Veja na sequência 8 exemplos de indicadores qualitativos de desempenho de uma oferta digital.
1. OBJETIVIDADE … capacidade SMART de ser eSpecífico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal.
2. ESTRATÉGIA … capacidade de Foco, Singularidade e Mensagem; ser particularmente significante ao invés de várias coisas pouco significantes, ser uma única solução para um único problema, ao invés de várias soluções para vários problemas.
3. DESEJO … capacidade de Empatia, Vontade, Preferência, Interesse de resolver problemas, necessidades, emoções, sentimentos; enumerar atributos de valor mais relevantes valorizados pelo mercado alvo.
4. VALORIZAÇÃO … capacidade de Rentabilização, Antecipação, Imediativação, Inovação.
5. RELACIONAMENTO … Informação, Conexão, Engajamento, Interação, Comprometimento, Decisão de Compra, Uso Eficáz, Fidelização.
6. PERCEPÇÃO DE VALOR … embora a oferta de entrada possa ser “quase gratuita”, ela precisa mostrar a diferenciação da sua marca; é feita para ser degustada com atenção, ser percebida como de valor ou gosto singular; é propositadamente não completa e sim degustativa, oferecer valor de qualidade e inovação “a primeira vista”
7. ATENDE AS EXPECTATIVAS … Informações corretas no momento correto são inestimáveis e ofertas com essa característica têm alta taxas de conversão, devemos entregar valor de acordo com as expectativas que foram criadas por nós.
8. PERMITE UM CONSUMO RÁPIDO … a sua oferta precisa ser rapidamente entendida, fácil de ser aplicada e agregue valor imediato … use ofertas que possam ser consumidas rapidamente … elimine cursos e e-books longos … a deve ser rapidamente consumida para que você possa fazer a próxima oferta o quanto antes … fica difícil alguém comprar de você se ele não obteve valor na última oferta.
Podemos avaliar a qualidade da oferta digital comprendendo os conceitos de qualidade e oferta digital e suas relações.
A percepção de qualidade é uma medida relativa.
É a razão entre o valor prometido e entregue.
Se prometermos além do padrão para um grupo específico de pessoas chamaremos a atenção, caso contrário não despertaremos atenção para a nossa oferta.
Ter algo específico para um público alvo específico é o primeiro passo.
Uma vez prometido algo de interesse, devemos cumprir.
O cumprimento depende da relação conteúdo e forma, se não alinhados, a percepção de qualidade cai e a atenção se despersa.
A meta é entregar o que se promete, nem mais nem menos.
Se a promessa > padrão, realização, a percepção de qualidade cai e a satisfação idem.
Foram descritos 8 citérios para avaliar a qualidade:
- ESPECIFICIDADE … foco no público alvo específico.
- ESTRATÉGIA … foco, singulardade e mensagem de valor .
- DESEJO … garantir conexão com necessidade, problema, desejo e objetivos.
- VALOR IMEDIATO … quantidade e tempo
- RELACIONAMENTO … informs, engaja, conecta, vende, fideliza.
- PERCEPÇÃO de VALOR … racionalização entre benefício, custo e risco.
- CUMPRIR EXPECTATIVAS … criar as expectativas claras para avaliar entregas e prazos
- CONSUMO RÁPIDO … entendimento, aplicação, agregação de valor imediato e viabilizar outras ofertas.