Incluir uma forte introdução, com as seguintes características:
Focar no perfil do avatar (leitor) – valores, crenças, demografia, desafios, obstáculos e possíveis objeções.
Contextualizar. Indique o caminho que você pretende seguir ao longo do texto.
Trazer informação relevante para o seu leitor para ele não ir embora.
Despertar a curiosidade e fazer uma pergunta ou promessa que deve ser respondida ou cumprida no texto.
Ser breve e o mais sucinto possível.
Revelar os benefícios para o leitor se continuar a leitura.
Desenvolver o corpo do texto usando componentes que facilitem o conteúdo de fácil consumo:
Usar estrutura atraente para facilitar o consumo.
Desdobrar o título em subtítulos para facilitar as conexões de ideias.
Fazer transições suaves entre subtítulos para facilitar o entendimento e o fluxo contínuo da leitura.
Usar parágrafos curtos.
Incluir imagens e vídeos de alta qualidade e que sejam carregados rapidamente.
Usar lista com marcadores.
Usar fontes em negrito e Itálico para ressaltar palavras e textos.
Cumprir a promessa do título e introdução.
Incluir mídias de alta qualidade:
Incluir imagens, vídeos e arquivos de áudio, que sejam carregados rapidamente, caso contrário geram frustração aos usuários e a saída do site; esse é um compromisso importante diante de um mercado de conteúdo altamente competitivo.
Fechar o artigo:
Um bom fechamento aumenta a qualidade do seu texto/post.
Utilizar uma combinação de humor, conclusão, emoções, que instigue o leitor a comentar, compartilhar, ou visitar outros artigos do seu blog.
A conclusão não necessariamente necessita ser épica (admirável, memorável) mas você não pode finalizar o artigo de forma abrupta.
Para saber se você atingiu o seu objetivo, solicite ou incentive comentários e compartilhamento.
SEO – “search engine optimization”:
O uso de SEO ajuda o seu post atingir maior ranqueamento nos motores de busca, tal como do Google, e fazer com que ele seja achado pelo seu público alvo.
Para otimizar o seu post você deve incluir palavras ou frases relevantes ou chave, nos títulos, no corpo do texto, na descrição das imagens, na URL (universal resource locator e na meta descrição da página (palavras-chave ocultas que resume o conteúdo de uma página).
Outro importante caminho para otimizar seu blog é incluir links de/para outros sites ou posts relevantes que você tenha escrito ou não.
Categorizar Posts:
Quando a quantidade de posts aumenta você deve categorizar os posts.
A categorização ajuda na organização, na busca, contribui com a qualidade da experiência de uso e agrega valor para a sua audiência.
Entregar o prometido:
Entregar o prometido pelo título e introdução; essa é uma questão fundamental para a qualidade e sucesso do post; a não entrega da promessa é um erro grave que baixa a qualidade do post e deturpa a sua reputação.
O post deve ser adequadamente refinado, claro, completo, que não necessite de mais informação para o seu entendimento.
Consistência da marca:
Produzir conteúdos que reforcem a sua marca.
As partes precisam estar coerentes entre si em com o todo; um post não pode contradizer outro.