O Check List Motivação Intrínseca destaca 25 conceitos sobre propósito, características e aplicações da gestão e prática para desenvolver a “cultura da automotivação na empresa“.
Lista “pontos de atenção fundamentais” para refletir e formular estratégias empresariais para aprender, ensinar e aplicar de forma sistemática, interativa, integrada, consciente e consistente, a “cultura da automotivação“.
É uma ferramenta de leitura ativa , prática e rápida, sobre motivação intrínsica e automotivação para facilitar discutir e conectar a motivação com a razão para gerenciar a ações de alto desempenho.
O check list se propõe a prover um mapa inicial para você refletir e formular estratégias de motivação, usar e explorar os conceitos apresentados como indicadores qualitativos para a gestão da motivação individual e coletiva na empresa.

Check List.
Motivação Intrínsica.
Propósito, Características e Aplicações.
- Motivação … é a justificativa do motivo da ação … razão, causa, porquê, situação de fato ou direito que autoriza a ação … é o impulso que direciona o comportamento humano … pode ser intrínseca e extrínsecas.
- Motivação e Controle Interno… a motivação depende do indivíduo …e suas crenças profundas, é a motivação intrínseca.
- Motivação e Controle Externo ... a motivação depende de situações específicas …do ambiente que afetam o indivíduo e o que ele está fazendo.
- Motivação e Razão … a razão (ou o motivo/propósito) fornece a justificativa ou o “porquê” de uma ação … enquanto a motivação é o impulso interno (emocional, cognitivo, biológico) que nos leva a agir para satisfazer essa razão, conectando o desejo com a realização … a razão estabelece o objetivo, e a motivação estabelece a força que nos move em direção ao objetivo, sendo a motivação o “motivo” para a ação, um processo complexo que envolve elementos subjetivos e objetivos … razão e motivação são dois pilares da a
- Motivação e Comportamento … motivação é a força interna ou externa que inicia, direciona e sustenta o comportamento … explica o “porquê” das nossas ações, enquanto o comportamento é “o quê” fazemos, sendo moldado por necessidades, desejos e objetivos, e influenciado por fatores como recompensas, ambiente e processos cognitivos … a motivação impulsiona a ação, e as consequências dessa ação (positivas ou negativas) retroalimentam a motivação, incentivando ou inibindo comportamentos futuros … o estudo da motivação objetiva investigar influências da motivação sobre a ativação, força e direção do comportamento … para avaliar a relação e evolução entre comportamentos e motivações é necessário desenvolver e gerenciar modelos e esquemas mentais simples.
- Motivação e Motivação Intrínseca … motivação intrínseca é o motor interno (prazer, interesse, valores) … a premissa central é que as pessoas já possuem impulsos e valores internos que orientam suas ações, em vez de dependerem exclusivamente de recompensas ou pressões externas que também influenciam motivações e comportamentos.
- Motivação Intrínseca e Automotivação … motivação intrínseca é a base mais poderosa e duradoura para a automotivação … que envolve autorregulação e o impulso de buscar o autodesenvolvimento por si mesmo … a motivação intrínseca é o “porquê” (o desejo de fazer algo), e a automotivação é o “como” (a habilidade de se impulsionar para fazer, muitas vezes guiado por esse “porquê).
- Motivação Intrínseca e Autodeterminação … a Teoria da Autodeterminação … sugere que a motivação intrínseca se desenvolve quando as necessidades psicológicas básicas de: 1) autonomia, 2) competência, e 3) relacionamento, são satisfeitas.
- Motivação Intrínseca e Autonomia … a relação entre motivação e autonomia é direta e positiva … autonomia gera motivação (especialmente intrínseca), dá às pessoas controle sobre suas ações … aumenta o engajamento, a satisfação e o bem-estar, enquanto a falta de autonomia (pressão) pode diminuir a motivação e gerar controle externo excessivo … autonomia é fundamental para inovação e desenvolvimento em ambientes de trabalho e aprendizado.
