O objetivo desse “check list e trilha de “aprendizagem on the job”, é explorar, perguntar e listar ferramentas de “gestão de valor … servir de guia para ajudar aprender a acionar conhecimentos …. aplicar “métodos cintíficos e práticos” para “agregar valor” e gerar “vantagens competitivas”, na “cadeia de valor” da sua empresa, de forma “compartilhada”, “síncrona” e “alinhada”.
- Avaliação de Valor … como comparar o valor de ofertas, produtos, serviços e soluções concorrentes, de forma neutra, transparente e convincente?
- Cliente ideal … como representar o cliente ideal ou avatar (marketing digital) para embasar “todas” as estratégias de marketing e vendas, ofertas e campanhas?
- Atributos de Valor … como representar todas as necessidades (problemas, desejos, insatisafações) que a oferta resolve para servir de “base de referência”, para entender fatores de escolhas e tomadas de decisões?
- Mapa de Atributos de Valor … como formular e usar “mapas tabulares e conceituais”, que reuna os “atributos de valor” ou “necessidades” considerados “chave do cotexto” de análise e tomada de decisão?
- Análise de Curvas de Valor … Qual a melhor forma de desenhar, comparar e comunicar graficamente, “curvas de valor” ou “percepções de valor” de ofertas concorrentes e identificar as suas “qualidades estratégicas”.
- Estratégia ou Proposição de Valor … Como definir, simular ou comunicar graficamente, a “qualidade estratégica”- foco, singularidade e mensagem de valor – de propostas? proposição de valor.
- Proposição de Valor – Mapa Conceitual … como resumir o conceito de proposição de valor em marketing e conectar outros conceitos chve.
- Proposição de Valor
- Custo x Preço x Valor … como diferenciar as diferenças e similaridades, e dirimir dúvidas, entre esses os conceitos, para elaborar estratégias e proposições de valor, com alta percepção de valor.
- Equação e Fórmulas de Valor … como usar a equação de valor valor = (benefícios / custos x riscos), para comparar e justificar valor, de uma forma simples e fácil de entender?
- Justificar Valor … como usar “justificativas de valor” como ferramentas de venda, para depertar atenção, interesse, desejo, motvação de compra e vantagem competitiva da sua oferta?
- Justificar Valor com ROI … como justificar valor de propostas com o indicador universal de rentabilidade ROI (Return of Investment)?
- Matriz de Valor … como usar essa ferramenta para desenhar curvas de valor e analisar “qualidades estratégicas” de ofertas concorrentes.
- Mensagem de Valor da Oferta... fazer declarações construir mensagens para criar imagens de solução, após a etapa de investigação e conscientização da venda.
- Objeção de Valor … qual uma técnica recomendada para evitar e tratar objeções de valor das suas propostas e facilitar o fechamento da venda. xx
- precepção de valor …. usar ferramentas de marketing, para aumentar a percepção de valor das suas ofertas.
- proposta de valor… como aplicar um processo sistemático e articulado para comunicar o valor da empresa, ofertas, produtos, serviços, campanhas, conteúdos, modelos, métodos, ferramentas, de forma síncrona e alinhada.
- satisfação e valor
- vantagem competitiva