Valores são os construtos da Proposta de Valor
A ciência promove e desenvolve “valores”, “necessidades”, desejos, produtos, serviços e tecnologias.
Os valores têm papel estratégico e orientador para as pessoas, empresa , mercado, e sociedade em geral.
Devem ser claros, inspiradores, para funcionários, parceiros, clientes e investidores.
Toda e qualquer vantagem competitiva está suportada por valores.
Valor é a quantificação relativa de uma crença.
- Modelar e formular a proposta de valor da empresa, com foco, singularidade e mensagem consistente, que deverá servir de referência geral.
- Formular o código de conduta da empresa (código moral), atrelados à proposta de valor, para orientar o comportamento da empresa, para cumprir a promessa de valor (ntensão de valor) a ser comunicada para a empresa, sistematicamente e mnemonicamente.
- Desenvolver e gerir o modelo de negócio da empresa, em ciclos de PDCA (planejamento, desempenho, controle e ajustes), tendo a proposta de valor e o código ético (moral e intenções) como referência fundamental.
- Cabe ao gerentes desenvolver o “hábito ético da empresa” , ressaltar a sua “necessidade primária” (imprescindível) para guiar os comportamentos das equipes para cumprir a proposta de valor da empres.
- Agindo dessa forma, a empresa empodera suas equipes em todos os níveis – estratégico, tático e operacional de forma sincronizada e alinhada.
Valores são considerados “de uma forma geral”, preditivos de intensões e tomadas de decisão de compra e venda, conhecimento, desenvolvimento de carreira, criação e administração de empresas e negócios..
Adicionalmente, deteminados valores são mais percebidos como importantes para diferentes áreas ou grupos de pessoas e insignificantes para outras.
Ou seja, valores podem ajudar ou não a tomada de decisão; podem atrair e afastar.
Para atrair, o conjunto de valores precisam estar harmônicos, com foco, singularidade e mensagem consistente, para o perfil de intenções e necessidades do público alvo.
Por isso, a importância dada ao trabalho de pesquisa de marketing (mercado, produtos e consumidores) e segmentação de mercado, gestão da marca, formulação dinâmica de “clientes ideais”, paratornar a empresa um “nascedouro de ofertas e campanhas” de sucesso.
No entanto, é importante observar, que a maioria dos nossos comportamentos é mais espontânea, ou seja raramente pensamos em nossos valores prioritários ao interromper alguém durante um diálogo.
Ou seja, os valores são sementes que precisam ser plantadas e germinadas dentro das pessoas, demanam atenção das pessoas, precisam ser regadas (com cuidado – “muita agua mata a planta”) para virar hábitos, entrar no incosciente, viver dentro das pessoas, para que influam nas intensões e vontades.
Estar pronto para fazer ou decidir depende de trabalho sistemático prévio … repetição! … para ser ágil e agir de forma “suficientemente necessária” em “tempo real”