
A figura é um esquema simplificado do processo de gestão e enfatiza o papel do conceito de propósito.
As ramificações conceituais centradas no conceito de propósito.
O quão o propósito esse estado mental contribui e interfere no indivíduo e empresa.
Como pode ser usado como uma ferramentas de desenvolvimento pessoal e cognitivo e emocional socia e cultural.
A gestão do desenvolvimenro individual tem na propósito um indicador estratégico fundamental que alimenta todos os elos da cadeia de gestão e seus focos.

Check List
Propósito.
Propósito, Características, Relações e Aplicações.
- Busca Humana Universal ... o propósito é moldado pela vivência, valores, crenças e emoções da cada indivíduo ou empresa.
- Abstração … o propósito define o que é relevante e orienta processo de abstração, processo mental ou conceitual de simplificação, que envolve focar nos aspectos essenciais de uma ideia ou objeto e ignorar detalhes irrelevantes em um determinado contexto.
- Abstrato … o propósito é um conceito essencialmente abstrato, que tem utilidade fundamental no desenvolvimento do pensamento crítico, na arte e na ciência, compreender conceitos, criar novas ideias e a resolução de problemas complexos
- Autoanálise … o propósito leva o indivíduo e empresa a fazer perguntas sobre objetivo,s, situação, pontos fortes e fracos, valores, mudanças na vida e empresa.
- Autoconhecimento … o propósito faz indivíduo e empresa refletirem sobre valores, padrões, habilidades e comportamentos, gera aproximação e alinha direções, pensamentos e hábitos.
- Bem estar … o propósito contriibue para maior satisfação, resiliência e longevidade para pessoas e empresas.
- Cognição … direcionar as intenções, planos, observação, percepção, memória, pensamento, aprendizagem e metacognitiva (autoregular e automonitorar a cognição).
- Comunicação … a comunicação com propósito claro alinha ações imediatas com objetivo de longo prazo, fortalece a identidade, cria conexões autênticas entre indivíduos e empresas e gera impacto positivo.
- Controle da Atenção … o propósito de vida e objetivos claros atrelados, funcionam como um filtro cognitivo, fazendo com que o cérebro aloque mais energia e atenção para estímulos, informações e situações que são relevantes para o contexto, intenções e a realização.
- Crenças … o propósito é uma declaração de crenças e valores, coisas que se acreditamos, atribuímos importância e valor.
- Direção … propósito é a razão de ser que orienta a direção, caminhos e sentidos.
- Emoção … o propósito e sua visão mais esatével contribui para regular, entender melhor e influenciar a emoção, uma resposta física e objetiva a estímulos que ajuda a tomar decisões e socializar
- Estratégia …
- Identidade …
- Indicador Estratégico … o popósito para dar direção e sentido para outros propósitos e indicadores empresariais estratégicos, táticos e operacionais.
- Inspiração … influenciar pessoas para alcançar um objetivo em comum.
- Intangível … o propósito é um conceito essencialmente incorpório que atua como um pilar fundamental na gestão e percepção de outros ativos intangíveis como a marca, a reputação e a experiência do cliente.
- Intenção …
- Interesse …
- Liderança … Influi no conhecimento técnico, emocional e cognitivo.
- Missão … “O que” … declarar o que deve ser feito.
- Modelo e Modelagem …
- Motivação … o propósito dá um senso de direção e motivação para alcançar metas.
- Mudança … o propósito é o indicador de maior hierarquia para definir e analisar a mudança ao longo do tempo,.
- Intenção …
- Percepção e Interpretação … o propósito atua como uma lente ou filtro que direciona e molda ativamente a forma como os indivíduos interpretam e dão sentido ao mundo ao seu redor.
- Público … “Quem” … o propósito desvcreve o tipo de pessoa que será beneficiada e atraída pela marca.
- Propósito e Matemática … o propósito pode ser representado como um vetor na matemática da psicologia cognitiva, tem 3 características fundamentais: 1) módulo (tamanho ou intensidade), 2) direção (orientação da reta suporte num sistema de coordenadas, tal como horizontal e vertical no sistema cartesiano) e 3) sentido ( orientação específica ou caminho, dentro de uma direção, como para a direita ou para cima)
- Qualidade … prop[osito não é descrito por números e sim por aspectos não numéricos.
- Razão … “Porquê” … o propósito visa tornar mais racional, compreender e explicar de forma lógica, reflexiva e coerente, razão, causa, intenção, objetivo, situação, meta, estratégia, plano, ação, controle e ajustes.
- Relacionamento … chamar a atenção, atrair ou repelir pessoas de acordo com contexto e situações, filtrar escolhas e relações sociais.
- Torna o futuro mais leve e compreensível.
- Referência … Influi no desenvolvimento da vida, carreira e projetos … orienta padrões, consistência na execução de processos, produtos e serviços, aumento da produtividade, redução de falhas e custos, melhoria da qualidade, facilidade no treinamento de novos colaboradores e maior transparência nos processos, simplifica operações, minimiza retrabalhos, facilita a automação e gera maior competitividade e satisfação do cliente
- Satisfação …
- Sentido …
- Sincromismo … é uma maneira de alinhar empresa e indivíduos, de forma única, com foco, singularidade e mensdagem consistente.
- Subjetividade … propósito é uma construção puramente subjetiva,
- Temporalidade … “Quando” … definir prioridade e tempo e quando deve ser
- Tomada de Decisão … não somos produros das circunstâncias e sim das decisões iluminadas pelopropósito.
- Valores …
- Visão … “Onde” … o propósito ajuda a visualizar “onde” se quer chegar ou visão do futuro.

Conclusão.
Não somos produto das circunstâncias, e sim das decisões iluminadas pelo propósito.



