O propósito da empresa é ser economicamente eficiente.
(Drucker).
O mapa conceitual da figura modela o processo de gestão em 9 passos.
É uma representação do processo de gestão de forma serial (visão botton up).
Explica simplificadamente e resumidamente o PDCA – planejamento, desempenho, controle e ajustes de qualquer processo. (modelo de gestão em 4 passos).
Ciência da Gestão é a aplicação da ciência na administração da empresa e negócios e uso de modelos científicos, matemáticos e computacionais a serviço da tomada de decisão.
Visa aumentar a eficiência e receita.
Proporcionar recomendações, análise e suporte ao tomador de decisão.
Melhorar a produtividade.
Padronizar ferramentas para atingir uma alta taxa de produção.
Garantir que a qualidade dos produtos seja consistente por meio de pesquisa e controle de qualidade.
Estudar e aplica técnicas para minimizar o custo de produção.
Garantir que os consumidores encontrem um fornecimento regular de produtos.
Obs.
Ciência é aplicação de métodos científicos, observação, hipóteses, ceticismo, teorias, experimentos, testes de hipóteses, comunicação de novas teorias … para ganhar conhecimento científico e estabelecer padrões.
Filosofia da Ciència é o estudo do desenvolvimento e aplicação da ciencia, princípios, qualidade e métodos filosóficos
Propósito e Aplicações da Ciência da Gestão
Devesenvolver ferramentas científicas para …
- Análise Científica … usar ferramentas científicas para resolver problemas, aumentar a produtividade, a eficiência econômica, uso de recursos, fluxo de trabalho.
- Ativos … cintabilizar, otimizar e priorizar recursos de propriedade ou controlado pela empresa É qualquer coisa (tangível ou intangível) que pode ser usada para produzir valor econômico (utilidade) positivo.
- Automação … usar ferramentas para eliminar tarefas repetitivas, como automação de marketing, estágios do funil de marketing, etc; direcionar o trabalho humano para tarefas mais criativas com melhorarias da eficácia e eficiência.
- Situação … comparar a situação competitiva atual, forças, fraquezas (empresa) e oportunidades e ameaças (mercado), baseada em histórico de fatos e dados, para desenvolver um plano para atender objetivos e metas específicas.
- Comunicação … definir linguagem especializada em presarial, com diferentes representações matemáticas, visuais ou verbais; facilitar a aquisição, armazenamento e recuperação de informações e conhecimentos de contextos, situações, atividades e tarefas.
- Decisão … processo de tomada de decisão racional envolvendo conscientização, pesquisa de informação, análise de alternativas,
- Economia … projetar e avaliar o valor econômico de ativos, lkucros e prejuízos, importância relativa, valor de uso valor de troca e valor da utilidade, quantidade de trabalho direto e indireto para obtê-lo e a dificuldade envolvida.
- Estratégicas … prever e projetar alternativas no longo prazo para sustentabilidade da empresa;
- ITRs … selecionar
- indicadores de tempo real (ITR) para medir as mudanças no ambiente externo e servir de ferramenta para alinhar o ambiente interno.
- Indicadores Qualitativos …
- Indicadores Quantitativos …. ou KPIs (key performance indicatores) – demanda, preço, nível de serviço, carga de trabalho, tempo de serviço, tempo de fila, taxa de sucesso, quantidade de recursos, quantidade de produtos, receita, despesa, custo, investimento, perda, lucro, retorno do investimento, margem, turnover de pessoal, participação de mercado
- Estatística … aplicar teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos, para modelar a aleatoriedade e a incerteza, estimar fenômenos futuros; descrever e comparar populações e amostras de dados, analisar modelos estatísticos para determinar a probabilidade de fenômenos, demandas, fazer testes de hipóteses em conjunto de daos para a tomada de decisão
- Estoque … rastrear e sinalizar níveis de estoque, pedidos, vendas e entregas; inventariar recursos, controlar o fluxo de serviços, custos de materiais e ajustes de custos totais e preços, pontos de reposição, etc.
- Finanças … prever resultado financeiro é quanto à disponibilidade momentânea de capital dinheiro; diferença entre as receitas e as despesas da empresa, sendo que o resultado pode ser positivo (lucro) ou negativo (prejuízo)
- Fluxo de trabalho … melhorar a produtividade do trabalho, ou ambiente de tarefa, para melhorar a eficiência econômica e redução do desperdício de recursos e tempo.
