Este check Check List – “Indicadores de Compreensão de Leitura“, destaca “indicadores qualitativos” de compreensão da leitura (e também da escrita) na empresa.
É uma “ferramenta cognitiva” para orientar o sujeito a fazer “leitura ativa” ou “leitura científica”, “de forma deliberada, sistemática, planejada, com objetivo específico, estratégia de recursos, ferramentas, técnicas, controles e ajuste.
Conceito …
A compreensão de leitura é um indicador da qualidade do processo de leitura e suas etapas de aquisição, armazenamento e recuperação.
Mede a capacidade do sujeito (e empresa) de processar texto escrito, compreender seu significado e integrar com o conhecimento e memória corrente.
Uma das formas de aumentar esse poder de compreensão é a empresa e indivíduo investirem em fundamentação teórica (*)
Entender os valores dos principais recursos ferramentas e conceitos para construir a estrutura cognitiva da empresa e principais “andaimes”.
Para tal, um primeiro passo é classificar os diferentes textos que irão variar em qualidade e quantidade de acordo com o modelo de negócio e operação da empresa.
Enumerar os vários tipos de textos, situações, objetivos, relações, analisá-los em forma e conteúdo e criar padrões de referência, para aquisição, memorização e recuperação … analisar em maiores detalhes os fluxos de informação.
A compreensão de leitura é um indicador da “qualidade da comunicação”.
Mede a capacidade de transferir, interpretar e significar conhecimentos específicos, valores e cultura da empresa e depende de vártios recursos pessoal, material e empresarial.
Compreensão de leitura depende de ambiente propício … “não” depende apenas do sujeito e sim de uma infraestrutra cognitiva (e tecnologia) instalada e instaurada na empresa, para permitir que o sujeito se conscientize e atinja esse nível de conhecimento de nível superior.
É uma habilidade fundamental para desenvolver e comunicar teorias e práticas, com significância (qualidade de dar significado alguma coisa).
É dependente da conscientização do sujeito, do objeto do seu conhecimento, das ferramentas envolvidas e contexto.
Onde:
- Sujeito … é o ser pensante e subjetivo, com consciência e experiências únicas com entidades que existem fora de si mesmo (chamadas de “objeto“).
- Objeto … extenção do sujeito (ser pensante), essência da matéria, alvo de atenção e conhecimento do sujeito.
- Ferramenta … recursos que o sujeito usa para interagir e transformar o objeto.
- Contexto … o ambiente perceptível que envolve o sujeito, objeto e ferramenta.
Compreensão influencia propósitos, objetivos, situações, metas, estratégias, execuções, controle e ajustes na gestão de qualquer processo.
Check List
Indicadores de compreensão de leitura
- Ideia principal … identificar o conceito principal do texto.
- Contexto … descrever a situação que envolve o bloco de informação.
- Vocabulário … conhecer os significados e sinônimos das palavras e conceitos chave.
- Fluência … ler com velocidade e precisão.
- Conclusões … fazer deduções sobre os efeitos da leitura sobre você e seu entorno.
- Resumo … abreviar, topicalizar, enxugar o conteúdo lido e Síntese … interpretar (analisar) e essencializar o conteúdo da leitura de uma ou mais fontes …
- Visualização … criar e gravar imagens mentais associadas com o texto.
- Perguntas. formular as perguntas principais que explicam o contexto.
- Intenções. Identificar propósito e pontos de vista do escritor.
- Memorização. Fixar na memória os componentes do bloco de informação lido.
Este check list destaca 10 indicadores de compreensão de leitura ativa.
Apresenta um conjunto de técnicas que devem ser combinadas para a gestão da qualidade da compreensão de indivíduo e empresa.
São regras básicas para produzir conhecimento científico e fazer melhorias no conhecimento existente.