- Motivação Intrínseca e Competência … motivação e competência são interdependentes … a motivação fornece a energia e o desejo (o “querer fazer”), enquanto a competência é a capacidade e habilidade (o “saber fazer”) para fazer … motivação sem competência vira agitação, e a competência sem motivação não se concretiza em desempenho … juntas, impulsionam o crescimento, a produtividade e o sucesso profissional e pessoal … com a disciplina sendo o elo que mantém o foco.
- Motivação Intrínseca e Relacionamento … a relação entre relacionamento e motivação é intrínseca e bidirecional … os relacionamentos saudáveis são um fator crucial para a motivação humana, e a motivação individual, por sua vez, impacta a qualidade desses relacionamentos.
- Motivação Intrínseca e Autoregulação … motivação é uma força interna … tem a função de regular e sustentar as nossas ações mais importantes.
- Motivação Intrínseca e e Autoconhecimento … o processo de reconhecer e entender as motivações internas (motivação intrínseca) é crucial para alinhar ações com valores pessoais … envolve introspecção e reflexão sobre o que realmente importa para o indivíduo e para a empresa.
- Motivação e Experiência … a motivação é uma experiência interna e subjetiva que só nós mesmos podemos sentir, mas gradativamente está sendo revelada é “estudada cientificamente” pela ciência cognitiva, através da psicologia cognitiva, neurociência, inteligência artificial e ciência da computação, para observar, comparar, modelar, algoritmizar, avaliar padrões de comportamento, fazer simulações, previsões.
- Motivação e Desafio Antigo … descobrir aquilo que se deveria fazer para motivar as pessoas.
- Motivação e Desafio Atual ... perceber que cada um já traz, dentro de si, suas motivações intrínsecas e autodescobertas … a premissa central é que as pessoas já possuem impulsos e valores internos que orientam suas ações, em vez de dependerem exclusivamente de recompensas ou pressões externas.
- Motivação Intrínseca e Gestão .. um dos aspectos fundamentais da estratégia de gestão é adotar recursos e ferramentas para não sufocar e sim alavancar forças motivacionais inerentes à própria pessoa … criar condições para suportar autonomia, competência e propósito, fazer com que cada um entenda seu papel no time, finalidade e sentido de suas ações,
- Motivação e LIderança … a relação entre liderança e motivação é direta e simbiótica … a liderança eficaz é o principal catalisador da motivação, influencia o engajamento, o desempenho e a retenção de talentos … não existe o líder da motivação.
- Motivação e Desmotivação … é a perda de interesse ou energia para agir … não é defeito pessoal … a falta de motivação está ligada ao desalinhamento da pessoa à situação específica.
- Motivação e Estratégia Específicas … investigar a motivação à luz de situações específicas … pois as causas da desmotivação variam … a chave é identificar o obstáculo exato e aplicar uma solução direcionada, em vez de uma abordagem genérica.
- Motivação e Situações Específicas … são várias abordagens …1) transformar o consumo de informação em produção, 2) usar ferramentas e métodos como resolução de questões, 3) criação de mapas mentais, 4) discussões em grupo, 5) práticas espaçadas com foco em tarefas para interagir e compartilhar experiências, 6) variação de recursos e ferramentas de comunicação e gestão, 7) dividir “problemas” em partes menores para conquistar e comemorar em menores doses, 7) usar rede de apoio para tirar dúvidas, 8) aprender com os erros e progressos, 9) combater a procrastinação com planos detalhados, 10) aplicar técnica “Pomodoro” – permutar estado mental focado e difuso, alocar períodos bem determinados de pensamento focado (por exemplo 30 minutos) e de pensamento difuso (por exemplo 5 minutos) para a gestão de tarefas, etc.