- Inteligência competitiva …
- Método Científico … aplicar pensamento, método e ferramentas científicas para atingir objetivos e construir o conhecimento científico da empresa, baseado em teorias e práticas comprovadas pela comunidade científica e empresarial.
- Modelagem Matemática … simular sistemas reais e prever o comportamentos.
- Modelagem de Negócio … descrever o funcionamento da empresa em alto nível – proposta de valor e recursos chave, como recursos, parceiros,
- Mudança … planejar e causar impacto prático, vantagem competitiva, descobertas, inovações na forma de desenvolver produtos e prestar serviços na empresa e sociedade.
- Otimização de Esforços de gestão … priorizar, identificar e criar condições mais favoráveis e melhor uso dos recursos.
- Pesquisa científica … descrever, explicar, compreender, controlar e prever eventos, fenômenos e comportamentos.
- Padronizar métodos … para envolver trabalhadores e gerentes na tomada de decisões e eliminar ineficiências (ver sistematização).
- Tarefa … garantir uma estrutura ou sistemática empresarial para garantir o estudo, gestão e melhorias de processos, atividades e tarefas (planejamento, desempenho, controle e ajuste).
- Teoria … selecionar conjunto de fundamentos e regras, mais ou menos sistematizados, aplicados as áreas específicas da empresa; explicar métodos hipotéticos e sintéticos, que traduzam a realidade e fundamentar as práticas e serviços da empresa.
- Resultados … atingir metas, garantir processos e abordagens de tomada de decisões que forneçam os melhores resultados para atingir os objetivos da organização.
- Processo … executar as tarefas com corretismo, consistência e capacidade.
- Investimento … aplicar estratégias capital e prever expectativas de benefícios futuros em termos de taxa de lucro e juros, bens de capital, estoque, ações, poupança, etc.
- Logística … garantir o fluxo eficiente de bens, serviços e informações na cadeia de abastecimento, planejamento de rotas, gestão de estoque e previsão de demanda.
- Marketing … satisfazer e reter clientes; processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, parceiros e sociedade; relacionamento com o consumidor.
- Mercado … avaliar tendências, crescimento, sazonalidade, necessidades e demandas envolvendo mercados, consumidores, produtos e suas relações.
- Portifólio …
- Previsão de Demanda … estimar quantidade de bens e serviços no futuro, usa análise preditiva, explora padrões invisíveis em grandes quantidades de dados; aplica métodos qualitativos e quantitativos.
- Prioridade … ordenar tarefas em função da urgência e importância,
- Processo … mapear e definir processos, atividades e tarefas chave; enumerar recursos de produção e insumos, responsabilidades e resultados esperados; gerenciar corretismo, consistência e capacidade.
- Produtividade … avaliar a relação entre a produção e os fatores de produção – pessoas, máquinas, materiais, energia, etc – utilizados, meio de métodos científicos; monitorar a eficiênciao longo do tempo – quanto menor for o tempo levado para obter o resultado pretendido, mais produtivo será o sistema.
- Portfólio … otimização e decidir o melhor mix de produtos e serviços, para o mercado certo no momento certo.
- Projetar medidas … para identificar e avaliar a eficácia dos processos atualmente em uso.
- Projetos … supervisionar equipes, atingir metas dentro das restrições (escopo, tempo e orçamento), documentar projeto; otimizar a alocação de insumos; atender expectativas e conformidades do cliente.
- Plano … padronizar e sistematizar forma e conteúdo, planos de referência (pré plano de ação), para desdobrar e compor em rede todos os objetivos da empresa de forma síncrona e SMART – específico, mensurável, acessível, relevante e temporal – com ciclos de PDCA, – planejamento, desempenho e controle – bem definidos e articulados; usar os planos como documentos e fluxos de informação (de alto nível e abstração) para transportar e expressar valor, ética, intenção, compromisso,objetivo, meta, estratégia, recursos, ferramenta e prazo de conclusão.
- Planejamento da Produção … definir módulos de produção, recursos para tarefas, materiais, capacidade de produção; se item único, produção contínua, etc.
- Qualidade … controlar todos os fatores na produção – 1) controle da tarefa, 2) competência (conhecimento, habilidades, experiência e qualificações) e 3) comportamento (integridade, confiança, cultura da empresa, motivação, espírito de equipe, relacionamento); planejar documentos que atendam aos padrões das melhores práticas de gestão da qualidade, como a ISO 9000.
