Ciência da Computação é a área que estuda os fundamentos teóricos e práticos da computação, foca em estruturas de dados, algoritmos, programação, e no desenvolvimento de softwares e sistemas … abrange diversas áreas, como inteligência artificial, segurança da informação, redes de computadores, sistemas operacionais … busca criar soluções tecnológicas para resolver problemas complexos e inovar.
É uma ferramenta da Cognição, tal como a matatemática (álgebra, geometria e análise).
Tem como propósito contribuir para a inovação, através de novas formas de pensar modelos de negócio e usar a computação em rede.
É uma extensão dos domínios da matemática qualitativa e aplicada.
Está na base da “tecnologia de informação em rede”.
Permite regular e monitorar habilidades humanas de raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade.
É uma habilidade que precisa ser enfatizada, educada e treinada no dia a dia operacional e na gestão de mudança (plano tático e estratégico) na empresa.

Ciência da Computação.
Propósito, Características e Aplicações.
- Algoritmos e Estruturas de Dados … são dois componentes fundamentais da ciência da computação para resolver problemas … aplicar a lógica da resolução de problemas e organizar dados de forma mais eficiente de acordo com o algoritmo, de forma complementar e sinérgica … garantir método científico, conhecimento confiável, validade, reprodutibilidade de resultados … eliminar ou reduzir a subjetividade do sujeito.
- Programação … desenvolver softwares e sistemas, diiversas linguagens de programação, para equipar tanto linguagem estrutural que constrói as estruturas de dados, quanto a linguagem algoritmica que descreve a lógica de solução dos problemas … desenvolve habilidades cognitivas, como raciocínio lógico e resolução de problemas, contribui para a inovação, automação, eficiência e a criação de soluções personalizadas.
- Inteligência Artificial (IA) … imitar e expandir a capacidade humana … servir de ferramenta cognitiva, para ler, escrever, interpretar, memorizar, pensar, perceber, comunicar, aprender, analisar, compreender … aumentar a produtividade, automatizar tarefas, reduzir erros, melhorar a tomada de decisões, otimizar operações, análise de dados, atendimento ao cliente 24/7, maior agilidade na adaptação às mudanças do mercado, aumentar a satisfação do cliente, inovar novas ferramentas, produtos, serviços e soluções.
- Machine Learning … usar algoritmos que aprendam e tomem decisões, à partir de perguntas e respostas, caminhos mínimos, máximos, matriz de interesse de tráfego entre pontos, identificar padrões, fazer previsões, tomar decisões com base na experiência adquirida através dos dados e seus fluxos … exige capacidade de processamento, restrições de tempo, memória e custo, tratar grandes volumes de informação para “treinar modelos”.
- Segurança da Informação … proteger dados e sistemas contra ameaças cibernéticas … é um campo especializado dentro da ciência da computação focado na proteção de dados e sistemas contra ameaças cibernéticas. … enquanto a ciência da computação fornece a base teórica, a segurança da informação aplica esses conhecimentos para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações … inclui vários mecanismos de segurança, como firewalls, criptografia, autenticação e backups … existem também mecanismos lógicos, físicos e administrativos, políticas de segurança, controle de acesso, monitoria e auditoria.
- Redes de Computadores … interconectar sistemas de dispositivos (computadores, servidores, celulares e impressoras) que se comunicam e compartilham recursos em uma arquitetura em rede, por meio de tecnologias físicas com fio, ou sem fio, via um conjunto de regras ou protocolos de comunicação, como o TCP/IP … podem variar desde redes pessoais (PANs), pequenas redes locais (LANs) a grandes redes globais como a internet (WANs).
- Bancos de Dados … modelar o gerenciar dados … coletar de forma organizada, informações estruturadas, para facilitar a recuperação, gerenciamento e atualização, funcionar como um sistema de armazenamento seguro e eficiente, permitir que softwares (algoritmos) gerenciem e manipulem dados como números, palavras, imagens, vídeos e arquivos … são usados em diversas aplicações, desde sites e aplicativos até sistemas de gestão empresarial e pesquisa científica.
