nesse tipo de situação?
- Devo sempre tentar saber mais coisas?
- A falta de conhecimento é sempre ruim?
- etc.
2. Perguntas Conceituais.
São usadas para identificar “problemas filosóficos” sobre o significado das coisas … formar modelos/esquemas de pensamentos, contexto, idéias, conceitos, objetos, relações, pessoas, etc.
Servem para:
- Contextualizar … descrever inter-relação entre objetos, circunstâncias, que acompanham um fato ou situação.
- Resolver ambiguidades … visibilizar, diferenciar e esclarecer conceitos e relações.
- Identificar inconsistências … identificar conceitos e relações que levam a uma contradição lógica.
- Diferenciar conceitos … comparar, distinguir e assemelhar conceitos
- Assemelhar conceitos … identificar relações semelhantes ou analogias.
- Hierarquizar conceitos … organizar com subordinação.
Exemplos de Perguntas Conceituais.
- O que é isso?
- Quais são os principais conceitos atrelados a esse conceito?
- Quais os conceitos que contextualizam esse domínio de conhecimento?
- O que significa aprender algo?
- Qual a relação entre entender, compreender e aprender?
- Podemos aprender sem ensinar?
- Qual a relação entre ensinar e explicar?
- Aprender implica mudança ou melhoria?
- Qual o melhor modelo de negócio?
- etc.
3. Perguntas Metafísicas.
São usadas para Identificar problemas filosóficos sobre a realidade, natureza da empresa … razão de existir de áreas e processos de negócios.
Servem para:
- Fazer perguntas mais fundamentais e subjetivas das perguntas filosóficas.
- Ir além daquilo que todo mundo vê e sabe, entender e criar essencialidades, valores novos, indizir descobertas.
- Definir os “primeiros princípios”, ou “princípios fundamentais”, que a empresa e as pessoas irão seguir.
- Identificar os principais conceitos, estruturas, hierarquias e modelos para suportar propósitos, objetivos e estratégias.
- Avaliar a identidade da empresa, suas características que a tornam única e a diferenciam no mercado.
Exemplos de Perguntas Metafísicas
- Quais os clientes ideais para a nossa empresa/negócio/oferta?
- Qual o foco, singularidade e mensagem da valor da nossa oferta?
- Qual a percepção de valor da nossa marca no mercado?
- Porque “fazer isso ao invés de nada”?
- Temos “livre arbítrio para tomar essa decisão?
- Quais são as nossas vantagens e desvantagens competitivas?
- Qual a nossa consciência sobre a situação atual?
- Qual a “categoria de problemas” (problemática) que resolvemos?
- O que propor além daquilo que todo mundo propõe atualmente no mercado?
- etc.
4. Perguntas Fenomenológicas
São usadas para identificar problemas filosóficos sobre julgamentos, percepções e emoções … entre o sujeitos e objeto do conhecimento.
Servem para:
- Explorar experiências vividas entre o sujeito e o objeto do conhecimento.
- Metodizar a investigação.
- Analisar a consciência, fenômenos que intermedeiam a relação sujeito e objeto e interpretação.
- Estabelecer “verdades provisórias” até que um fato novo mostre outra realidade.
- Movimentar o pensamento de forma contraposta à metafísica … buscar a “lógica pura”.
Exemplos de Perguntas Fenomenológicas.
- Quais evidências?
- Qual a ponderação?
- Quais os componentes mais relevantes na relação entre o sujeito e o objeto?
- Qual o tipo de julgamento: 1) informal (opiniões), 2) formal (regra de compararação) ou 3) legal (aplicação da lei)?
- Quais os signos (sinais e símbolos) ou informação sensorial e interpretações para representar e compreender a informação ou ambiente?
- Quais as emoções e alterações neurofisiológicas associadas a pensamentos, sentimentos ou respostas comportamentais?
- Qual o lado humano das relações de negócio, além das autoridades e teorias estabelecidas?
- etc.
5. Perguntas Epistemológicas.
São usadas para identificar problemas filosóficos sobre a natureza e fundamentação do conhecimento, crenças, verdades, evidências e justificativas do ser humano.
Servem para:
- Abordar problemas lógicos, semânticos, metodológicos, éticos e estéticos, dentre outros.
- Ajudar a resolver incertezas sobre o que sabemos.
- Explicar como sabemos e quais critérios podemos usar para julgar.
- Estudar, modelar, metodizar, ferramentar, desenvolver técnicas e práticas para aquisição de conhecimento.
Exemplos de Perguntas Epistemológicas.
- O que é ciência?
- O que é conhecimento científico?
- Como saber a verdade e distinguir da “não verdade”?
- Como adquirimos o conhecimento?
- Qual a diferença e sinergia entre conhecimento e inteligência?
- Quais são as fontes de conhecimento?
- Quais são as possibilidades e limites do conhecimento?
- Devemos manter nossas crenças?
- etc.
Conclusão sobre Perguntas e Problemas filosóficos.
- Perguntas e problemas filosóficos são ferramentas do “saber científico”.
- Orientam, exigem rigor e clareza do “sujeito epistêmico”.
- O problemas filosófico é um “modelo conceitual”, já que representa a realidade, de forma simplificada.
- Usa esquemas e mapas mentais, formados pelas perguntas filosóficas.
- As perguntas filosóficas relacionam conceitos, formam ou constroem uma estrutura em rede de conceitos e relações (grafos).
- Esse tipo de construção de modelo em rede, de natureza aberta, gera várias respostas não definitivas e são usados para gerenciar e medir mudanças, explorar caminhos, meios, recursos, tomadas de decisão.
- Facilita aplicar um método descritível, estruturado, formal, passível de ser reproduzido, testado melhorado, na prática, de forma repetitiva.
- Está no núcleo da inteligência artificial e uso de teoria de rede, estrutura de dados, grafos, algoritmos para explorar os “grafos e redes”, facilitar a repetição de perguntas e respostas, treinar padrões, modelos, usar todas as operações de teoria de conjuntos.
- Pelo fato de tratar de questões abertas, cujas respostas mudam ao longo do tempo, as perguntas filosóficas, ou exploratórias, precisam ser especialmente específicas, com uma forma ou estrutura bem definida, para evitar ambiguidades, para que possam ser comparadas nas várias instâncias de uso, para considerar as mudanças no caminhos mínimos e máximos para se relacionar um conceito a outro.
Devido a essas características, perguntas e problemas filosóficos são caracterizados pelo pensamento conceitual, racional (ditado pela razão) e significativo (ancorado em um domínio do conhecimento), que não recorre a experiência, autoridade ou cálculo matemático.