O método 4C, apresenta o mix de marketing na perspectiva do comprador e não do vendedor – Cliente (ao invés produto), Custo (ao invés de preço), Conveniência (ao invés de praça) e Comunicação (ao invés promoção), para tratar as limitações do mix de marketing 4P/7P e atrair o consumidor mais moderno e bem informado, diante de mercados super saturados.
- O modelo 4Cs oferece uma visão diferente do mix de marketing 4Ps, está orientado para o consumidor mais moderno, bem informado e incluso em mercados super saturados.
- Busca resolver as limitações do mix 4P, que induz a empresa ver o mercado de forma muito ampla e não captar o que o consumidor realmente deseja, devido à grande variedade de perfis de compradores do mercado de massa.
- Já o marketing de nicho abre espaço para conversas quase individuais, permite entender quem é o cliente e quais são suas reais necessidades, desejos e vontades.
- Diante disso, abre mais oportunidades de descobrir segmentos de mercado que não estão sujeitos à competição e podem ser lucrativos se as necessidades e demandas forem grande o suficiente.