- Motivação e Gestão de Times … a relação entre motivação e gestão de times é simbiótica e direta … a gestão de times se preocupa com a tática, recursos, processos e ferramentas, de transformar equipes (trabalho individualizado em grupo) em times (trabalho interdependente do grupo) … buscar a “automotivação integrada”, onde cada indivíduo é um nó da rede de interação e motivação, tal que uns aprendam com outros, de forma visível, ancorada, autoregulada, sinérgica e inovadora.
- Motivação e Gestão de Mudanças … mudanças na significância de estímulos são a preocupação básica do estudo da motivação … a gestão de mudanças eficaz depende crucialmente da compreensão de como indivíduos percebem e respondem à mudança de valor (positiva ou negativa) dos estímulos, que mudam … é necessário reavaliações constantes, onde fatores positivos se transformam em negativos e vice versa em função do tempo e situações … a incerteza é outro fator fundamental … a gestão de mudanças é, em essência, a gestão da motivação para abraçar novos estímulos e significados e resolver incertezas e gerenciar o risco de forma mais eficaz e eficiente.
- Motivação, Liderança e Gestão … desafiar líderes a criarem ambientes que nutram as motivações intrínsecas dos colaboradores, em vez de apenas usar incentivos externos (como bônus) … o foco muda de “motivar os outros” para “criar condições para que os outros se motivem”, gerenciar mudanças, times e aplicar métodos e ferramentas motivação para situações específicas e estratégicas.
- Motivação e Perguntas Motivacionais … são “perguntas “por que” do comportamento … porque ela/ele fez aquilo? … perguntas dessa natureza podem ser feitas indefinidamente e devemos limitar o escopo com precisão específica planejada.

Definições sobre Motivação.
- Motivo … a motivação gera o motivo, uma necessidade ou desejo acoplado com a intenção de atingir um objetivo apropriado.
- Pesquisa da Atividade Humana … a motivação é um processo mental que busca determinantes (todos os determinantes) da atividade humana e animal (Young).
- Propriedade Básica do Conportamento … a motivação energiza o comportamento (Kimble & Garmezy).
- Componentes da Motivação … 1) o comportamento de um sujeito, 2) a condição biológica interna relacionada e 3) a circunstância externa relacionada (Ray).
- Pessoa Motivada … não é facilmente delimitada e inferimos que ‘uma pessoa está motivada’ com base em comportamentos específicos que a pessoa manifesta ou com base em eventos específicos que observamos estarem ocorrendo (Ferguson).
- Estado de Motivação … sempre que sentimos um desejo ou necessidade de algo, estamos em um estado de motivação… . (Rogers, Ludington & Graham).
- Motivação … é o comportamento regulado por necessidade e instinto com respeito a objetivos (Deese) …

Conclusão.
- São apresentados vários conceitos e definições ilustres para para entender o propósito, caracterpisticas e aplicações do estudo da motivação, de forma itemizada, resumida e sintética, para facilitarv a leitura ativa.
- Esse conjunto de conceitos ou práticas, sugerem uma mudança de perspectiva sobre motivação, onde o foco deixa de ser a inserção da motivação em alguém e passa a ser o reconhecimento e a liberação do potencial motivacional que já existe, para que esse alguém alcance a plenitude da automotivação e se sinta feliz e ´produtivo.
- Estudos sobre motivação e aprendizagem vêm de pouco tempo.
- Existem muitas e diferentes abordagens.
- Exige e incentiva a refletir mais cientificamente sobre a motivação, que é prima irmã da razão, o motivo da motivação.
- Facilita evidenciar e compreender que razão e motivação são conceitos complementares, interdependentes e precisam ser equilibrados pelo sujeito e empresa de acordo com a situação.
- Existe uma responsabilidade mútua.
- Razão e motivação têm uma forte relação de dualidade que nos ajuda a compreender um terceiro conceito: a ação.
- Toda a ação deve ser gerenciada à luz da razão e motivação, para que seja eficaz (atinja o objetivo) e eficiente (otimize recursos e seja competitiva).




