Análisar contexto na empresa é estudar, imaginar e visualizar o todo, cenários, situações de negócios, estratégias de venda, marketing e resolução de problemas … pensar global para agir local.
São várias perspectivas através das quais se pode ampliar a visão dos processos e interações de negócios, oportunidades e desafios.
Prover a visão do “leão da montanha” ou visão privilegiada das situações, para antever mudanças e ganhar vantagem competitiva.
Check List
Métodos de Análise de Contextos
Existem vários métodos para visualizar contextos e desenvolver o pensamento estratégico.
Holístico … focar na visão integral ao invés na visão de suas peças individuais; capturar e preservar visão maior ou universal da realidade; analisar nuances contextuais ao objeto do conhecimento; práticar a observação de dados em sua totalidade, em vez de focar apenas em informações individuais; reconhecer a natureza complexa e multidimensional do assunto ou objeto do conhecimento investigado; capturar uma compreensão abrangente incorporada de várias dimensões, como fatores sociais, culturais, econômicos, ambientais e psicológicos.
Paradigmático … representar o exemplo típico ou modelo de algo ou padrão a ser seguido, sustentar o estudo de um campo científico para organizar o conhecimento; apresenta a concepção de que “um paradigma, é aquilo que os membros de uma comunidade ou empresa partilham.
Futurista … projetar cenários para o futuro com base em dados, pesquisas, tendências e o comportamento da sociedade; coletar informações, inovações, pesquisas e números; desenvolver capacidade analítica, a fim de interpretar os dados e identificar tendências.
Helicóptero … visualizar caminhos … mapear escopo que delimita fronteiras e componentes, relações e fluxos de informações, tal como imaginar e visualizar “uma floresta de cima”; visão topológica; visão rápida; panorâmica; visão de fora para dentro.
Periférico … visão contraposta a visão de helicóptero, com o o objetivo de vizualizar o seu entorno além do foco; é uma visão de dentro para fora, aplicada também à pequenos movimentos, como “subir numa escada e olhar acima do muro”.
Crítico … saber comutar visões, usar mapas de contextos e suas várias perspectivas como listadas aqui, saber se posicionar no mapa, usar o mapa de forma inteligente, tomar decisões e avaliar caminhos e resultados; olhar 360oavaliar e julgar, saber separar os componentes objetivos e subjetivos, baseado no contexto que muda o tempo todo; saber transitar intra e inter contextos; explorar a visão e análise dual.
Top Down … visão de cima para baixo, hierárquica, não linear (não sequencial no tempo) dedutiva, regras gerais determinam regras específicas, organizacional, analítica, divisão do todo em partes, todo domina as partes; em contraposição com a “visão bottom up”.
Bottom Up … é a visão linear (sequencial no tempo), que detalha um deterninado caminho, pensamento indutivo, dregras de contexto menor dominam as regras de contexto maior; em contraposição à “visão top down”.
De Fora para Dentro … visão do ambiente externo (mercado) para o interno (empresa), foco nas interações com o cliente, identificação de oportunidades e ameaças; visualização da cadeia de valor na perspectiva do cliente; mapear a utilidade da marca nos vários pontos de interface com o mercado, criar modelos e medidas para interpretar a experiência do ponto de vista externo para o interno; ganhar “visão outside”, formular proposta de valor, razão de existir, atributos de valor principais para motivar o mercado a comprar ofertas da empresa; em contraposição a “visão de dentro para fora”.
De Dentro para Fora … visão do ambiente interno (empresa) para o externo, foco nos processos, modelos, métodos, ferramentas para transformare e otimizar recursos para desenvolver produtos, serviços, soluções e ofertas de marketing; análise de forças e fraquezas frente à oportunidades e ameaça; em contraposição a visão de fora para dentro”
Circunstancial … evidenciar fatos, situações do contexto; visão 5W2H ( o que, porquê, quem, quando, onde, como, quanto); analisar e avaliar o comportamento de sistemas e pessoas; buscar fatos que justifiquem uma proposta ou crença ou verdade de uma afirmação; visão detalhada, minusciosa ou particular; para fixar ou descrever algo no tempo e espaço.
Situacional … enfatizar o papel e influência dos fatores contextuais no comportamento e mudanças de líderes, liderados e situações de negócios; selecionar melhores medidas e planos de referência para as situações estratégicas do modelo de negócio da empresa, fazer análise de SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), contrapor visões do sujeito e da estrutura da tarefa, prover insumos para a avaliação de objetivos, formulação de metas e estratégias situacionais, características ou motivações internas.
