A linguagem empresarial tem como um de seus fundamentos ser não ambígua, falar e entender a linguagem natural e outras linguagens.
- Linguagem Natural … é desenvolvida organicamente pelos seres humanos ao longo do tempo, sem planejamento prévio (como o português, inglês, etc.), em contraste com linguagens formais ou construídas. tais como linguagens de programação ou linguagens específicas, científicas, artísticas.
- A linguagem empresarial … funciona como uma ponte entre o “senso comum” e os vários conhecimentos filosóficos e científicos … é o conjunto de termos, jargões, siglas e expressões, usados para padronizar a comunicação, aumentar a eficiência e transmitir profissionalismo no ambiente de trabalho.
- A linguagem empresarial alinha equipes … facilita a troca de informações estratégicas e fortalece a cultura organizacional.
- A relação entre linguagem empresarial (ou corporativa) e cognição é direta e profunda … atua como um “espelho” e, ao mesmo tempo, um “moldador” do pensamento organizacional.
- Linguagem Cognitiva …. a linguagem empresarial define o que é considerado importante … molda o foco cognitivo … usa os principais termos, palavras chave e conceitos, para ativam áreas cerebrais relacionadas a metas e colaboração ,,, são exemplos – “propósito”, “plano”, “análise”, “situação”, “estratégia”, “relação”, “eficiência”, “eficácia”, “desempenho”, “controle”, “risco”.
- Propósito … a linguagem corporativa ou empresarial, não apenas comunica informações, mas estrutura como os gerentes e funcionários percebem, interpretam e reagem à realidade do negócio … é o meio pelo qual o propósito deixa de ser um conceito abstrato e passa a guiar a cultura, a estratégia e as operações diárias de uma empresa. Enquanto o propósito define o “porquê” a empresa existe (sua razão de ser e impacto no mundo), a linguagem empresarial — quando alinhada — transforma esse propósito em mensagens claras, autênticas e consistentes que engajam stakeholders.
- Empresas e seus profissionais precisam entender o poder da linguagem.
- A linguagem afeta diretamente o desempenho de funções cognitivas como atenção, percepção, memória, comunicação.
- A linguagem afeta de forma relevante o desempenho cognitivo,.
Atrelar outras linguagens planejadas, ou científicas, em várias situações, tais como:
- Usar uma linguagem para reunir, explicitar e evidenciar ciência e arte.
- Cientificar a empresa,
- Promover a “marca” e sua “proposta de valor” no mercado (linguagem de marketing).
- Informar sobre necessidades e problemas que a marca e seus produtos resolvem (linguagem de marketing de serviços).
- Destacar vantagens competitivas (linguagem de marketing de serviços)
- Descrever ofertas, produtos, serviços e soluções preço, campanhas, praças, processos, pessoas e evidências físicas. (linguagem de marketing de serviços)
- Informar e historiar continuamente, garantias, padrões, niveis de serviço e indicadores de desempenho utilizados. (linguagem estatística).
- Informar como pedir suporte e informações (linguagem de serviços).
- Contratar serviços e acordos de níveis de serviço (linguagem jurídica).
- Fazer contatos digitais, de maneira segura para enviar informações, via internet, autenticadas, diretamente para destinatários, clientes e cadeia de valor.
- Garantir que os visitantes possam entrar em contato com você facilmente é uma das maneiras mais fáceis de gerar leads. Boas informações de contato fazem você parecer acessível . E isso, por sua vez, faz com que as pessoas confiem em você. Procurar informações de contato é uma das principais tarefas em muitos sites.
- Manter os contatos comerciais organizados e atualizados é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Não só aumenta a produtividade, melhora a comunicação, leva a novas oportunidades e melhor tomada de decisão, mas também previne os custos significativos de contatos perdidos
- Fazer contatos pessoais
- Explicar o uso de serviços com eficácia.
- Informar prazos e entregas de produtos ou solicitações de serviços.
- Informar produtos e serviços complementares.
- Jutificar o valor dos serviços contratados (linguagem econômica, financeira, procedural, conpetitivo)
- Cobrar serviços num formato padrão e de fácil conferência.
- Comandar serviços em sistemas e redes de serviço ou sociuais.
- Prover serviços de inteligência artificial .