- Arquitetura de Computadores … estudar e organizarção e o funcionamento dos computadores, definindo os componentes essenciais e como eles se comunicam, focar nos atributos visíveis ao programador, como o conjunto de instruções (ISA) e os registradores, e na forma como os dados são representados, processados e armazenados … é o projeto e a estrutura que permitem a um computador executar um programa de forma lógica.
Computação e Relações .
Computação tem alta relação com cognição, inteligência artificial, psicologia cognitiva, filosofia, linguística e antropologia
- Ciência da Computação e Ciência Cognitiva … a superposição das duas ciências, chamada de computação cognitiva, está na base da inteligência artificial, um de seus produtos … a ciência cognitiva estuda o funcionamento da mente e do cérebro humano, funções cognitivas como atenção, percepção, memória, pensamento, linguagem e aprendizagem, provê modelos teóricos que são ferramerntas para a ciência da computação emular funções humanas em máquinas … já a ciência da computação estuda algoritmos, hardware, softwares, testes de teorias cognitivas via modelos computacionais cognitivos, redes neurais, para simular e explicar processos mentais, e ampliar o poder de compreenção e resolução de problemas da mente humana.
- Ciência da Computação e Inteligência Artificial ... a inteligência artificial é um subcampo da ciência da computação … objetiva simular e aumentar a inteligência humana, construir mecanismos e dispositivos que aumentem a capacidade humana de pensar e resolver problemas, é alcançada com técnicas computacionais, matemáticas e de engenharia.
- Ciência da Computação e Psicologia Cognitiva … a relação entre psicologia cognitiva e ciência da computação é e simbiótica … ambas as áreas se influenciam mutuamente: a psicologia cognitiva fornece compreensões e esquemas sobre a mente humana, enquanto a ciência da computação oferece ferramentas e modelos para entender e simular esses esquemas.
- Ciência da Computação e Filosofia … têm relação profunda em várias perspectivas científicas … a filosofia provê a lógica, base da matemática, álgebra, e geometria computacional … a filosofia matemática, seus fundamentos da álgebra, análise e geometria, métodos e provas, estão na base de algoritmos e linguagens de programação … a inteligência artificial obriga o estudo de questões profundas da filosofia da mente – formas de pensar, estados mentais de desempenho … a replicação da inteligência humana em máquinas força uma reflexão profunda sobre o que inteligência, como funciona e como pode ser aprendida e melhorada … ética na tecnologia, como tratar dilemas éticos, propriedade de informação, sigilo, integridade, confiabilidade e representação e gestão do conhecimento de forma científica.
- Ciência da Computação e Linguística ... a linguístia entra com os modelos para analisar e processar a linguagem humana, enquanto a a ciência da computação oferece as ferramentas e algoritmos para processamento eficiente em larga escala … ambas ajudam a criar tecnologias como assistentes virtuais, chatbots (chatGPT,) tradutores automáticos, etc.
- Ciência da Computação e Antropologia … a ciência da computação e a análise massiva de dados, em rede, permite monitorar as mudanças do ser humano, nas suas necessidades, objetivos, problemas, desejos, crenças, valores, comportamentos nos sistemas de comunicação e redes sociais, através da análise das suia interações com seus objetos do conhecimento … a antroplogia estuda os efeitos da tecnologias, computação, inteligências artificiais no comportamento e capacidades do homem, sua cultura e socialização … atuam de forma comçplementar e sinérgica.

Conclusão.
- O check list descreve propósitos características e aplicações da ciência da computação.
- São listadas principais relações e interdependências com outras disciplinas.
- As mais relevantes são: filosofia, cognição, computação, inteligência artificial, psicologia cognitiva, neurolinguística e linguística.
- Ajudam a analisar os planos tático e estratégico, sem abordar detalhes operacionais.
- Prover uma visão de helicóptero da ciência da computação do ponto de vista da cognição e gestão na empresa.




