Na perspectiva construtivista, a aprendizagem individual tem um papel fundamental.
O indivíduo assume o controle do processo de aprendizado.
Aprende a fazer autodiagnóstico.
Avalia gaps de conhecimento.
Seleciona e usar ferramentas para executar as atividades com corretismo e eficiência.
A aprendizagem foca em compreender as oportunidades e conectar conhecimentos prévios e futuros via uso de ferramentas que estão ao seu alcance.
Direcionar energia para estudar e praticar processos e ferramentas significativos, que alavancam habilidades.
Empregar tecnologias para construir de forma compartilhada ganho de escala e produção, comercialização ou prestação de serviços, sem aumento proporcional no custo e com aumento na lucratividade.
Construir e tomar decisões individuais com a ajuda dos outros e vice versa.
Aprender a usar teorias, hipóteses, métodos, ferramentas e experiências.
Focar em construir conhecimento ao invés de focar em transferir conhecimento.
Trabalhar como um cientista, observar, fazer hipóteses, usar teorias e comprovar na prática … usar o método científico de forma flexível e … principalmente … refletir e se conscientizar da experiência.
Decidir os melhores meios de aprendizagem.
Conectar trabalho e aprendizagem.
Não separar trabalhar e aprender.
Aprender “on the job”.
Focar a aprendizagem em ferramentas para gerenciar tarefas – nos estágios de planejamento, desempenho, controle e ajustes.
Gerenciar e construir todo o ciclo de vida da tarefa.
Ganhar autonomia para aprender habilidades e conteúdos particulares para solucionar problemas particulares.
Ter a consciência que os conceitos aprendidos hoje podem necessitar ser modificados amanhã.
E saber que os mais experientes devem assistir e ajudar os aprendizes e todos são experientes e aprendizes.
E finalmente saber que aprender é uma responsabilidade que diz respeito à nós mesmos.