Plano é o “espelho da gestão”.
O plano traduz a capacidade do indivíduo e empresa de projetar o futuro, sintetizar, alinhar e sincronizar intensões, objetivos, estratégias, recursos, para atingir metas.
É um componente de gestão fundamentalpara garantir intensões, comportamentos e desempenho na execução de tarefas.
“Digas teu plano que eu te direi quem és”.
“Pessoas ou empresas sem planos são barcos sem leme”
“Planos exigem intelecto e são frutos do processo de gestão”.
Planos precisam ser simples, para que todos partícipes entendam.
Precisam ser apresentados num formato enxuto, objetivo, prático, mnemônico, com alta qualidade de compreensão, que permita comunicação e leitura ativa e interativa.
Planos são projetados para facilitar a execução das tarefas de forma esperada, alinhada e síncrona.
Planos educam e alinham estratégias, táticas e técnicas e geram trabalho cooperado em time e em rede, com alto desempenho e dentro das faixas de tolerância de serviço e qualidade.
Planos são “fotos da gestão” para registrar os ciclos; são documentos vivos, usados e aprimorados em todas as fases da gestão – planejamento, execução, controle e ajuste.
Plano é uma ferramenta voltada para atingir a excelência técnica para a execução de tarefas.
O plano do ciclo passado seu histórico, resultados e ajustes são insumos do ciclo corrente.
O ciclo de gestão corrente tem o compromisso de superar o desempenho do o ciclo passado e gera ajustes para o plano do ciclo seguinte.
Um dos objetivos da gestão é gerar planos cada vez melhores que suportem execuções cada vez mais primorozas e excelentes.