Contingência é a capacidade de adaptação à situações inesperadas específicas e de incerteza, com o objetivo de minimizar impactos negativos e garantir a resiliência.
- A contingência tem como base o autocontrole.
- Refere-se a um evento possível, incerto, dependente do acaso ou do cumprimento de uma condição, que foge ao planejamento.
- A contingência está associada à preparação para situações inesperadas, como num plano de contingência.
- Plano de contingência são ações pensadas para responder a imprevistos e garantir a continuidade das operações quando algo foge ao planejado.
- Uma proposição é contingente se ela pode ser verdadeira ou falsa dependendo das circunstâncias … filosoficamente falando.
- Em termos mais amplos, “contingente” é algo que não é necessário, mas sim uma eventualidade.
Análise Funcional e Tríplice Contingência.
- A noção de controle está implícita em uma análise funcional … f(x).
- Quando descobrimos uma variável independente “x”, que possa ser controlada, descobrimos um meio de controlar o comportamento que é uma função dela, f(x).
- Este fato é importante para propósitos teóricos … provar a validade de uma relação funcional f(x), por meio de uma demonstração real do efeito (conportamento) de uma variável “x” sobre outra f(x), é o coração da ciência experimental.
- A análise funcional demonstra na prática a relação de interdependência que um organismo mantem com diferentes variáveis ambientais.
A tríplice contingência é uma ferramenta de análise que busca sempre, pelo menos, por três termos envolvidos no momento em que uma resposta operante é emitida …
- Estímulo Antecedente … pergunta, sinal, símbolo, som, movimento, marca, sentença, slogan, gatilho emocional, imagem, mudança.
- Comportamento … resposta, ação observável, reação, linguagem corporal, atitude, olhar, tom de voz, estado mental, atenção, regras do contexto, cultura e grupo social, sistema de interação.
- Consequência … o que segue o comportamento e influi na probabilidade de repetição futura, reforço ou punição.
Ou seja, em termos de aplicação na gestão do desenvolvimento comportamental …
- A partir de um comportamento ou resposta operante busca-se sua condição antecedente (estímulo discriminativo), e conseqüências (estímulo reforçador ou punitivo).
- A condição ou estímulo antecedente tem como função estabelecer uma situação que aumente a probabilidade de ocorrência de uma resposta semelhante àquela que foi reforçada no passado em um determinado ambiente.
- Isto significa, que uma resposta tem mais chances de ser efetivamente reforçada em certas ocasiões do que em outras,.
- Mas é importante notar que o estímulo ao invés de disparar uma resposta, estabelece a ocasião ou situação na qual essa resposta tem maior probabilidade de ser emitida e, portanto reforçada.

Conclusão.
- Contingência … é a possibilidade de algo acontecer, mas não é garantido, podendo ser sorte ou azar, sendo assim o plano de contingência é um preparo para essas possibilidades.
- O estudo sobre contingência está diretamente associado ao autocontrole.
- A noção de controle está implícita em uma análise funcional, que objetiva identificar uma variável independente “x”, que possa ser controlada, via uma função “f(x)” e dessa forma prever um comportamento e controlá-lo, pela análise da interdependência de comportamentos e diferentes variáveis ambientais.
- A tríplice contingência, tal como ilustrado no esquema da figura, é uma ferramenta de análise.
- Usa um modelo (representação, estrutura) e método (processo) que busca analisar três termos envolvidos no momento em que uma resposta operante é emitida: 1) estímulo, 2) comportamento e 3) resultado que irá positivar ou negativar a repeticão da contingência.
- Os três termos da tríplice contingência são antecedente, resposta e consequência, são conceitos centrais no behaviorismo para explicar como os comportamentos são aprendidos e mantidos.
- O antecedente é o contexto ou estímulo que ocorre antes do comportamento; a resposta é o próprio comportamento; e a consequência é o que acontece logo após o comportamento, determinando se ele ocorrerá com mais ou menos frequência no futuro.