- Recursos Humanos … gerenciar o capital humano (força de trabalho), ganhar vantagem competitiva através das pessoas, maximizar o desempenho dos funcionários, benefícios, recrutamento, treinamento e desenvolvimento.
- Risco … identificar, avaliar, priorizar, aplicar recursos, minimizar, monitorar e controlar o impacto (probabilidade) de eventos, para realizar oportunidades.
- Solução de Problemas Complexos … que envolvem ambiente externo e interno e multivariáveis, recursos e fatores.
- Sistematização … usar técnicas racionais, repetitíveis e reprodutíveis, baseadas na ciência, para informar e melhorar decisões de todos os tipos, a não sistematização e más condições de trabalho são uma das razões mais frequentes a ineficiência empresarial, não usar um padrão de de trabalho que permite planejar, desempenhar, controlar e ajustar continuamente (ver padronização)
- Tarefas rotineiras … analisar nos métodos de gestão, equipamentos, tecnologias e feramentas e personalizá-las para a facilidade de uso do trabalhador.
- Tempo … produzir o resultado no tempo determinado.
- Tomada de decisões … ajudar a organização a identificar as áreas problemáticas e sistemas que estão funcionando de forma eficiente.
- Valor Ótimo … calcular o valor ótimo, máximo ou eficiência econômica de alguma função objetiva (como utilidade ) dadas as entradas disponíveis.
- …
Pensadores famosos da Ciência da Gestão.
Essa lista ajuda a entender principais ramos da gestão, seus propósitos e aplicações.
A teoria da administração científica, introduzida por Frederick Winslow Taylor no final do século XIX, revolucionou a eficiência do trabalho.
4 Princípios da Administração Científica
Primeiro Princípio
Substitua a “regra prática” pela ciência e padronização
Deve haver apenas um método de trabalho, definido cientificamente.
A melhor maneira de fazer um trabalho deve ser determinada de antemão de forma científica.
Se os trabalhadores criarem suas próprias maneiras de trabalhar, isso não levará à produtividade.
As ‘formas de trabalhar’ se referem às ferramentas usadas, que devem ser padronizadas.
Isso removerá o fator de más condições de trabalho.
Segundo Princípio
A Pessoa Certa para o Trabalho.
Para qualquer trabalho, a gerência deve contratar a pessoa certa para o trabalho certo.
Esse trabalhador deve ter as habilidades necessárias para executar as tarefas até o fim.
A gerência também deve contratar um trabalhador sabendo que ele também terá desafios.
Para isso, é necessário treinar os trabalhadores assim que são selecionados.
Então, o trabalhador deve ser apresentado a ferramentas padronizadas para seu processo de trabalho.
Terceiro Princípio
Divisão Adequada do Trabalho entre Trabalhadores e Gerentes
As funções principais de gestão , planejamento , organização, controle e direção devem ser adotadas pela organização.
O trabalhador que se supõe ser capaz de trabalhar não deve ser assumido como conhecedor e aplicador dessas facetas da gestão.
Ao atribuir ao trabalhador a carga de trabalho correta, pode haver um melhor entendimento mútuo entre duas partes, e eliminará ainda mais as incertezas no futuro.
Quarto Princípio – Colaboração entre Trabalhadores e Gestores
Trabalhadores e gerentes devem trabalhar em harmonia, de acordo com este princípio.
É responsabilidade da gerência criar um ambiente saudável para os trabalhadores, eliminando a desconfiança.
Para isso, deve haver comunicação clara e desenvolvimento do espírito de equipe.
Cuidados na Aplicação das Teorias de Administração Científica
Há algumas críticas a essa teoria científica de gestão.
- A limitação básica é que os trabalhadores não são tratados humanamente, pois o foco está apenas na produtividade e eficiência. Não há preocupação com o bem-estar emocional ou psicológico dos funcionários.
- Focando em um tipo de habilidade, as outras habilidades que o trabalhador pode ter não são consideradas nesta teoria. Então, qualquer iniciativa que um trabalhador possa ter não é considerada pela gerência.
- Fazer o mesmo tipo de trabalho pode levar à monotonia no futuro.
- Foco demais no desempenho com base no tempo pode desmotivar os funcionários. Isso pode levar ao absenteísmo. Também pode afetar negativamente seus estados mentais, dos quais a teoria não se preocupa.