Condicional … natureza da pessoa ou objeto frente á uma situação e contexto específicos, maneira de viver resultante das circunstâncias; situação ou estado da pessoa ou objeto num certo momento ou período; circunstância necessária para prever a ocorrência de um fato ou situação específica.
De uma forma geral usamos uma combinação desses métodos quando analisamos contextos.
Cada tipo de visão acrescenta perspectivas diferentes, em várias “camadas de significância”, compondo uma visão 360o .
Esses vários modos de pensar desenvolvem a criatividade e inovação do sujeito.
Permite transitar entre foco e periferia.
Ajuda a fazer analogias, descobertas, deduzir do geral para o específico e induzir novas informações do específico para o geral.
Pensar estratégico e analisar contextos, abre e mapeia novas oportunidades, caminhos e estratégias de se atingir objetivos coletivos de forma articulada, sincronizada e em rede.
Análise da Concorrência
Pensar estratégico é avaliar o contexto e as várias forças que nele atuam.
Transitar entre o futuro distante e o momento presente.
Olhar o horizonte de longo prazo, que sustenta as forças de médio e curto prazo.
Uma dessas forças fundamentais presentes na análise de contexto e no planejamento estratégico é a concorrência.
Concorrência ou competição é formada por empresas que competem direta ou indiretamente com venda de produtos, serviços e soluções no mesmo espaço de mercado que a sua empresa atua.
Análise competitiva ou análise da concorrência, é essencial na estratégia da empresa, que influi nas táticas e operações.
Ou seja, é uma análise que articula visão de longo prazo, médio e curto prazo.
Olhar o global para agir local.
É uma atividade meio fundamental, sistemática e diária.
Por envolver o estratégico, tático e operacional, é uma habilidade undamental para todos na empresa.
Normalmente está inserida na análise de SWOT (ingles) , também chamada de FOFA (portugues) – forças, fraquesas, ameaças e oportunidades.
O foco está em comparar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças com principais competidores.
Olhar em várias perspectivas, posições, atividades com foco nos clientes ideais e ofertas de marketing.
Comparar modelos de negócios … proposta de valor, ofertas, público alvo, parceiros, recursos, processos, segmentos, canais de relacionamento, estrutura de custos e receitas.
Contexto estratégico, ofensivo e defensivo.
Afastar a subjetividade, impressões, conjecturas informais e individuais.
Reduzir o risco de pontos “cegos” competitivos.
Permear os vários estágios dos processos de negócios
Avaliar as alavancas de utilidade diferenciais das ofertas
Análise de contexto visa otimizar experiência, significância, tempo, aprender mais rápido, economizar energia , ganhar vantagem competitiva e uma cadeia de outros valores que você queira acrescentar a essa lista.
Por outro lado significa saber pensar estratégico e e desenvolver planos estratégicos, que dependem de sistematizar a “gestão do recurso empresa”.
Em outras palavras, significa alocar tempo para a gestão do planejamento, desempenho, controle e ajustes de tarefas e modos de refletir e pensar a empresa.
Isso significa lembrar que uma boa estratégia tem como uma de suas característica o “foco” inserido no contexto e ganho explícito e medido no desempenho da tarefa.
A estratégia ” sempre” deve estar inserida no propósito, objetivo, análise de situção, plano, execução, controle e ajustes.
Analisar o contexto, aquilo no entorno do sujeito e do objetos do conhecimento, é selecionar os melhores caminhos alternativos (meios) para se alcançar um fim.
A contextualização está na base da compreensão, aprendizagem conceitual, significado, explicação, cooperação, trabalho em time.
Contextualizar é um pensamento de nível superior.
Exige pensamento crítico e desenvolve o “ser epistêmico”.
É insumo para vários processos mentais (cognitivo – emocional), como formulação de objetivo, análise de situação, estabelecimento de metas, formulação de estratégias e planos, resolução de problema, tomada de decisão de compra e venda.
A análise de contexto tem alta correlação com inteligência emocional.
Seu “uso basal”, ajuda a tomar decisões num “piscar de olhos”, mapear comportamentos, atitudes e intensões para prever futuros comportamentos.
A habilidade de análisar contextos é dependente: 1) da quantidade de experiências que vivemos e 2) dos métodos e ferramentas de gestão de trabalho e aprendizado que temos acesso.