Estratégias de Custos
É adequado planejar e modelar estratégias de custos e atrelar planos de referência para serem usados como referência para a execução de tarefas nas várias situações estratégicas e mais frequentes do dia a dia.
Estratégias de Custos estão na gênese das estratégias de valor que pode ser racionalizada pela ponderação de Benefícios x Custos x Riscos.
Para tal, é necessário um modelo de gestão o de custos que explicite seus estágios e facilite o planejamento, desempenho, controle e ajustes de custos.
1) propósito. 2) Objetivos, 3)
Adaptação
Ajustar a oferta às demandas dos clientes e do mercado com soluções mais enxutas.
Combinação
Reorganizar bens e serviços – o portifólio – para reduzir custos.
Eliminação
Remover produtos, processos, benefícios e fluxos de trabalho desnecessários.
Otimização
Simplificar processos e fluxos de trabalho para reduzir gargalos e redundâncias.
Substituição
Utilização de produtos ou serviços mais baratos.
Reaproveitamento
Utilize ferramentas, tecnologias e processos existentes de maneiras novas e exclusivas que atendam às demandas.
É necessário formular objetivos e estratégias financeiras SMART e planos em rede.
Formular planos interativos e continuados bem fundamentados com as equipes para cada tarefa.
Os ganhos projetados devem ser analisados “sempre” balanceando o longo e curto prazos.
A busca do negócio enxuto é o lema e a gestão de processo e tarefas é a base.
Táticas
- Estabelecer metas SMART
- Enumerar lista de despesas.
- Fundamentar equipes sobre importância e cálculo de custo, redução e evitação de custos.
- Focar nas pessoas e fundamentar equipes sobre aderência ao alinhamento e sincronismo da gestão de tarefas e equipe na gestão de custos.
- Perguntar aos funcionários sobre melhorias de tarefas que possam reduzir custos operacionais, administrativos, marketing e venda, logística, custos de estoque, caixa e contas a pagar e receber.
- Recompensar a inovação e novas formas eficientes de trabalhar.
- Trabalhar remoto como alternativa de redução de custos de espaço, transporte, benefícios empregatícios e tributos.
- Terceirização e parcerias.
- Redução de custos trabalhistas.
- Gestão de compra centralizada para transparência, visibilidade, controle de necessidades, demanda, redução de preços, aumento de desconto.
- Economia verde para eficiência energética, otimização e reaproveitamento de papel, recursos naturais e preservação da natureza.
- Revisão de serviços e produtos que fornece, de forma regular e continuada.
- Avaliar sempre o custo benefício de novos projetos, produtos e serviços.
- Gerenciar escalas de trabalho de equipes para gestão de atividades e práticason the job.
- Substituir pessoas improdutivas.
- Reduzir o turnover de pessoas.
- Promover a produtividade com foco em tarefas.
- Aumentar a transparência do processo de compra, vincular argumentos e justificativas.
- Integrar sistemas, evitar fragmentação, pontos cegos, redução da qualidade de dados e informação, eliminação de fontes de gastos e desperdícios.
- Fazer previsões de tendências e sazonalidades de custos para simular efeitos de picos de demanda e ociosidade.
- Listar e analisar histórico de dados e estratégias anteriores de redução de custos, buscar antes a inovação frente a criação.
- Reduzir reuniões , encurtar, pré-agendar, definir tempo curto de duração; divulgar e usar padrão de perguntas, falas e feedbacks; eliminar todas as reuniões que não atenda a esse critério.
- Enumerar potenciais melhorias de processo e tarefas, conectar e analisar essas potencialidades em rede e seus tradeoffs.
- Automatizar atividades rotineiras … coleta de dados, previsão de demanda, dimensionamento de recursos, gerenciamento de escalas de trabalho e recursos, geração de relatórios, monitoramento e controle de desempenho.
- SaaS … usar softwares as a Service.
- Investir em marketing digital
- Trabalhar com especiaistas …